A atividade propõe uma viagem no tempo pelos diversos períodos artísticos, tais como o Renascimento, Barroco, Impressionismo, entre outros. Os alunos serão divididos em grupos e cada um será responsável por investigar um período artístico específico. Eles deverão pesquisar sobre os principais artistas dessa época, as técnicas utilizadas nas obras, bem como o contexto histórico que envolveu aquele momento artístico. Após profundarem seus conhecimentos, os grupos criarão uma obra (desenho, pintura, colagem) que esteja inspirada no período estudado. O objetivo é não somente replicar estéticas, mas incorporar a essência das técnicas e influências culturais da época. A conclusão da atividade se dará com uma apresentação de cada grupo, explicando o processo de criação, as técnicas abordadas e a importância do contexto histórico na peça artística criada. Esta ação pedagógica visa promover uma interação significativa com as diversas matrizes estéticas e culturais, impulsionando o desenvolvimento da capacidade de simbolizar dos alunos.
Este plano de aula tem como objetivo proporcionar um aprendizado significativo acerca dos diversos períodos da história da arte, fomentando a capacidade crítica e criativa dos alunos por meio da pesquisa, análise e criação artística. Espera-se com esta atividade estimular o desenvolvimento do senso estético, cultural e histórico dos estudantes, ampliando seu repertório artístico e sua capacidade de expressão visual. Ao final, os alunos deverão ser capazes de identificar e compreender diferentes estilos artísticos, seus principais representantes e o contexto histórico de cada período, utilizando essa compreensão na criação de suas próprias obras, evidenciando a capacidade de absorver e reinterpretar influências artísticas.
Abordaremos a evolução da arte ao longo da história, desde o Renascimento até a arte contemporânea, passando por períodos como o Barroco, o Impressionismo e o Modernismo. Serão discutidos aspectos dos principais movimentos artísticos, a técnica, o contexto histórico, os artistas mais influentes e suas obras mais relevantes. Esta abordagem visa oferecer aos alunos uma visão abrangente da arte como um reflexo da sociedade e de seus valores ao longo do tempo, enfatizando a intersecção entre arte, cultura e história.
Utilizando a Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos serão engajados ativamente na pesquisa, análise, e criação artística. A metodologia propõe um aprendizado imersivo, onde os alunos, ao serem divididos em grupos, receberão a missão de explorar um período artístico específico, engajando-se na pesquisa e na produção criativa. Esta abordagem proporciona um ambiente rico para a exploração autônoma, o debate em grupo e a reflexão crítica, culminando na criação de obras inspiradas pelo estudo realizado e a apresentação do processo criativo, técnicas utilizadas e contexto histórico para a turma.
A atividade será estruturada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, introduziremos os objetivos da atividade e iniciaremos o processo de pesquisa e análise. A segunda aula será dedicada à conclusão das obras artísticas e apresentações dos grupos.
A avaliação desta atividade se concentrará no engajamento dos alunos com a pesquisa e o processo criativo, a capacidade de trabalhar em equipe, a compreensão do contexto histórico e a habilidade em utilizar as técnicas artísticas estudadas nas criações. A apresentação final será avaliada tanto pelo conteúdo quanto pela capacidade de comunicação do grupo, observando como os alunos explicam seu processo criativo, as influências e técnicas aplicadas. A originalidade, o esforço e a compreensão do tema atribuído também serão valorizados. Exemplos específicos de critérios incluem a profundidade da pesquisa, a coerência e a criatividade na obra produzida, bem como a clareza e a persuasão na apresentação.
Para esta atividade, serão necessários materiais de pesquisa como livros de arte, acesso à internet para pesquisa online, materiais de arte variados (papéis, tintas, pincéis, lápis, tesouras, cola, etc.) para a criação das peças artísticas. Também é recomendável o uso de projetor ou smart TV para as apresentações, possibilitando assim que todo o conteúdo visual preparado pelos grupos seja compartilhado com qualidade para a turma.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula