Criando Sons: Oficina de Instrumentos Reciclados

Desenvolvida por: Talila… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Música

A atividade 'Criando Sons: Oficina de Instrumentos Reciclados' é uma prática pedagógica integrada que busca proporcionar aos alunos a oportunidade de explorar a música através da criação de instrumentos com materiais recicláveis. O propósito desta atividade é incentivar a percepção musical e a criatividade dos alunos, permitindo que eles reconheçam sons e timbres de maneira crítica e inovadora. Durante a oficina, os alunos participarão da coleta e seleção de materiais recicláveis, utilizando esses insumos para confecção de instrumentos musicais. Posteriormente, serão orientados a experimentar e identificar as diferenças de timbres e características sonoras dos instrumentos criados. Esta prática busca aliar a criatividade e a sustentabilidade, ao mesmo tempo em que desenvolve habilidades sociais, através do trabalho colaborativo, e cognitivas, ao envolver percepção sonora, sensibilização musical e valorização de práticas sustentáveis. O projeto também incentiva a abordagem crítica sobre os diferentes usos e significados da música em contextos diversos, estimulando a criatividade e a produção musical em grupo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão focados em promover uma compreensão aprofundada e prática das funções e usos da música, utilizando como ferramenta a construção de instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis. Esta prática favorece o desenvolvimento do senso crítico dos alunos quanto aos sons, timbres e formas de produção musical, promovendo a conscientização ambiental ao usar materiais recicláveis. Os alunos serão incentivados a trabalhar colaborativamente, o que também desenvolverá suas habilidades de comunicação e negociação, essenciais para debates e resolução de conflitos. Ao realizar essas tarefas, eles aprimoram sua capacidade de identificar e analisar criticamente os diferentes contextos de produção e circulação musical, obtendo uma visão integrada das dimensões sociais, culturais, históricas e éticas relacionadas à música.

  • Promover a compreensão crítica dos usos e funções da música.
  • Desenvolver habilidades de composição e criação musical.
  • Estimular a colaboração e a comunicação em grupos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR16: Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética
  • EF69AR21: Explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange a compreensão e aplicação das práticas musicais através da exploração de materiais recicláveis para a criação de instrumentos. A atividade está estruturada para que os alunos desenvolvam a percepção reconhecendo timbres e sons, além de integrar práticas musicais ao ensino interdisciplinar, como a consciência ambiental e a sustentabilidade. A proposta pedagógica orienta os alunos a compreenderem os diferentes contextos e funções da música nas sociedades. Ao abordar questões como a reutilização de materiais e a criatividade na confecção de instrumentos, promovemos um ambiente de aprendizagem que valorize tanto o desenvolvimento técnico da música quanto sua apreciação estética e reflexão crítica.

  • Exploração e criação de instrumentos musicais com materiais recicláveis.
  • Identificação e análise de timbres e sons.
  • Discussão sobre os contextos sociais e culturais da música.

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade prioriza o uso de métodos ativos para engajar os alunos no processo de aprendizagem por meio de projetos criativos e colaborativos. Inicialmente, os alunos participarão de uma discussão introdutória sobre práticas musicais e sustentabilidade. Em seguida, serão organizados em grupos para a coleta e seleção dos materiais recicláveis. A prática de construção dos instrumentos será feita em conjunto, estimulando a comunicação e o trabalho em equipe. Por fim, os alunos apresentarão suas criações e discutirão as peculiaridades de timbre e características sonoras de cada instrumento. Esta abordagem metodológica busca integrar diferentes áreas do conhecimento e fomentar habilidades críticas e criativas através de uma prática educativa que valorize a diversidade de ideias e a sustentabilidade.

  • Discussão introdutória sobre música e sustentabilidade.
  • Atividade prática de construção de instrumentos.
  • Trabalho em grupo e apresentação das criações musicais.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi planejado para ser realizado em um único dia, com duração de 60 minutos. A aula será composta por uma introdução teórica breve sobre a relação entre música e materiais recicláveis, seguida da formação de grupos para a seleção e montagem dos instrumentos. Os alunos terão tempo para confeccionar e experimentar seus instrumentos, terminando com uma apresentação e discussão das criações. A estrutura do tempo visa proporcionar uma experiência pedagógica que permita aos alunos envolverem-se profundamente com o tema, mantendo o foco na prática e na avaliação dos resultados ao longo de uma sessão.

  • Aula 1: Introdução teórica e prática de construção de instrumentos.
  • Momento 1: Introdução à Música e Sustentabilidade (Estimativa: 15 minutos)
    Comece a aula com uma breve discussão sobre a importância da música no dia a dia e como ela pode ser feita de maneira sustentável. Pergunte aos alunos sobre os tipos de música que mais gostam e incentive uma discussão interativa para que expressem suas opiniões. É importante que você pergunte sobre a relação entre música e materiais recicláveis. Explique que a aula de hoje envolve a criação de instrumentos musicais com materiais recicláveis e discuta rapidamente os benefícios sustentáveis dessa prática. Incentive-os a compartilhar ideias sobre reutilização de materiais.

    Momento 2: Coleta e Seleção de Materiais Recicláveis (Estimativa: 15 minutos)
    Organize uma breve atividade para que os alunos selecionem e coletem os materiais recicláveis previamente trazidos para a aula, como garrafas, latas, papéis e elásticos. Oriente sobre o manuseio seguro dos materiais e deixe que eles explorem e escolham os itens de interesse para a produção dos instrumentos. Intervenha se necessário para orientar sobre a possibilidade de cada material na confecção dos instrumentos.

    Momento 3: Construção de Instrumentos Musicais (Estimativa: 20 minutos)
    Com os materiais coletados, cada grupo de alunos deve começar a montar seus instrumentos musicais. Ofereça suporte técnico sugerindo formas de montagem e como cada material pode produzir diferentes tipos de sons. É essencial que você circule pela sala, fornecendo ajuda e estimulando a engenhosidade dos alunos. Avalie o processo observando a criatividade, a colaboração entre os alunos e a funcionalidade dos instrumentos criados.

    Momento 4: Apresentação e Reflexão (Estimativa: 10 minutos)
    Finalize a aula com cada grupo apresentando seus instrumentos e demonstrando os sons que conseguiram produzir. Incentive uma discussão sobre o que foi aprendido, os desafios encontrados e como superaram dificuldades. Pergunte sobre as diferentes características sonoras e o que poderiam melhorar ou adicionar em outra oportunidade.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Se algum aluno tiver dificuldades auditivas, foque na vibração dos instrumentos e nas diferentes texturas ao invés somente do som. Ofereça instruções escritas ou em formato visual para auxiliar na compreensão. Propicie momentos onde todos os alunos possam liderar ou demonstrar suas ideias no grupo, garantindo que todos se sintam incluídos nas apresentações e discussões. Considere adaptar os instrumentos para que sejam facilmente manipuláveis, utilizando materiais leves ou modificando o design para maior acessibilidade.

Avaliação

O processo de avaliação desta atividade considerará diferentes métodos para assegurar que todos os objetivos de aprendizagem sejam atingidos e as competências adquiridas. Um dos métodos é a autoavaliação, onde alunos refletem sobre sua participação e contribuição pessoal ao grupo, incentivando o desenvolvimento do autoconhecimento. Outro método é a avaliação por pares, permitindo que os alunos ofereçam e recebam feedback construtivo de seus colegas sobre as criações musicais. Além disso, será usado um instrumento de avaliação contínua, no qual o professor observará o envolvimento e a cooperação dos alunos durante a atividade, proporcionando feedback imediato e orientações para melhorias. Serão planejados critérios de avaliação com foco em aspectos como criatividade, colaboração, compreensão dos conceitos ensinados e a capacidade de diálogo de cada grupo. Com essa diversidade de métodos, buscou-se garantir que as avaliações sejam justas, inclusivas e adaptáveis às diferentes necessidades dos alunos, proporcionando uma visão completa de seu desenvolvimento.

  • Autoavaliação sobre participação na atividade.
  • Avaliação por pares das criações musicais.
  • Avaliação contínua do envolvimento e cooperação.

Materiais e ferramentas:

Para garantir uma execução eficaz da atividade, são necessários diversos recursos. Primeiramente, os alunos utilizarão materiais recicláveis coletados antecipadamente para a confecção dos instrumentos musicais, como garrafas plásticas, latas, papéis e elásticos. Recursos adicionais incluem materiais básicos de cola, fita adesiva e tesouras, que estarão à disposição para montagem dos instrumentos. Outros recursos importantes são um espaço propício e seguro dentro da escola, que permita movimentação e colaboração, além de uma lousa para contextualizações teóricas. Ferramentas digitais podem apoiar na pesquisa inicial sobre tipos de instrumentos e sons possíveis, incentivando os alunos a explorarem suas criações musicais de forma inovadora e sustentável.

  • Materiais recicláveis (garrafas, latas, papéis, elásticos).
  • Materiais diversos para montagem (cola, fita adesiva, tesouras).
  • Espaço garantido para prática e interação grupal.

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos a carga de trabalho dos professores e a importância de garantir um ambiente de aprendizagem inclusivo e acessível para todos os alunos. Portanto, é sugerido que durante a atividade sejam utilizadas estratégias de inclusão, mesmo que não sejam necessárias devido à ausência de condições específicas na turma. Serão oferecidas oportunidades para que todos os alunos participem ativamente da coleta e seleção de materiais, promovendo o sentimento de comunidade e acolhimento entre todos, através de uma comunicação clara e gestos inclusivos. O espaço de trabalho deve estar organizado e acessível para que todos participem de forma segura e confortável. Além disso, o uso de tecnologias, como vídeos didáticos acessíveis, promove uma compreensão maior dos conceitos de reutilização. É vital usar uma linguagem simples e clara para direcionar as atividades, sempre dispostos a ajustar os métodos caso necessário, assegurando que o ambiente seja cooperativo e acolhedor.

  • Participação inclusiva na coleta e escolha dos materiais.
  • Utilização de vídeos didáticos acessíveis.
  • Linguagem clara e orientações inclusivas.

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