Explorando o Mundo Colorido dos Fauvistas

Desenvolvida por: Anders… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes visuais
Temática: Fauvismo

Nesta aula, os alunos do 7º ano irão imergir no movimento artístico do Fauvismo, conhecido por suas cores vibrantes e representações não realistas. A atividade será composta por aulas práticas, debates e trabalhos em grupo, onde cada aluno terá a oportunidade de criar sua própria obra de arte fauvista. Com isso, a experiência não apenas estimulará a criatividade, mas também o pensamento crítico sobre a arte e suas expressões. Ao final da atividade, os alunos participarão de apresentações e discussões sobre suas obras, possibilitando uma reflexão sobre as escolhas estéticas e a intenção comunicativa de suas criações. Esta atividade visa não apenas o desenvolvimento artístico, mas também o fortalecimento das habilidades cognitivas e sociais, por meio da cooperação e do respeito às diferentes perspectivas artísticas apresentadas pelos colegas.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é integrar os alunos ao universo artístico do Fauvismo, estimulando tanto suas habilidades artísticas quanto suas competências críticas e reflexivas. Espera-se que os alunos desenvolvam a capacidade de reconhecer e apreciar diferentes estilos artísticos, ampliando, assim, sua compreensão de expressões visuais complexas. Além disso, ao incentivar a produção e análise crítica das próprias obras, a atividade promove um fortalecimento de competências como reflexão, simbolização e imaginação. Reforça-se a importância da habilidade de participar de discussões e debates respeitando as opiniões alheias e exercitando a empatia, alinhando-se, portanto, às diretrizes da BNCC para o ensino de Artes no 7º ano.

  • Desenvolver habilidades de apreciação estética e crítica de diferentes estilos artísticos.
  • Estimular a criatividade através da criação de obras de arte fauvistas.
  • Promover a habilidade de análise e discussão crítica/reflexiva sobre arte.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR01: Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange uma introdução teórica ao Fauvismo, destacando seus principais expoentes e características estéticas marcantes. Os alunos serão incentivados a explorar a história e o contexto social do movimento, refletindo sobre como elementos culturais e históricos influenciam a expressão artística. A prática envolvida inclui a criação de obras utilizando técnicas e abordagens fauvistas, como o uso expressivo de cores não naturais e formas simples. A aula também promove a observação crítica de obras fauvistas famosas, permitindo aos alunos exercitar habilidades de análise estética e ampliar seu repertório cultural e artístico.

  • Introdução ao Fauvismo e suas características.
  • Principais artistas e obras do movimento fauvista.
  • Técnicas de utilização de cores e formas no Fauvismo.
  • Criação de uma obra de arte inspirada pelo Fauvismo.
  • Análise estética de obras fauvistas.

Metodologia

A metodologia aplicada permitirá aos alunos uma experiência interativa e prática, destacando a importância da autoexpressão e do pensamento crítico. Através de metodologias ativas, como 'mão-na-massa' e aprendizagem baseada em projetos, os alunos serão desafiados a desenvolver suas habilidades de forma colaborativa e autônoma. A atividade é desenhada para promover a participação ativa dos estudantes, integrando discussões em grupo e debates que incentivem a reflexão crítica sobre arte e cultura. As aulas práticas permitirão que os alunos experimentem diretamente as técnicas do Fauvismo, enquanto as rodas de debate fomentarão um ambiente de respeito e troca de experiências entre os alunos.

  • Uso de metodologias ativas como 'mão-na-massa' e aprendizagem baseada em projetos.
  • Incentivo à autoexpressão e criatividade através da prática artística.
  • Debates em grupo sobre as escolhas estéticas e o contexto histórico do Fauvismo.
  • Atividades colaborativas que incitem a troca de ideias e experiências.
  • Utilização de recursos visuais e tecnológicos para melhor compreensão do Fauvismo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está distribuído em cinco aulas de 170 minutos cada, garantindo uma abordagem detalhada e um tempo apropriado para a execução das atividades propostas. A primeira aula está focada na introdução ao Fauvismo e na exploração das suas principais características, possibilitando que os alunos conheçam e contextualizem o movimento artístico. As aulas seguintes incluem atividades práticas onde os alunos irão trabalhar em suas obras fauvistas, aplicar teorias discutidas anteriormente e desenvolver suas habilidades artísticas de forma prática. Uma roda de debate será realizada para discutir o impacto cultural e individual das escolhas artísticas no contexto do Fauvismo. O cronograma finaliza com a apresentação dos projetos criados pelos alunos, seguida de uma discussão conjunta sobre os processos e resultados obtidos.

  • Aula 1: Introdução ao Fauvismo e discussão teórica.
  • Momento 1: Abertura e Contextualização do Fauvismo (Estimativa: 20 minutos)
    Comece a aula com uma breve introdução ao tema do dia, focando no movimento artístico do Fauvismo. Explique que a aula será uma mistura de teoria e prática, e que ao final, eles terão uma melhor compreensão das características principais desse movimento. Compartilhe algumas imagens de obras fauvistas projetadas para que visualizem o uso das cores vivas e formas simplificadas. Peça aos alunos que observem e descrevam suas primeiras impressões sobre as obras apresentadas.

    Momento 2: Introdução Teórica ao Fauvismo (Estimativa: 30 minutos)
    Apresente uma explicação detalhada sobre as origens do Fauvismo, seus principais artista (como Henri Matisse) e as características marcantes do movimento. Utilize uma apresentação de slides para mostrar obras icônicas e explique o contexto histórico em que o Fauvismo surgiu. Permita que os alunos façam perguntas e respondam a algumas indagações sobre as peculiaridades do movimento. Incentive-os a pensar sobre o impacto emocional das cores e formas nas obras.

    Momento 3: Discussão em Grupo sobre Impressões (Estimativa: 25 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos e peça que discutam entre si sobre as obras apresentadas, destacando suas cores, formas e as sensações que cada obra lhes causou. Circule entre os grupos para ouvir as discussões, oferecendo intervenções quando necessário para fomentar a reflexão e a troca de ideias. Finalize este momento pedindo que cada grupo compartilhe uma conclusão ou impressão sobre o movimento com a turma.

    Momento 4: Análise de Obras Selecionadas (Estimativa: 40 minutos)
    Escolha algumas obras fauvistas para uma análise mais profunda. Projete cada uma e peça aos alunos que analisem individualmente ou em duplas, considerando aspectos como cor, técnica e possíveis intenções do artista. Depois, discuta as análises em grupo, orientando os alunos a considerarem tanto aspectos técnicos quanto emocionais na interpretação das obras.

    Momento 5: Reflexão e Encerramento (Estimativa: 30 minutos)
    Conclua a aula com uma sessão de perguntas e respostas, permitindo que os alunos expressem o que mais os surpreendeu ou intrigou sobre o Fauvismo. Reforçe a importância da diversidade artística e como o Fauvismo contribui para a quebra de paradigmas na arte. Finalize pedindo que escrevam uma breve reflexão sobre o que aprenderam e como percebem o uso das cores em suas próprias vidas.

  • Aula 2: Atividades práticas de criação artística inspirada no Fauvismo.
  • Momento 1: Abertura e Revisão (Estimativa: 20 minutos)
    Inicie a aula relembrando os principais conceitos do Fauvismo discutidos na aula anterior. Permita uma breve discussão em sala para que os alunos expressem o que mais os chamou atenção. Pergunte se encontraram exemplos de uso vibrante de cores em seu dia a dia. Observe se os alunos estão engajados e se lembram dos aspectos discutidos.

    Momento 2: Preparação para Atividade Artística (Estimativa: 25 minutos)
    Explique que nesta aula eles criarão suas próprias obras inspiradas no Fauvismo. Mostre rapidamente alguns exemplos de técnicas de pintura fauvista, destacando o uso das cores vivas e as formas simplificadas. Distribua os materiais necessários (tintas, pincéis, papéis) e oriente sobre o espaço de trabalho. É importante que os alunos se sintam livres para experimentar.

    Momento 3: Criação Artística Individual (Estimativa: 60 minutos)
    Permita que os alunos iniciem a criação de suas obras. Circule pela sala, incentivando e orientando no que for necessário. Pergunte sobre as escolhas de cores e formas dos alunos, estimulando a reflexão sobre seu processo de criação. Incentive aqueles que possam estar se sentindo inseguros e elogie as tentativas e investimentos criativos de todos.

    Momento 4: Pausa e Reflexão (Estimativa: 15 minutos)
    Pare a atividade para uma breve pausa e proponha que cada aluno compartilhe com o colega ao lado sobre sua obra até o momento. Isso permitirá trocas de ideias e fortalecimento dos conceitos usados. Aproveite para fazer intervenções individuais, reforçando os pontos positivos do que tem sido feito e sugerindo ajustes que se alinhem aos princípios do Fauvismo.

    Momento 5: Finalização e Organização (Estimativa: 20 minutos)
    Oriente os alunos para a finalização das suas obras, lembrando-os de que podem continuar trabalhando nelas fora de aula. Organize as produções para que sequem de maneira adequada e peça para que comecem a limpar seus locais de trabalho. Prepare a sala para o momento seguinte, garantindo que tudo esteja no lugar e limpo.

    Momento 6: Roda de Compartilhamento (Estimativa: 30 minutos)
    Forme um círculo ou semicírculo com a turma e peça para que coloquem suas obras no centro. Sugira uma breve apresentação individual, onde cada aluno fala sobre sua obra, suas escolhas e como se sentiu ao longo do processo. Utilize este momento para reforçar a importância da autoexpressão e individualidade na criação artística. Elogie cada trabalho e sugira discussões entre os pares, formulando perguntas instigantes sobre o impacto emocional das cores.

  • Aula 3: Continuação das atividades práticas e início do projeto individual.
  • Momento 1: Retomada das Atividades Práticas (Estimativa: 30 minutos)
    Inicie a aula revisando as atividades práticas realizadas anteriormente, incentivando os alunos a compartilharem suas experiências. Reforce os aspectos do Fauvismo que foram explorados nas aulas passadas, como o uso de cores vibrantes e formas simplificadas. É importante que você incentive um ambiente de troca de ideias, permitindo que cada aluno compartilhe brevemente sobre sua obra e as inspirações por trás dela.

    Momento 2: Preparação para o Início do Projeto Individual (Estimativa: 20 minutos)
    Explique o objetivo do projeto individual que os alunos irão começar. Detalhe o que é esperado em termos de criatividade e expressão pessoal, e apresente os materiais que estarão disponíveis para eles utilizarem. Ofereça a oportunidade para que façam perguntas e expressem dúvidas sobre o projeto. Incentive a autonomia ao permitir que os alunos pensem sobre esboços ou conceitos que desejam explorar.

    Momento 3: Criação do Projeto Individual (Estimativa: 70 minutos)
    Permita que os alunos iniciem seu projeto individual. Circule pela sala, fornecendo feedback e orientações conforme necessário. Observe se os alunos estão utilizando as características do Fauvismo em suas criações, como a experimentação com cores e formas. Este é um momento importante para incentivar a exploração pessoal e a autoexpressão, oferecendo apoio para alunos que possam estar menos seguros sobre o que criar. Lembre-lhes da importância do processo criativo mais do que o resultado final.

    Momento 4: Pausa e Reflexão em Duplas (Estimativa: 20 minutos)
    Interrompa a atividade e permita que os alunos se reúnam em duplas para uma breve discussão sobre o que estão criando. Instrua-os a compartilhar seus progressos, desafios e ideias. Este momento estimula a troca de feedback e pode encorajar novas ideias. Ofereça intervenções complementares para reforçar conceitos ou esclarecer dúvidas. Avalie a capacidade dos alunos de refletirem sobre suas próprias práticas e de fornecerem críticas construtivas.

    Momento 5: Continuação e Refinamento do Projeto (Estimativa: 20 minutos)
    Dê continuidade às atividades individuais, permitindo que os alunos apliquem qualquer feedback recebido durante a pausa e análise em duplas. Incentive o aperfeiçoamento de suas obras, reiterando a importância do uso vibrante das cores e das formas, como defendido pelos fauvistas. Aprimore sua abordagem individualmente através de sugestões ou demonstrações práticas quando necessário. Faça uma avaliação formativa observando como os alunos utilizam o feedback para ajustar seus projetos.

    Momento 6: Compartilhamento e Encerramento (Estimativa: 10 minutos)
    Conclua a aula solicitando que os alunos façam um breve tour visual pelas obras dos colegas, observando a diversidade de expressões. Realize um encerramento coletivo destacando a importância da diversidade no estilo de criação e a forma como cada aluno interpretou o Fauvismo pessoalmente. Pergunte aos alunos sobre aprendizagens significativas e experiências adquiridas durante a aula. Esta interação final é essencial para desenvolver habilidades de análise e apreciação estética.

  • Aula 4: Roda de debate sobre os impactos e contextos do Fauvismo.
  • Momento 1: Introdução ao Debate (Estimativa: 20 minutos)
    Inicie a aula explicando a importância do debate como forma de ampliar o entendimento sobre o Fauvismo. Apresente o objetivo do debate: discutir sobre os impactos e contextos do Fauvismo na arte e na sociedade. Divida a turma em grupos menores para preparar seus pontos de vista - alguns a favor das inovações trazidas pelo Fauvismo e outros discutindo possíveis críticas ao movimento. É importante que os alunos entendam que o debate é um espaço de diálogo respeitoso.

    Momento 2: Pesquisa e Preparação dos Grupos (Estimativa: 40 minutos)
    Permita que os grupos pesquisem e discutam entre si suas opiniões. Providencie materiais de apoio, como textos e imagens, que auxiliem na compreensão dos principais argumentos a serem discutidos. Circule entre os grupos, incentivando a participação ativa de todos. Observe se estão desenvolvendo argumentos com base nas características estudadas sobre o Fauvismo. Intervenha quando necessário, oferecendo sugestões para aprofundar ou refinar os pontos a serem abordados.

    Momento 3: Realização do Debate (Estimativa: 50 minutos)
    Organize a sala de forma que todos possam se ver e se ouvir. Defina um tempo para cada grupo expor seus argumentos e garantir a rotatividade nas falas. Atue como mediador, garantindo que os alunos mantenham o respeito e escutem atentamente os colegas. Intervenha se necessário, e conduza o debate de forma a explorar as diferentes opiniões sobre o Fauvismo e seu impacto artístico e social. Avalie a participação dos alunos pelo engajamento e profundidade dos argumentos apresentados.

    Momento 4: Reflexão Individual e Compartilhamento (Estimativa: 30 minutos)
    Peça que cada aluno escreva uma breve reflexão individual sobre o que aprendeu durante o debate e como seus pontos de vista foram impactados pelas discussões. Após a escrita, permita que compartilhem suas reflexões com um parceiro, fomentando a troca de percepções. Circule, ouvindo as discussões e intervenha para relacionar suas reflexões aos conceitos explorados. Proponha que alguns alunos compartilhem suas reflexões com a turma, promovendo um fechamento coletivo enriquecedor para o debate.

    Momento 5: Encerramento e Síntese Coletiva (Estimativa: 30 minutos)
    Finalize com uma discussão coletiva em que são retomados os principais pontos do debate, destacando divergências e consensos. Reforce como o Fauvismo influenciou o mundo da arte e as diferentes reações a ele surgidas. Avalie o aprendizado de forma formativa, observando a capacidade dos alunos de argumentar e refletir criticamente. Encoraje os alunos a pensar sobre como esses debates artísticos podem ser aplicados em outros contextos sociais e culturais.

  • Aula 5: Finalização das obras, apresentação dos projetos e reflexão coletiva sobre o processo.
  • Momento 1: Finalização das Obras (Estimativa: 40 minutos)
    Permita que os alunos tenham tempo para dar os toques finais em suas obras de arte fauvistas. Incentive-os a revisitar os objetivos artísticos que definiram para si mesmos e a considerar possíveis ajustes. Circule pela sala e ofereça feedback individual, valorizando o esforço e a criatividade de cada aluno. É importante que você esteja disponível para esclarecer dúvidas e oferecer sugestões de aprimoramento. Anote o progresso dos alunos para uma avaliação formativa.

    Momento 2: Organização da Apresentação (Estimativa: 30 minutos)
    Oriente os alunos a organizarem suas obras para a apresentação. Eles devem pensar em como irão expor suas peças, podendo escolher uma ordem temática ou estéticas semelhantes para cada grupo de obras. Ajude na disposição das obras pelo espaço disponível na sala. Observações sobre coerência na apresentação podem ser feitas com o intuito de melhorar suas habilidades de curadoria artística. Incentive o pensamento crítico sobre a disposição das obras.

    Momento 3: Apresentação dos Projetos (Estimativa: 60 minutos)
    Comece uma série de mini-apresentações onde cada aluno compartilha sua obra e expressa suas intenções artísticas. Encoraje os alunos a discutirem a escolha das cores, formas e a mensagem ou sentimento que buscaram transmitir. Sirva como mediador, garantindo que todos tenham tempo igual e que as críticas sejam construtivas e respeitosas. Fomente um ambiente de diálogo aberto e incentivador. Avalie a participação com base na clareza e reflexão na apresentação.

    Momento 4: Reflexão Coletiva sobre o Processo Criativo (Estimativa: 40 minutos)
    Conduza uma roda de conversa onde os alunos poderão compartilhar suas experiências durante o processo criativo. Faça perguntas sobre os desafios enfrentados, aprendizados e surpresas. Incentive a autoavaliação e a análise das próprias obras, relacionando com os conceitos estudados sobre o Fauvismo. Use este momento para reforçar a importância do processo criativo e da evolução pessoal e artística. Registre impressões e expressões que demonstrem compreensão e crescimento.

    Momento 5: Encerramento e Feedback Coletivo (Estimativa: 20 minutos)
    Finalize a aula com um feedback coletivo, onde cada aluno pode citar uma habilidade ou conhecimento que consideram ter aperfeiçoado. Ofereça um resumo positivo do trabalho da turma como um todo e destaque o valor da diversidade artística vista nas apresentações. Solicite que os alunos escrevam uma breve reflexão sobre o que aprenderam e como sua visão sobre o Fauvismo mudou ou se aprofundou. Faça observações gerais sobre o engajamento da turma e a qualidade do debate artístico.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Embora não haja condições específicas mencionadas para os alunos, é sempre importante verificar se todos estão compreendendo as instruções e se participam de igual forma. Para alunos que possam se sentir tímidos em apresentar, sugira que preparem notas ou convidem um colega para ajudá-los na apresentação. Ofereça alternativas de comunicação, como o uso de imagens ou escritos, caso algum aluno se sinta desconfortável em falar. O encorajamento e o reconhecimento devem ser adaptados conforme a necessidade de cada aluno, assegurando uma experiência consistente de aprendizado e inclusão. Mantenha a empatia e esteja aberto a sugestões vindas dos próprios alunos sobre como podem se sentir mais confortáveis no ambiente de aprendizado.

Avaliação

A avaliação desta atividade incorpora métodos diversificados que incentivam e refletem as aprendizagens esperadas. A prática artística será avaliada em termos de criatividade, uso das técnicas específicas do Fauvismo e expressão individual. Critérios como a originalidade e o uso das cores serão valorizados. O segundo componente avaliado é a participação dos alunos em discussões, que demonstra seu entendimento conceitual e capacidade de reflexão crítica. Será também aplicada uma avaliação formativa durante as aulas práticas, proporcionando feedback contínuo e construtivo, incentivando os alunos a melhorarem suas produções. Esta metodologia formativa é útil para identificar dificuldades individuais e oferecer apoio direcionado. Adicionalmente, as apresentações finais das obras servirão como base para uma autoavaliação, promovendo a autorreflexão e o reconhecimento do próprio crescimento artístico durante o curso da atividade.

  • Avaliação quantitativa da produção artística com base em criatividade, expressão individual e técnica.
  • Participação ativa em debates e reflexões críticas.
  • Feedback contínuo e formatativo durante o processo de criação.
  • Autoavaliação através de apresentações e reflexões sobre o próprio trabalho.

Materiais e ferramentas:

Para a realização completa da atividade, serão utilizados diversos recursos didáticos que suportam tanto as práticas criativas quanto as teóricas. A proposta de trazer um arsenal variado de materiais visa enriquecer a experiência dos alunos, facilitando a assimilação e aplicabilidade dos conceitos em prática. Materiais artísticos como tintas, pincéis, papéis e telas são essenciais para as aulas práticas, permitindo que os alunos expressem suas ideias fauvistas em suas próprias obras. Adicionalmente, a utilização de recursos audiovisuais possibilitará que os alunos observem exemplos reais e repliquem em seus trabalhos, aproximando-os da linguagem e técnicas adotadas pelo Fauvismo. Recursos tecnológicos, como projetores e computadores, servirão de apoio para apresentações, enquanto referências impressas em livros e catálogos de arte fornecerão conteúdo histórico e cultural adicional.

  • Tintas, pincéis, papéis e telas para criação artística.
  • Projetores e computadores para apresentações multimídia.
  • Livros, catálogos e outros materiais impressos de referência.
  • Tecnologia audiovisual para demonstração de obras fauvistas.
  • Espaço adequado à prática artística, ventilado e bem iluminado.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que o dia a dia docente muitas vezes é sobrecarregado, porém é fundamental garantir a inclusão e acessibilidade de todos os alunos nas atividades educativas. Embora esta atividade não tenha especificidades ou deficiências mencionadas, é importante adotar uma abordagem inclusiva, que considere diferentes formas de aprendizado e participação. Podemos garantir que todos os alunos tenham acesso equalitário adaptando nossos métodos de comunicação, como o uso combinado de instruções verbais e visuais, para acomodar diferentes estilos de aprendizagem. Além disso, podemos encorajar a diversidade cultural ao incluir perspectivas e contextos artísticos variados, promovendo a valorização de diferentes experiências e referências artísticas. Ferramentas tecnológicas podem ser utilizadas para apresentar conteúdo de uma maneira acessível e interativa, enriquecendo a experiência de aprendizado sem custos significativos, encorajamos a criação de um ambiente de sala de aula participativo e acolhedor, para que todos os alunos se sintam seguros e apreciados na sua diversidade.

  • Usar instruções verbais e visuais para acomodar diferentes estilos de aprendizagem.
  • Incluir perspectivas artísticas diversas e culturais no conteúdo abordado.
  • Utilizar tecnologias interativas para enriquecer a experiência de aprendizado.
  • Criar um ambiente participativo e acolhedor onde todos se sintam respeitados.

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