Teatro de Sombras Interativo

Desenvolvida por: Andrez… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Culturas e tradições: indígena, africana e europeia

Nesta atividade, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar a riqueza das culturas indígena, africana e europeia através da criação de um teatro de sombras. Com o objetivo de promover um entendimento profundo das tradições narrativas de diferentes culturas, os estudantes serão introduzidos às técnicas básicas do teatro de sombras, permitindo-lhes expressar artisticamente fábulas e mitos que integram esses elementos culturais. Trabalhando em pequenos grupos, eles escolherão uma história que reflita essa integração, sendo responsáveis por elaborar um roteiro, criar cenários e personagens utilizando material reciclável, e, finalmente, apresentar o seu teatro de sombras. Esta atividade não só estimula a criatividade e a expressão artística, mas também fomenta habilidades de colaboração, pesquisa e compreensão intercultural, preparando os alunos para uma apreciação mais profunda das artes e das histórias que moldam nosso mundo.

Objetivos de Aprendizagem

Este projeto tem como objetivo proporcionar aos alunos uma abordagem prática e criativa para aprender sobre as culturas indígena, africana e europeia, promovendo ao mesmo tempo o desenvolvimento de habilidades artísticas, colaborativas e de compreensão cultural. Os estudantes irão desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe, realizando pesquisas e aplicando conhecimentos para criar uma apresentação que reflita a integração das tradições culturais. Além disso, ao se envolverem no processo de criação do teatro de sombras, os alunos irão aprimorar suas habilidades de narrativa, expressão artística e resolução de problemas, estimulando também o pensamento crítico e a valorização da diversidade cultural.

  • Explorar e compreender a riqueza das culturas indígena, africana e europeia.
  • Desenvolver habilidades de colaboração e trabalho em equipe.
  • Aprimorar técnicas de expressão artística por meio do teatro de sombras.
  • Fomentar a criatividade na criação de cenários e personagens.
  • Estimular a apreciação e respeito pela diversidade cultural.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR31: Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
  • EF69AR32: Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.
  • EF69AR34: Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.

Conteúdo Programático

Este plano de aula está desenhado para abraçar a interdisciplinaridade, conectando Artes com História e Cultura, e utiliza uma abordagem de aprendizado ativo para mergulhar os alunos nas tradições culturais indígenas, africanas e europeias. Através do engajamento direto na criação de um teatro de sombras, os alunos irão vivenciar as narrativas e simbolismos dessas culturas, promovendo uma maior compreensão e apreciação de seu patrimônio. O conteúdo programático incluirá técnicas de teatro de sombras, pesquisa cultural, desenvolvimento de narrativas, criação artística com materiais recicláveis e expressão performática, tudo isso visando uma conexão profunda com as raízes culturais apresentadas.

  • Introdução ao teatro de sombras: história e técnicas básicas.
  • Estudo das tradições narrativas indígenas, africanas e europeias.
  • Elaboração de roteiros que integram elementos das três culturas.
  • Criação de cenários e personagens com materiais recicláveis.
  • Práticas de apresentação e expressão performática.

Metodologia

Adotaremos uma metodologia ativa para esta atividade, incorporando Atividade Mão-na-massa, Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos. Ao longo do projeto, os alunos serão divididos em grupos pequenos para fomentar a colaboração e o aprendizado interpessoal. Eles serão guiados por etapas, desde a pesquisa inicial até a apresentação final, com ênfase no aprendizado através da descoberta, criatividade e aplicação prática de conhecimentos. Essa abordagem estimula os alunos a se envolverem ativamente no processo de aprendizagem, explorando as relações entre diferentes culturas através de uma forma artística expressiva e narrativa.

  • Pesquisa em grupo sobre fábulas e mitos das culturas em estudo.
  • Workshops práticos sobre técnicas de teatro de sombras.
  • Sessões de brainstorming para a criação de roteiros e personagens.
  • Construção e ensaio de apresentações de teatro de sombras.
  • Avaliação e feedback coletivos após as apresentações.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada ao longo de três aulas de 40 minutos cada, totalizando 2 horas de engajamento ativo. Na primeira aula, introduziremos os alunos ao teatro de sombras e às culturas em foco. A segunda aula será dedicada à pesquisa, elaboração de roteiros e à criação de cenários e personagens. Na terceira e última aula, os alunos realizarão suas apresentações, seguidas de uma sessão de feedback e reflexão sobre o aprendizado.

  • Aula 1: Introdução ao teatro de sombras e às culturas estudadas.
  • Aula 2: Desenvolvimento do projeto - pesquisa, roteiro e construção.
  • Aula 3: Apresentações finais e feedback.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada em critérios como criatividade, pesquisa e compreensão das culturas, colaboração em equipe, qualidade artística e técnica da apresentação, e reflexão crítica. Os alunos serão incentivados a utilizar feedback construtivo para melhorar e refletir sobre seu trabalho. A avaliação buscará valorizar o processo de aprendizado tanto quanto o produto final, enfatizando os esforços, a melhoria contínua e a profundidade da compreensão cultural dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, utilizaremos recursos como cartolinas, papelão, tesouras, colas, fitas adesivas e materiais recicláveis para a criação dos personagens e cenários. Lanternas ou luzes ajustáveis serão necessárias para a projeção das sombras. Além disso, disponibilizaremos acesso a bibliotecas online e físicas para pesquisa, e utilizaremos o espaço da sala de aula ou auditório para as apresentações finais. Esses materiais e espaços são essenciais para suportar o processo criativo e a expressão artística dos alunos.

  • Material reciclável para cenários e personagens.
  • Cartolinas e papelão.
  • Tesouras, colas e fitas adesivas.
  • Lanternas ou luzes ajustáveis.
  • Acesso a bibliotecas para pesquisa.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo