Esta atividade visa explorar o potencial da Aprendizagem Baseada em Jogos para aumentar o envolvimento dos alunos do 7º ano no estudo de práticas artísticas e tecnológicas. Inspirados pelo estilo de Charles Chaplin, os alunos criarão roteiros curtos que abranjam elementos cômicos, éticos e sociais. Eles usarão recursos digitais para filmar suas histórias, promovendo a expressão criativa e análise crítica das produções. O objetivo é estimular a reflexão sobre questões sociais, desenvolvimento de habilidades de produção audiovisual e promoção de uma análise crítica das diferentes maneiras de expressão artística. A atividade culmina com a visualização e discussão dos vídeos completos pela turma, permitindo que os alunos analisem impacto e expressão das obras criadas.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade contemplam o incentivo à criatividade e ao trabalho em equipe, através da confecção de roteiros e produção de vídeos. Pretende-se desenvolver nos alunos a habilidade de análise crítica de produções audiovisuais e a capacidade de explorar questões sociais e éticas através de expressões artísticas. Além disso, a atividade busca fortalecer a compreensão sobre o impacto da arte na sociedade e promover o uso ético e responsável de tecnologias digitais na criação artística.
O conteúdo programático aborda a produção de conteúdos audiovisuais, desde a concepção do roteiro até a filmagem e edição das pequenas histórias inspiradas no estilo de Chaplin. Envolve também a reflexão crítica sobre o papel da comédia e da dramaticidade na discussão de questões sociais, explorando o uso de tecnologias digitais para registrar e publicar as produções artísticas. Este conteúdo é vital para a formação crítica e criativa dos alunos, preparando-os para compreender e utilizar o audiovisual como ferramenta de expressão.
A metodologia proposta se baseia na Aprendizagem Baseada em Jogos, onde os alunos, em grupos, criam e executam seus próprios projetos audiovisuais. Essa abordagem ativa desperta o interesse dos estudantes e incentiva a colaboração. A inclusão de elementos cômicos e reflexivos permite que os alunos explorem e debatam questões complexas de forma lúdica. O uso de recursos digitais modernos facilita a produção e edição dos vídeos, tornando a experiência prática e relevante para os alunos.
O cronograma da atividade está dividido em etapas que proporcionam uma experiência completa em produção audiovisual. Cada aula de 50 minutos é planejada para maximizar o tempo de criação e discussão, garantindo que os alunos tenham uma compreensão clara de cada fase. Estas etapas incluem a concepção inicial da ideia, criação do roteiro, ensaios e finalmente a gravação, seguida pela análise em grupo das produções e discussão sobre as questões abordadas.
A avaliação dos alunos será contínua e considerará a participação ativa em todas as etapas do projeto. Critérios como criatividade, coesão do roteiro, qualidade técnica do vídeo produzido e a abordagem de temas sociais e éticos serão fundamentais. Os estudantes também serão avaliados pelo trabalho em equipe e pela capacidade de análise crítica durante as discussões das produções. Exemplos de critérios incluem a originalidade do roteiro, o uso eficaz dos recursos digitais durante a produção e a profundidade da discussão crítica promovida a partir do vídeo apresentado.
Os recursos empregados nessa atividade incluem materiais que apoiam tanto a fase de criação quanto a de produção das histórias inspiradas por Chaplin. Ferramentas digitais são essenciais para facilitar um aprendizado prático e moderno, permitindo que os alunos se familiarizem com tecnologias atuais e desenvolvam habilidades relevantes para seu contexto educacional e social.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula