Crononautas das Artes

Desenvolvida por: Elaine (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: História da Arte

A atividade propõe uma viagem no tempo pelos diversos períodos artísticos, tais como o Renascimento, Barroco, Impressionismo, entre outros. Os alunos serão divididos em grupos e cada um será responsável por investigar um período artístico específico. Eles deverão pesquisar sobre os principais artistas dessa época, as técnicas utilizadas nas obras, bem como o contexto histórico que envolveu aquele momento artístico. Após profundarem seus conhecimentos, os grupos criarão uma obra (desenho, pintura, colagem) que esteja inspirada no período estudado. O objetivo é não somente replicar estéticas, mas incorporar a essência das técnicas e influências culturais da época. A conclusão da atividade se dará com uma apresentação de cada grupo, explicando o processo de criação, as técnicas abordadas e a importância do contexto histórico na peça artística criada. Esta ação pedagógica visa promover uma interação significativa com as diversas matrizes estéticas e culturais, impulsionando o desenvolvimento da capacidade de simbolizar dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano de aula tem como objetivo proporcionar um aprendizado significativo acerca dos diversos períodos da história da arte, fomentando a capacidade crítica e criativa dos alunos por meio da pesquisa, análise e criação artística. Espera-se com esta atividade estimular o desenvolvimento do senso estético, cultural e histórico dos estudantes, ampliando seu repertório artístico e sua capacidade de expressão visual. Ao final, os alunos deverão ser capazes de identificar e compreender diferentes estilos artísticos, seus principais representantes e o contexto histórico de cada período, utilizando essa compreensão na criação de suas próprias obras, evidenciando a capacidade de absorver e reinterpretar influências artísticas.

  • Compreender a importância dos contextos históricos na arte
  • Identificar os principais estilos artísticos e seus representantes
  • Desenvolver habilidades técnicas e criativas em artes visuais
  • Estimular a capacidade de análise e crítica artística
  • Promover o entendimento da arte como forma de expressão cultural

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR01: Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
  • EF69AR02: Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • EF69AR05: Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).

Conteúdo Programático

Abordaremos a evolução da arte ao longo da história, desde o Renascimento até a arte contemporânea, passando por períodos como o Barroco, o Impressionismo e o Modernismo. Serão discutidos aspectos dos principais movimentos artísticos, a técnica, o contexto histórico, os artistas mais influentes e suas obras mais relevantes. Esta abordagem visa oferecer aos alunos uma visão abrangente da arte como um reflexo da sociedade e de seus valores ao longo do tempo, enfatizando a intersecção entre arte, cultura e história.

  • História da arte: Contexto e evolução
  • Estudo dos principais movimentos artísticos
  • Técnicas artísticas através dos tempos
  • Análise de obras e artistas emblemáticos
  • Criação de peças artísticas baseadas em períodos estudados

Metodologia

Utilizando a Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos serão engajados ativamente na pesquisa, análise, e criação artística. A metodologia propõe um aprendizado imersivo, onde os alunos, ao serem divididos em grupos, receberão a missão de explorar um período artístico específico, engajando-se na pesquisa e na produção criativa. Esta abordagem proporciona um ambiente rico para a exploração autônoma, o debate em grupo e a reflexão crítica, culminando na criação de obras inspiradas pelo estudo realizado e a apresentação do processo criativo, técnicas utilizadas e contexto histórico para a turma.

  • Divisão da classe em grupos
  • Atribuição de um período artístico para cada grupo
  • Pesquisa e análise do contexto histórico, artistas e técnicas
  • Criação da peça artística inspirada no período estudado
  • Apresentação das peças e processo criativo à turma

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será estruturada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, introduziremos os objetivos da atividade e iniciaremos o processo de pesquisa e análise. A segunda aula será dedicada à conclusão das obras artísticas e apresentações dos grupos.

  • Aula 1: Introdução, formação dos grupos, atribuição dos períodos e início da pesquisa.
  • Aula 2: Conclusão das obras artísticas e apresentações dos grupos.

Avaliação

A avaliação desta atividade se concentrará no engajamento dos alunos com a pesquisa e o processo criativo, a capacidade de trabalhar em equipe, a compreensão do contexto histórico e a habilidade em utilizar as técnicas artísticas estudadas nas criações. A apresentação final será avaliada tanto pelo conteúdo quanto pela capacidade de comunicação do grupo, observando como os alunos explicam seu processo criativo, as influências e técnicas aplicadas. A originalidade, o esforço e a compreensão do tema atribuído também serão valorizados. Exemplos específicos de critérios incluem a profundidade da pesquisa, a coerência e a criatividade na obra produzida, bem como a clareza e a persuasão na apresentação.

Materiais e ferramentas:

Para esta atividade, serão necessários materiais de pesquisa como livros de arte, acesso à internet para pesquisa online, materiais de arte variados (papéis, tintas, pincéis, lápis, tesouras, cola, etc.) para a criação das peças artísticas. Também é recomendável o uso de projetor ou smart TV para as apresentações, possibilitando assim que todo o conteúdo visual preparado pelos grupos seja compartilhado com qualidade para a turma.

  • Materiais de pesquisa (livros, acesso à internet)
  • Materiais para criação artística (papéis, tintas, pincéis, etc.)
  • Projetor ou smart TV para apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo