Viagem Musical pelo Estado de São Paulo

Desenvolvida por: Lucas … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Música Tradicional e Folclórica Paulista

Esta atividade educativa convida os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental a embarcarem numa viagem exploratória pela rica diversidade dos gêneros musicais tradicionais e folclóricos do Estado de São Paulo. Utilizando uma metodologia ativa, os alunos terão a chance de se envolver diretamente com a música, indo além da simples audição, para se tornarem pesquisadores da história, características e relevância cultural das expressões musicais paulistas. Inicialmente, o professor apresentará uma playlist cuidadosamente selecionada, que incluirá gêneros como catira, cururu, e moda de viola. Uma breve exposição de cada gênero musical instigará a curiosidade dos alunos. Seguidamente, os estudantes, agrupados, escolherão uma música que mais lhes chamou atenção e realizarão uma pesquisa aprofundada sobre sua origem, características marcantes e os instrumentos típicos utilizados na execução. O ponto culminante da atividade será uma apresentação oral de cada grupo, na qual compartilharão suas descobertas, com ênfase na análise crítica da música escolhida e sua relação com a cultura e história paulistas. Este projeto não só facilitará a aprendizagem significativa dos alunos a respeito da cultura de seu próprio estado, mas também desenvolverá habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e oratória.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão profunda das raízes culturais e históricas do Estado de São Paulo por meio da exploração da sua música tradicional e folclórica. Ao longo desta viagem musical, os alunos desenvolverão análises críticas acerca dos diversos gêneros apresentados, articulando a música com o contexto sócio-histórico e cultural de sua origem. Além disso, a atividade visa fomentar habilidades de pesquisa, trabalho colaborativo e comunicação eficaz, ensinando os alunos a curar informações, sintetizá-las e apresentá-las de maneira coesa e argumentativa. Este projeto educativo alinha-se com a missão de construir conhecimentos interconectados, estimulando nos alunos a valorização da cultura regional e o reconhecimento da sua importância para a compreensão da identidade paulista.

  • Explorar a diversidade da música tradicional e folclórica paulista.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações.
  • Promover trabalho em equipe e desenvolver competências de apresentação.
  • Analisar criticamente as músicas em seus contextos culturais e históricos.
  • Estimular a apreciação e valorização da cultura local.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR16: Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética

Conteúdo Programático

A ementa desta atividade envolve o estudo de gêneros musicais tradicionais e folclóricos de São Paulo, com ênfase na catira, cururu e moda de viola. Os alunos investigarão a origem, evolução, características distintivas e instrumentação de cada gênero musical. Serão orientados a analisar a função social e o significado cultural dessas expressões artísticas, reconhecendo-as como veículos de memória cultural e identidade regional. Esta abordagem integrada promove uma compreensão holística da música enquanto fenômeno cultural enraizado em contextos históricos e sociais específicos.

  • Música tradicional e folclórica paulista: catira, cururu, moda de viola
  • Origem e história dos gêneros musicais de São Paulo
  • Características e instrumentos típicos
  • Análise do papel social e cultural da música regional
  • Desenvolvimento da apreciação crítica musical

Metodologia

A metodologia desta atividade prioriza a aprendizagem ativa, incentivando os alunos a serem protagonistas do seu processo educativo. Utilizar-se-á a exposição inicial dos gêneros musicais por meio de uma playlist diversificada para despertar o interesse e a curiosidade dos alunos. Em pequenos grupos colaborativos, os estudantes realizarão pesquisas direcionadas sobre a música escolhida, fomentando a investigação autônoma e o pensamento crítico. As apresentações finais dos grupos proporcionarão um espaço para a prática de habilidades oratórias e de argumentação, consolidando o conhecimento através da partilha e reflexão coletiva. Esta abordagem estimula a construção de conhecimento significativo, promovendo a interação entre pares e a aplicação prática dos conceitos aprendidos.

  • Apresentação de playlist e exposição inicial sobre os gêneros musicais
  • Trabalho em grupo para pesquisa e análise crítica
  • Preparação e realização de apresentações orais
  • Debates e discussões em sala sobre as apresentações

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será desenvolvida em duas aulas de 30 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão apresentados aos diferentes gêneros musicais através da playlist e posteriormente agrupados para iniciar suas pesquisas. Na segunda aula, os grupos concluirão suas pesquisas e realizarão suas apresentações orais, seguidas de um período para discussão e feedback.

  • Aula 1: Introdução aos gêneros musicais e início da pesquisa em grupo
  • Aula 2: Apresentações dos grupos e feedback

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada nos critérios de qualidade da pesquisa realizada pelo grupo, profundidade da análise crítica, criatividade e clareza nas apresentações orais, além da eficácia na comunicação das descobertas e análises. Será considerado, também, o grau de participação e cooperação entre os membros do grupo durante o processo de aprendizagem. A apresentação do grupo deverá demonstrar um entendimento aprofundado do gênero musical escolhido, sua importância cultural e histórica. Exemplos de pesquisa original e insights críticos sobre a música e sua relação com a cultura paulista serão especialmente valorizados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como sistema de som para a reprodução da playlist, acesso a internet e computadores ou tablets para a pesquisa dos alunos. Além disso, materiais para anotações e organização das ideias, como papéis, lápis e canetas, serão essenciais para o desenvolvimento das pesquisas e preparação das apresentações. A curadoria prévia do professor da playlist é essencial para garantir uma diversidade representativa dos gêneros musicais paulistas e estimular a curiosidade dos alunos desde o início da atividade.

  • Sistema de som para reprodução de música
  • Acesso à internet
  • Computadores ou tablets
  • Papéis, lápis e canetas
  • Playlist de música tradicional e folclórica paulista

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo