Artistas Digitais em Ação

Desenvolvida por: Vadeil… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Arte Digital

Nesta atividade prática, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental serão inseridos no universo da arte digital, explorando as infinitas possibilidades criativas que as novas tecnologias oferecem. Antes da aula, como parte da metodologia ativa Sala de Aula Invertida, os estudantes realizarão uma pesquisa sobre o que é arte digital, conhecendo suas principais características, ferramentas utilizadas, artistas renomados e diferentes estilos dentro dessa modalidade artística. Com base nessa pesquisa, durante o encontro em sala, os alunos serão divididos em equipes para que, utilizando dispositivos digitais e softwares de desenho, possam criar suas próprias obras de arte digitais. Eles serão incentivados a explorar temas contemporâneos, fazendo uso de diversas ferramentas e efeitos disponíveis nos programas de desenho. Este processo não só permitirá que os alunos aplicem na prática os conhecimentos adquiridos sobre arte digital como também fomentará o desenvolvimento de habilidades como criatividade, trabalho em equipe e pensamento crítico. Ao final da atividade, será organizada uma exposição virtual, onde cada equipe poderá compartilhar suas criações, explicando os processos criativos e as inspirações por trás de cada obra. Esta etapa final permitirá aos alunos não apenas a oportunidade de apresentar seu trabalho, mas também de praticar habilidades de comunicação e análise crítica, ao discutir as obras dos colegas.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão profunda sobre a arte digital, suas técnicas, ferramentas e potencial para expressão criativa. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de reconhecer a arte digital como uma forma válida e contemporânea de arte, compreendendo sua inserção e relevância no contexto atual. Além disso, ao trabalhar em equipe na criação de obras digitais, os estudantes desenvolverão habilidades importantes como colaboração, pensamento crítico e criatividade. A experiência de compartilhar suas criações em uma exposição virtual também visa aprimorar a habilidade dos alunos de comunicação, ao explicarem suas obras, e de análise crítica, ao receberem e oferecerem feedback sobre as obras dos colegas.

  • Compreender a arte digital e seu papel no mundo contemporâneo.
  • Desenvolver habilidades técnicas no uso de softwares de desenho.
  • Estimular a criatividade na criação de obras de arte digitais.
  • Promover trabalho em equipe e colaboração durante o processo criativo.
  • Praticar habilidades de comunicação e análise crítica.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR02: Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • EF69AR03: Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc.
  • EF69AR06: Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.

Conteúdo Programático

O conteúdo abordado nesta atividade está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e inclui o estudo da arte digital, análise de seus estilos e expressões visuais, bem como a prática de criação artística usando meios digitais. Os estudantes explorarão diferentes técnicas e ferramentas digitais para criação de arte, aprenderão sobre a integração das artes visuais com outras linguagens e desenvolverão seus próprios projetos artísticos digitais, refletindo sobre temas contemporâneos. Este conteúdo pretende não só enriquecer o conhecimento artístico dos alunos, mas também estimular a aplicação prática de conceitos de arte e tecnologia.

  • Introdução à arte digital
  • Ferramentas e softwares de desenho digital
  • Técnicas de criação de arte digital
  • Análise de obras de arte digital contemporâneas
  • Prática de criação de obras digitais em equipe

Metodologia

A atividade seguirá a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, onde os alunos realizarão uma pesquisa prévia sobre arte digital, permitindo uma abordagem mais participativa e engajada durante as aulas. Em sala, a metodologia será centrada no aluno, com atividades práticas de criação de arte digital em equipe, utilizando diferentes softwares. Este método busca promover um ambiente colaborativo, no qual os alunos possam compartilhar ideias, experimentar com diferentes técnicas e aprender uns com os outros. O uso de dispositivos digitais e softwares de desenho será essencial para a exploração criativa e a execução dos projetos. A apresentação final das obras em uma exposição virtual incentivará a expressão individual e coletiva, além de permitir a prática de habilidades de comunicação e crítica.

  • Pesquisa prévia sobre arte digital pelos alunos.
  • Divisão da turma em equipes para a criação colaborativa.
  • Utilização de softwares de desenho para a execução das obras.
  • Discussão em grupo sobre as ideias e progresso dos projetos.
  • Organização de uma exposição virtual das obras criadas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, revisaremos as pesquisas prévias sobre arte digital realizadas pelos alunos e iniciaremos a criação das obras digitais em equipe. A segunda aula será dedicada à finalização dos projetos e organização da exposição virtual, onde os alunos apresentarão suas obras, explicando o processo criativo e as inspirações por trás delas.

  • Aula 1: Revisão de pesquisa sobre arte digital e início da criação das obras em equipe.
  • Aula 2: Finalização das obras e organização da exposição virtual.

Avaliação

A avaliação desta atividade se dará por meio da análise dos projetos finais dos alunos, levando em consideração a criatividade, uso das ferramentas digitais, adequação ao tema proposto e o trabalho em equipe. Além disso, será avaliada a participação dos alunos na exposição virtual, considerando a qualidade de sua apresentação e capacidade de discutir sobre o processo criativo e as ideias por trás de suas obras. Será incentivado um feedback construtivo entre os alunos sobre as obras dos colegas, contribuindo para o desenvolvimento de uma visão crítica e reflexiva sobre a arte digital.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários dispositivos digitais com acesso à internet, como tablets, smartphones ou computadores, assim como softwares de desenho digital, que podem ser plataformas gratuitas ou licenciadas conforme disponibilidade da escola. Além disso, será utilizado um ambiente virtual (como sites de exposição virtual) para a montagem e apresentação da exposição das obras dos alunos.

  • Dispositivos digitais (tablets, smartphones, computadores)
  • Softwares de desenho digital
  • Acesso à internet
  • Plataforma para exposição virtual das obras

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo