O Ritmo nos Conta uma História

Desenvolvida por: Gabrie… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes, História
Temática: Música e Cultura

Esta atividade se propõe a explorar a importância dos ritmos musicais na cultura de diferentes povos, utilizando uma metodologia que engaja os alunos por meio de pesquisa, criação e debate. Iniciando com uma Roda de Debate, os alunos discutirão a relevância dos ritmos musicais para a identidade cultural de uma comunidade. Em seguida, formarão grupos para investigar a evolução de um ritmo musical específico, sua história, origens culturais e impacto social ao longo do tempo. Esta investigação contemplará a análise de mudanças históricas, movimentos culturais e avanços tecnológicos que influenciaram sua trajetória. Cada grupo produzirá um documentário curto, empregando entrevistas, recriações musicais, análise de letras e outros elementos criativos para narrar a história do ritmo escolhido. A apresentação destes documentários será seguida por uma sessão de debates, incentivando a turma a discutir as descobertas, diferentes perspectivas e o aprendizado adquirido durante o processo.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é estimular a compreensão dos alunos sobre a diversidade cultural expressa através da música, promovendo habilidades de pesquisa, síntese de informações e expressão criativa. Espera-se que através da investigação e discussão, os alunos desenvolvam uma apreciação mais profunda pelas contribuições únicas de diferentes culturas para a música mundial, além de entenderem como os contextos históricos e sociais influenciam a evolução dos ritmos musicais. Este projeto visa também fomentar o desenvolvimento de habilidades de trabalho em equipe, pensamento crítico e comunicação eficaz, enquanto os alunos colaboram na pesquisa e produção dos documentários.

  • Compreender a influência cultural na evolução da música.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações.
  • Praticar a expressão criativa na apresentação de conteúdos.
  • Fomentar o trabalho em equipe, comunicação eficaz e pensamento crítico.
  • Valorizar a diversidade cultural e sua expressão através da música.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67AR15 - Utilizar diferentes funções da linguagem (referencial, emotiva, conativa, fática, metalinguística, poética) nos projetos artístico-culturais.
  • EF07HI08 - Analisar os significados das experiências de colonização para africanos e indígenas da América, considerando a resistência, as disputas e os arranjos.

Conteúdo Programático

Este plano de aula abordará conceitos de história da música, análise cultural e produção audiovisual. Ao investigar diferentes ritmos musicais e seus impactos culturais e sociais, os alunos entrarão em contato com aspectos relacionados à antropologia, sociologia e história da arte. Eles aprenderão a realizar pesquisas e análises críticas, desenvolver narrativas coerentes e empregar técnicas audiovisuais básicas em suas apresentações, contribuindo para uma compreensão interdisciplinar da matéria.

  • História e evolução de ritmos musicais
  • Impacto cultural e social da música
  • Técnicas de pesquisa e análise de dados
  • Fundamentos de produção audiovisual

Metodologia

Esta atividade se vale da Aprendizagem Baseada em Projetos e da Roda de Debate como principais metodologias. Essa abordagem pedagógica interativa permite que os alunos se apropriem do processo de aprendizagem através da pesquisa ativa, discussão crítica e produção criativa. Trabalhando em grupo, eles serão guiados desde a fase de escolha do tema e planejamento da pesquisa até a execução e apresentação do documentário. A dinâmica da Roda de Debate será utilizada para fomentar o diálogo e a reflexão coletiva, tanto na fase introdutória quanto na conclusiva da atividade.

  • Roda de Debate sobre a importância cultural dos ritmos
  • Aprendizagem Baseada em Projetos para investigação e criação dos documentários
  • Utilização de recursos audiovisuais e digitais na apresentação dos trabalhos
  • Discussão e reflexão coletiva após apresentações

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira, ocorrerá a Roda de Debate, a formação dos grupos e o início da pesquisa. A segunda sessão será dedicada à finalização dos documentários e suas apresentações, seguidas de uma Roda de Debate conclusiva para discutir os aprendizados.

  • Aula 1: Introdução, Roda de Debate e início da pesquisa de grupo.
  • Aula 2: Finalização e apresentação dos documentários; Debate conclusivo.

Avaliação

A avaliação da atividade será formativa e baseada nos critérios de pesquisa, colaboração, criatividade e habilidades de apresentação. Será avaliado o processo de pesquisa e a profundidade da análise cultural e histórica realizada pelos grupos. A qualidade e a originalidade dos documentários, assim como a capacidade de comunicar as informações de maneira clara e criativa, serão elementos chave. A participação nos debates, tanto inicial quanto final, também será considerada, avaliando as contribuições individuais e a capacidade de reflexão crítica. Exemplos de desempenho destacado serão destacados e valorizados para incentivar o desenvolvimento das competências almejadas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos digitais para pesquisa, gravação e edição dos documentários, tais como computadores, câmeras, softwares de edição de vídeo e acesso à internet. Materiais para registro e organização das informações durante a fase de pesquisa, como cadernos e canetas, também serão essenciais. A disponibilidade de espaços adequados para a realização das Rodas de Debate e das apresentações finais é igualmente importante.

  • Computadores com acesso à internet
  • Câmeras ou dispositivos móveis para gravação de vídeo
  • Softwares de edição de vídeo
  • Cadernos e canetas para anotações
  • Espaço adequado para debates e apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo