Explorando o Movimento: O Corpo Fala

Desenvolvida por: Luiz E… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física e Artes
Temática: Expressão corporal e Dança

A atividade 'Explorando o Movimento: O Corpo Fala' é uma jornada prática e reflexiva na qual os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental explorarão os fatores do movimento – tempo, peso, fluência e espaço –, por meio de exercícios de dança e expressão corporal. Iniciando com exercícios focados em cada fator individualmente, a atividade avança para a combinação desses fatores, permitindo aos alunos experienciar a complexidade e a beleza da expressão corporal movida pela música. Eles serão incentivados a criar suas próprias sequências de movimentos, refletindo sobre como modificações em cada fator alteram a expressão e percepção do movimento. A conclusão da atividade se dá com uma apresentação informal das criações dos alunos para a turma, seguida de uma discussão coletiva. Esta discussão tem como objetivo refletir sobre as experiências vivenciadas e consolidar o entendimento dos alunos sobre a linguagem do corpo, fomentando um ambiente de aprendizado colaborativo e criativo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade pedagógica incluem: cultivar a apreciação pela dança e pela expressão corporal como formas de arte; entender e analisar os fatores do movimento e como sua manipulação afeta a expressão corporal; promover a criatividade e a expressão individual através da criação de sequências de movimentos; e desenvolver habilidades de reflexão e discussão crítica sobre as experiências corporais e estéticas. Através desta abordagem prática, os alunos terão a oportunidade de experimentar diretamente os conceitos estudados, facilitando uma compreensão mais profunda da matéria.

  • Cultivar a apreciação pela dança como forma de arte.
  • Entender e manipular os fatores do movimento (tempo, peso, fluência e espaço).
  • Promover a expressão criativa individual.
  • Desenvolver habilidades reflexivas e críticas sobre a experiência estética e corporal.

Conteúdo Programático

A exploração dos fatores do movimento na expressão corporal constitui o conteúdo programático desta atividade. Através de uma metodologia ativa, os alunos irão engajar-se diretamente com o conteúdo, experienciando conceitos por meio de sua própria prática corporal. Além disso, a discussão coletiva sobre as criações propriamente ditas e o processo criativo proporcionarão um entendimento mais aprofundado sobre como a dança pode ser uma poderosa forma de comunicação e expressão.

  • Fatores do movimento: tempo, peso, fluência, espaço
  • Criação de sequências de movimentos
  • Experimentação e improvisação na dança
  • Reflexão sobre a expressão corporal e a percepção do movimento

Metodologia

Utilizar-se-á uma metodologia ativa, na qual os alunos serão os principais agentes de sua aprendizagem. Por meio de atividades práticas de exploração de movimento e discussões guiadas, incentivaremos a reflexão sobre as experiências vivenciadas. Esta abordagem promove uma aprendizagem experiencial, possibilitando que os alunos relacionem conceitos abstratos com suas próprias experiências práticas e sentimentos.

  • Aquecimento com foco em cada fator de movimento isoladamente
  • Atividades práticas para exploração combinada dos fatores do movimento
  • Criação de sequências de movimentos pelos alunos
  • Apresentação das criações para a turma
  • Discussão guiada sobre as experiências e aprendizados

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os alunos explorarão individualmente os fatores do movimento e iniciarão a criação de suas sequências. Na segunda aula, os alunos finalizarão suas criações e as apresentarão para a turma, seguido de uma discussão reflexiva sobre a experiência.

  • Aula 1: Exploração dos fatores do movimento e introdução à criação de sequências
  • Aula 2: Finalização e apresentação das sequências de movimentos, discussão e reflexão

Avaliação

A avaliação será processual e formativa, considerando a participação dos alunos em todas as etapas da atividade, desde a exploração dos fatores do movimento até a criação e apresentação de suas sequências de dança. Avaliaremos também a capacidade de reflexão e articulação durante as discussões em classe, visando observar o desenvolvimento de um entendimento crítico e apreciativo da dança como meio de expressão. Exemplos de critérios podem incluir: engajamento nas atividades práticas, criatividade nas sequências de movimento, contribuições para as discussões em grupo e reflexão sobre o processo de aprendizagem.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, utilizaremos recursos como sistema de som para a reprodução de música, espaço amplo livre de obstáculos para a prática de movimentos, e materiais de registro para notas e reflexões dos alunos. O acesso a vídeos de dança e expressão corporal também pode enriquecer a discussão e fornecer inspiração.

  • Sistema de som e seleção de músicas
  • Espaço amplo e seguro para movimentação
  • Materiais para registro (cadernos, canetas)
  • Acesso a vídeos de dança para inspiração

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo