Nesta atividade prática, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental serão inseridos no universo da arte digital, explorando as infinitas possibilidades criativas que as novas tecnologias oferecem. Antes da aula, como parte da metodologia ativa Sala de Aula Invertida, os estudantes realizarão uma pesquisa sobre o que é arte digital, conhecendo suas principais características, ferramentas utilizadas, artistas renomados e diferentes estilos dentro dessa modalidade artística. Com base nessa pesquisa, durante o encontro em sala, os alunos serão divididos em equipes para que, utilizando dispositivos digitais e softwares de desenho, possam criar suas próprias obras de arte digitais. Eles serão incentivados a explorar temas contemporâneos, fazendo uso de diversas ferramentas e efeitos disponíveis nos programas de desenho. Este processo não só permitirá que os alunos aplicem na prática os conhecimentos adquiridos sobre arte digital como também fomentará o desenvolvimento de habilidades como criatividade, trabalho em equipe e pensamento crítico. Ao final da atividade, será organizada uma exposição virtual, onde cada equipe poderá compartilhar suas criações, explicando os processos criativos e as inspirações por trás de cada obra. Esta etapa final permitirá aos alunos não apenas a oportunidade de apresentar seu trabalho, mas também de praticar habilidades de comunicação e análise crítica, ao discutir as obras dos colegas.
O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão profunda sobre a arte digital, suas técnicas, ferramentas e potencial para expressão criativa. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de reconhecer a arte digital como uma forma válida e contemporânea de arte, compreendendo sua inserção e relevância no contexto atual. Além disso, ao trabalhar em equipe na criação de obras digitais, os estudantes desenvolverão habilidades importantes como colaboração, pensamento crítico e criatividade. A experiência de compartilhar suas criações em uma exposição virtual também visa aprimorar a habilidade dos alunos de comunicação, ao explicarem suas obras, e de análise crítica, ao receberem e oferecerem feedback sobre as obras dos colegas.
O conteúdo abordado nesta atividade está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e inclui o estudo da arte digital, análise de seus estilos e expressões visuais, bem como a prática de criação artística usando meios digitais. Os estudantes explorarão diferentes técnicas e ferramentas digitais para criação de arte, aprenderão sobre a integração das artes visuais com outras linguagens e desenvolverão seus próprios projetos artísticos digitais, refletindo sobre temas contemporâneos. Este conteúdo pretende não só enriquecer o conhecimento artístico dos alunos, mas também estimular a aplicação prática de conceitos de arte e tecnologia.
A atividade seguirá a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, onde os alunos realizarão uma pesquisa prévia sobre arte digital, permitindo uma abordagem mais participativa e engajada durante as aulas. Em sala, a metodologia será centrada no aluno, com atividades práticas de criação de arte digital em equipe, utilizando diferentes softwares. Este método busca promover um ambiente colaborativo, no qual os alunos possam compartilhar ideias, experimentar com diferentes técnicas e aprender uns com os outros. O uso de dispositivos digitais e softwares de desenho será essencial para a exploração criativa e a execução dos projetos. A apresentação final das obras em uma exposição virtual incentivará a expressão individual e coletiva, além de permitir a prática de habilidades de comunicação e crítica.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, revisaremos as pesquisas prévias sobre arte digital realizadas pelos alunos e iniciaremos a criação das obras digitais em equipe. A segunda aula será dedicada à finalização dos projetos e organização da exposição virtual, onde os alunos apresentarão suas obras, explicando o processo criativo e as inspirações por trás delas.
A avaliação desta atividade se dará por meio da análise dos projetos finais dos alunos, levando em consideração a criatividade, uso das ferramentas digitais, adequação ao tema proposto e o trabalho em equipe. Além disso, será avaliada a participação dos alunos na exposição virtual, considerando a qualidade de sua apresentação e capacidade de discutir sobre o processo criativo e as ideias por trás de suas obras. Será incentivado um feedback construtivo entre os alunos sobre as obras dos colegas, contribuindo para o desenvolvimento de uma visão crítica e reflexiva sobre a arte digital.
Para a realização desta atividade, serão necessários dispositivos digitais com acesso à internet, como tablets, smartphones ou computadores, assim como softwares de desenho digital, que podem ser plataformas gratuitas ou licenciadas conforme disponibilidade da escola. Além disso, será utilizado um ambiente virtual (como sites de exposição virtual) para a montagem e apresentação da exposição das obras dos alunos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula