A atividade 'Barroco em Movimento: Uma Dança Pintada' busca explorar, de forma prática e interativa, a riqueza da arte Barroca, enfatizando suas características mais marcantes como o contraste entre luz e sombra, a dramaticidade e o movimento expresso nas obras dessa época. O início se dará com uma roda de debate estimulante, onde os alunos terão a oportunidade de mergulhar nas origens e nos elementos visuais da arte Barroca, conduzidos pelo professor através de perguntas direcionadoras. Em seguida, na parte prática, os alunos serão divididos em grupos e cada um terá a missão de escolher uma pintura Barroca que será transposta para uma coreografia. Esta atividade requer dos alunos não apenas a compreensão teórica da arte Barroca, mas também criatividade e colaboração, ao adaptarem os elementos visuais das obras em movimentos dançados. Cada grupo apresentará sua coreografia à turma, explicando o processo criativo e as decisões tomadas na adaptação dos elementos pictóricos para a dança. Esta atividade destina-se a promover uma aprendizagem significativa, onde a interdisciplinaridade entre artes visuais e dança se torna uma ponte para o desenvolvimento de habilidades analíticas, criativas e colaborativas entre os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental.
O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos do 7º ano uma compreensão aprofundada da arte Barroca, enfatizando sua história, características distintas e influência cultural. Visa também desenvolver habilidades artísticas e expressivas por meio da dança, incentivando os estudantes a explorar e transpor de forma criativa e crítica os elementos visuais da arte Barroca para o movimento. Além de estimular a colaboração, a atividade fomenta a capacidade de análise e interpretação de obras de arte, a comunicação eficaz de ideias e o desenvolvimento da expressão corporal como ferramenta de storytelling.
O conteúdo programático desta atividade é concebido para imergir os alunos na riqueza da arte Barroca, passando por sua contextualização histórica até a análise de suas obras mais emblemáticas. Abordará os elementos visuais distintos da arte Barroca, como o uso dramático de luz e sombra, a representação do movimento e a procura por expressar emoções intensas. Além disso, a incorporação da dança como meio de expressão artística e a exploração de seus elementos constitutivos ampliam o escopo do aprendizado, estabelecendo um diálogo entre as artes visuais e performáticas.
A metodologia empregada nesta atividade é composta por uma abordagem inicial teórica, seguida por uma aplicação prática por meio da metodologia ativa Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Jogos. A roda de debate facilitará a discussão sobre a arte Barroca, com o professor mediando a conversa e direcionando os alunos à reflexão crítica. Posteriormente, na parte prática, os alunos serão motivados a aplicar os conhecimentos adquiridos na criação de coreografias inspiradas em obras Barrocas. Este método promove a participação ativa dos alunos, estimulando o pensamento crítico, a criatividade e a colaboração.
A atividade terá uma duração total de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, dedica-se à introdução teórica da arte Barroca e à rodada de debates. A segunda aula é reservada para a prática da criação de coreografias e suas apresentações.
A avaliação será processual e formativa, levando em consideração a participação ativa dos alunos nas discussões iniciais, o engajamento no processo criativo da coreografia, a colaboração no grupo e a capacidade de relacionar os elementos da arte Barroca à dança. A apresentação da coreografia contará com a explanação do processo criativo, demonstrando o entendimento dos conceitos estudados e como foram adaptados ao movimento. Será valorizado o esforço em exprimir ideias artísticas por meio da coreografia, independentemente do nível técnico alcançado na dança.
Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem acesso a um acervo de imagens de obras de arte Barroca, espaço adequado para movimentação e prática da dança, sistema de som para a execução das coreografias, e materiais para registro, como papel e canetas, para que os alunos possam esboçar suas ideias e planejar suas coreografias. A utilização de tecnologia, como projeção de imagens, pode enriquecer o debate e inspirar a criação das coreografias.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula