Esta atividade visa explorar o impacto social, cultural e histórico da música através da Aprendizagem Baseada em Projetos. Os alunos do 6º ano serão divididos em pequenos grupos e cada equipe selecionará uma época ou movimento musical para investigar. O objetivo central é identificar e analisar como a música influenciou e refletiu os contextos sociais da época escolhida. Os alunos deverão conduzir uma pesquisa, analisar criticamente os resultados e preparar uma apresentação final para a turma. Esta atividade não apenas proporciona uma compreensão mais profunda da música em seu contexto, mas também desenvolve habilidades de pesquisa, colaboração e comunicação oral. Ao final das apresentações, será promovido um espaço para discussões, permitindo que os alunos façam perguntas e sugestões, promovendo o pensamento crítico. A atividade está alinhada com as diretrizes da BNCC, proporcionando um ensino de artes conectado com o contexto social e cultural.
A atividade objetiva desenvolver nos alunos a capacidade de analisar criticamente como a música pode ser tanto uma influência quanto um reflexo da sociedade. Os alunos irão ampliar suas habilidades de pesquisa e comunicação enquanto exploram a relação entre práticas musicais e seus impactos sociais e culturais. Essa experiência contribuirá para que compreendam melhor o papel da música na formação de identidades culturais e sociais.
O conteúdo programático desta atividade está centrado na exploração das relações entre a música e movimentos sociais, eventos históricos e transformações culturais. Os alunos irão estudar diferentes épocas, identificando características musicais marcantes e seus significados sociais, além de explorar a função social da música em variados contextos históricos.
A metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos permite que os alunos sejam protagonistas no processo de ensino-aprendizagem. Por meio de trabalhos em grupo, pesquisas e apresentações, eles irão adquirir e aplicar conhecimentos musicais de forma prática e contextualizada. A autoaprendizagem e a colaboração são incentivadas para aprofundar a compreensão e troca entre pares.
O cronograma planejado para a atividade distribui-se ao longo de 3,6 aulas de 50 minutos, com atividades focadas na compreensão inicial dos temas, desenvolvimento das pesquisas e culminando nas apresentações. O tempo é dividido para maximizar o envolvimento dos alunos e garantir uma progressão fluida do aprendizado.
A avaliação será feita mediante a observação dos processos e produções dos grupos. Serão considerados critérios como: a profundidade da pesquisa, a clareza e criatividade na apresentação, o trabalho colaborativo e a capacidade de argumentação durante as discussões. Exemplos de avaliação incluem a elaboração de um relatório escrito sobre a pesquisa feita e a avaliação por pares nas apresentações, onde os alunos deverão avaliar aspectos como clareza e engajamento.
Os materiais e recursos disponibilizados irão colaborar para uma imersão completa no projeto, oferecendo suporte tanto na fase de pesquisa quanto na preparação das apresentações. Estes recursos serão complementados por plataformas digitais que facilitam o acesso à informação e a elaboração de materiais multimídia.
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