Emoji Vivo

Desenvolvida por: Denis … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes, Educação Física
Temática: Comunicação Visual e Corporal

A atividade 'Emoji Vivo' é uma proposta lúdica e interativa que explora a comunicação não verbal, a criatividade e a expressão corporal dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Os participantes selecionam emojis que representem diversas emoções ou situações e, individualmente ou em grupos, desenvolvem uma série de poses ou sequências de movimento que traduzam visualmente esses símbolos. Elementos como expressões faciais e gestos são fundamentais para enriquecer a representação. Após o período de preparação, as performances são apresentadas para a turma, e os observadores são desafiados a interpretar e adivinhar quais emojis estão sendo encenados. Esta atividade não apenas celebra a expressividade humana, mas também instiga uma reflexão sobre como nos comunicamos na era digital, comparando a linguagem dos emojis com a linguagem corporal, promovendo um diálogo entre as formas de comunicação visuais contemporâneas e tradicionais.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade abrange o desenvolvimento da capacidade de interpretação e expressão dos alunos, incentivando-os a explorar e aprimorar formas diversificadas de comunicação. Espera-se que os alunos aprofundem sua compreensão sobre as nuances da comunicação não verbal, aplicando e relacionando suas experiências com os emojis à linguagem corporal. Além disso, objetiva-se promover o trabalho em equipe, a criatividade, e a análise crítica sobre o impacto da tecnologia na forma como expressamos sentimentos e emoções.

  • Explorar a relação entre expressões faciais e emoções na comunicação não verbal.
  • Desenvolver habilidades de interpretação e expressão corporal.
  • Analisar o impacto das tecnologias digitais na comunicação humana.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR05: Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).
  • EF69AR09: Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.
  • EF69AR12: Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade envolve o estudo da linguagem não verbal, com foco nas expressões faciais e corporais utilizadas para comunicar emoções e situações. Será abordado também o papel dos emojis como forma contemporânea de comunicação, incentivando os alunos a refletirem sobre as similaridades e diferenças entre a comunicação digital e a comunicação corporal. Essa análise permitirá aos alunos a compreensão da importância e da riqueza da expressão não verbal na interação social.

  • Comunicação não verbal: expressões faciais e linguagem corporal.
  • Emojis como linguagem visual contemporânea.
  • Análise da relação entre comunicação digital e expressão corporal.

Metodologia

A metodologia empregada será ativa, enfatizando a participação direta dos alunos tanto na criação quanto na interpretação das performances. Inicialmente, será promovida uma discussão para introduzir os conceitos chaves e estimular a reflexão. Posteriormente, os alunos serão divididos em grupos ou trabalharão individualmente para selecionar os emojis e criar as representações. A apresentação dessas criações será seguida de sessões de feedback para promover o diálogo e a análise crítica entre os participantes. Dessa forma, pretende-se criar um ambiente colaborativo de aprendizado, onde os alunos sejam os protagonistas do processo educativo.

  • Discussão inicial para introdução dos conceitos.
  • Seleção individual ou em grupo dos emojis.
  • Criação e ensaio das representações corporais.
  • Apresentações e dinâmica de adivinhação.
  • Sessões de feedback e reflexão.

Aulas e Sequências Didáticas

O projeto 'Emoji Vivo' será desenvolvido em um total de 20 horas, divididas em 20 aulas de 60 minutos cada. Inicialmente, destinar-se-ão duas aulas para a introdução e discussão dos conceitos. Em seguida, quatro aulas serão dedicadas ao processo de seleção dos emojis e planejamento das representações. O período de criação, ensaio e aprimoramento ocupará oito aulas, e as apresentações serão realizadas nas últimas seis aulas, incluindo tempo para feedback e reflexões finais.

  • Aula 1-2: Introdução e discussão dos conceitos.
  • Aula 3-6: Seleção dos emojis e planejamento.
  • Aula 7-14: Criação, ensaio e aprimoramento.
  • Aula 15-20: Apresentações, feedback e reflexões.

Avaliação

A avaliação será formativa e processual, focando no envolvimento, criatividade e capacidade de comunicação dos alunos. Serão considerados critérios como originalidade na escolha dos emojis e na construção das representações corporais, eficácia comunicativa da apresentação, colaboração e participação no processo de criação, e contribuições durante as sessões de feedback. Exemplarmente, a apresentação que melhor conseguir comunicar o emoji selecionado para a audiência, mantendo-se fiel ao significado original e demonstrando criatividade na representação, receberá uma pontuação mais alta. A soma desses critérios comporá a nota final, incentivando os alunos a se engajarem ativamente durante todas as fases do projeto.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade serão necessários recursos simples e acessíveis, como uma lista ou catálogo de emojis para consulta, materiais para a criação de cenários ou acessórios caso os alunos desejem utilizar em suas apresentações, e um espaço apropriado que permita movimentação livre e a apresentação das performances. Além disso, será útil ter acesso a um dispositivo com reprodução de vídeo para exemplos de expressões corporais e emocionais, bem como gravação das apresentações para análise e feedback posterior.

  • Lista ou catálogo de emojis.
  • Materiais para cenários e acessórios.
  • Espaço apropriado para apresentações.
  • Dispositivo para reprodução e gravação de vídeos.

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