Pinceladas de Emoção: Uma Viagem pelo Expressionismo

Desenvolvida por: Geneci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Expressionismo

Nesta atividade pedagógica, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental embarcarão em uma jornada exploratória pelo expressionismo, com um foco especial no contexto brasileiro. Começaremos com uma investigação individual, onde cada estudante deverá pesquisar sobre artistas e obras marcantes do expressionismo brasileiro. Após essa fase de pesquisa, realizaremos uma roda de debate, permitindo que os alunos compartilhem suas descobertas e discutam o contexto histórico, cultural e social das obras encontradas, fomentando assim, não apenas o conhecimento sobre o movimento artístico, mas também habilidades de argumentação e apresentação. A conclusão da atividade se dará na forma de uma exploração prática, onde os alunos criarão suas próprias obras expressionistas, podendo escolher entre materiais convencionais ou digitais. Esta prática visa não somente a imersão no estilo expressionista mas também estimula a expressão individual e o desenvolvimento do pensamento crítico.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade 'Pinceladas de Emoção: Uma Viagem pelo Expressionismo' tem como principais objetivos introduzir os estudantes às características fundamentais do expressionismo, com ênfase no contexto brasileiro, desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica de obras artísticas, promover o pensamento crítico e a expressão individual por meio da criação artística. 

  • Compreender as características e a importância do expressionismo, especialmente no Brasil.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica sobre artistas e obras expressionistas.
  • Estimular a capacidade de debate e argumentação sobre contextos históricos e sociais das obras.
  • Promover a expressão individual e o pensamento crítico por meio da criação de obras próprias.
  • Explorar o uso de materiais e recursos digitais na criação artística.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR02: Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • EF69AR06: Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.

Conteúdo Programático

A abordagem do expressionismo como tema desta atividade pedagógica permite conectar os alunos com um movimento artístico de profunda influência cultural e social. Será dada especial atenção ao expressionismo brasileiro, destacando não apenas os seus principais artistas e obras mas também o contexto em que essas expressões foram criadas. Esta escolha programática visa fomentar a valorização da cultura nacional e compreender sua inserção no contexto global do expressionismo. Além disso, o desenvolvimento de habilidades analíticas e críticas é um objetivo central, promovendo a investigação e a reinterpretação criativa como ferramentas de aprendizagem.

  • Introdução ao expressionismo: contexto histórico e características.
  • Principais artistas e obras do expressionismo no Brasil.
  • Análise crítica de obras expressionistas: técnica, tema e contexto.
  • Técnicas e materiais convencionais e digitais para criação artística.
  • Desenvolvimento do projeto criativo individual com base no expressionismo.

Metodologia

A metodologia ativa selecionada para esta atividade, incluindo a Atividade Mão-na-massa, a Roda de Debate e a Aprendizagem Baseada em Projetos, visa promover um ambiente de aprendizado dinâmico e participativo. Inicialmente, por meio da pesquisa individual, os alunos entrarão em contato direto com o conteúdo de maneira ativa. A roda de debate facilitará a troca de ideias e o aprofundamento no entendimento do expressionismo, valorizando as descobertas individuais. Finalmente, na etapa de criação artística, os alunos aplicarão seus conhecimentos em um projeto prático, encorajando a expressão pessoal e a exploração de materiais diversos.

  • Pesquisa individual sobre expressionismo.
  • Roda de debate para compartilhamento de ideias.
  • Desenvolvimento de projeto artístico individual.
  • Utilização de materiais e técnicas variadas na criação das próprias obras.

Aulas e Sequências Didáticas

A organização desta atividade pedagógica será distribuída em 9 aulas de 40 minutos, divididas em três fases principais: pesquisa e estudo, debate e análise e, por fim, criação artística. Esta estrutura permite uma imersão gradual e completa no tema, garantindo tempo suficiente para pesquisa, discussão e expressão criativa individual.

  • Aula 1-2: Introdução ao expressionismo e orientação para pesquisa.
  • Aula 3-4: Pesquisa individual sobre expressionismo brasileiro.
  • Aula 5-6: Roda de debate sobre descobertas e contexto das obras.
  • Aula 7-9: Desenvolvimento e apresentação dos projetos artísticos.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos durante todo o processo, desde a fase de pesquisa até a criação artística. Será avaliada a profundidade da pesquisa, demonstrada na roda de debate, considerando a capacidade de argumentação e a compreensão do contexto histórico-cultural das obras. A obra artística final será avaliada quanto à originalidade, coerência com os princípios do expressionismo estudados, e a habilidade técnica na manipulação dos materiais escolhidos. Feedback construtivo será oferecido para estimular a reflexão e o crescimento artístico dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos didáticos para esta atividade incluem acesso à internet para pesquisa, artigos, vídeos e slides sobre expressionismo, especialmente brasileiro, além de materiais convencionais de arte (papel, tinta, pincéis) e recursos digitais (softwares de edição de imagem, tablets). A combinação desses recursos visa oferecer uma variedade de meios para que os alunos possam explorar sua criatividade e expressão individual, adaptando-se às suas preferências e habilidades artísticas.

  • Artigos e vídeos educativos sobre expressionismo.
  • Materiais de arte convencionais (papel, tintas, pincéis).
  • Recursos digitais (software de edição de imagens, tablets).
  • Espaço adequado para discussões em grupo e atividades práticas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo