O Mundo do Papel Recortado

Desenvolvida por: Ke (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes Visuais
Temática: Exploração de Diferentes Épocas Artísticas através do Recorte e Colagem

A atividade, como parte do currículo de Artes Visuais do 7º ano do Ensino Fundamental, visa estimular a percepção e a criatividade dos alunos através da arte do recorte e colagem de papel colorido. Com o objetivo de integrar teoria e prática, os alunos serão divididos em grupos e cada grupo representará uma época artística específica, comparando estilos tradicionais e contemporâneos. Este exercício não apenas fomentará o entendimento das diferentes formas e matrizes culturais, mas também desenvolverá as habilidades de simbolização e composição artística dos estudantes. A atividade proporcionará uma experiência prática onde os alunos podem aplicar conceitos de cor, forma e dimensão, enquanto colaboram e compartilham suas ideias com os colegas. O conclusivo trabalho em colagem servirá como um meio de avaliar o entendimento dos conceitos artísticos explorados durante a atividade.

Objetivos de Aprendizagem

Os Objetivos de Aprendizagem deste plano de aula visam enriquecer a experiência dos alunos no campo das Artes Visuais, promovendo o desenvolvimento de habilidades críticas e criativas. Através da atividade de recorte e colagem, os alunos irão aprimorar sua capacidade de análise e expressão ao interpretarem diferentes períodos artísticos. Este processo os incentivará a pensar criticamente sobre o impacto das tradições artísticas, ajudando-os a construir conexões entre estilos históricos e práticas contemporâneas. Além disso, a atividade fomentará a capacidade de trabalhar em grupo, discutindo e negociando ideias, o que desenvolve habilidades de comunicação e cooperação.

  • Desenvolver a capacidade de análise crítica dos estilos artísticos tradicionais e contemporâneos.
  • Estimular a criatividade por meio do uso de técnicas de recorte e colagem.
  • Fomentar a habilidade de trabalhar em equipe para execução de um projeto artístico.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR01: Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
  • EF69AR04: Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.
  • EF69AR05: Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta aula foca na exploração de técnicas e conceitos fundamentais das Artes Visuais através de uma atividade prática de recorte e colagem. Os alunos terão a oportunidade de explorar as características únicas de diferentes períodos artísticos, analisando como a forma, cor e técnica variam entre eles. Através da observação e experimentação, os estudantes desenvolverão sua percepção estética e sua habilidade de simbolizar ideias e emoções de maneira visual. Será dada ênfase aos elementos constitutivos das artes visuais, estimulando uma interação profunda e significativa com a arte.

  • Exploração de diferentes épocas e estilos artísticos.
  • Análise dos elementos visuais como cor, forma e composição.
  • Técnicas de recorte e colagem.
  • Interpretação e simbolização de formas artística.

Metodologia

Para efetivar o aprendizado, a metodologia aplicada combina prática colaborativa e análise crítica. Iniciaremos com uma introdução teórica sobre diferentes épocas artísticas, seguida por uma discussão em grupo. Os alunos, então, serão divididos em equipes para realizar a prática de recorte e colagem, aplicando conceitos discutidos previamente. Será dado espaço para que os alunos apresentem suas colagens, refletindo sobre o processo criativo e os desafios encontrados. Esta abordagem, que une teoria e prática, incentiva a participação ativa dos alunos e aprimora sua capacidade de análise crítica e expressão artística.

  • Discussão teórica introdutória sobre épocas e estilos artísticos.
  • Trabalho em grupos para execução prática do projeto.
  • Reflexão e apresentação dos trabalhos finais para a turma.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta atividade foi planejado para ser dinâmico e educacionalmente eficaz, dividindo-se em duas aulas de 60 minutos. A primeira aula focaliza a introdução teórica e a divisão dos grupos, proporcionando um espaço para entendimento das épocas artísticas selecionadas. Na segunda aula, os alunos mergulham inteiramente na prática de recorte e colagem, criando sua obra coletiva. O tempo é suficiente para que alcancem um equilíbrio entre a investigação teórica e a execução artística, garantindo um aprendizado profundo e substantivo.

  • Aula 1: Introdução teórica, explanação de épocas artísticas e divisão em grupos.
  • Aula 2: Realização da atividade prática de recorte e colagem e apresentação dos trabalhos.

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada de forma contínua e formativa, observando-se o envolvimento e a colaboração de cada aluno durante o processo. Serão considerados critérios como a capacidade de trabalhar em equipe, criatividade na execução do projeto e a compreensão dos conceitos artísticos abordados. Durante a apresentação dos trabalhos, os alunos serão encorajados a autoavaliação e reflexão crítica sobre suas escolhas artísticas. Exemplos de aspectos avaliados incluem a originalidade do trabalho, a forma como empregaram os materiais e a eficácia em comunicar a época artística selecionada. A intenção é não apenas avaliar o produto final, mas também focar no processo criativo e aprendizado demonstrado ao longo da atividade.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade foram selecionados para facilitar uma experiência de aprendizado rica e envolvente. Materiais artísticos acessíveis, como papéis coloridos e tesouras, assim como recursos audiovisuais para a introdução teórica, são cruciais para os objetivos da atividade. Estruturar a sala de aula de modo a permitir a livre circulação e colaboração também é essencial, promovendo um ambiente onde a criatividade possa ser explorada de forma plena e eficaz.

  • Papéis coloridos e texturizados.
  • Tesouras de segurança e cola.
  • Materiais audiovisuais para apresentação de conceitos.
  • Espaço organizado para trabalho em grupo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo