Transform-Arte

Desenvolvida por: Marcos… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Expressão Artística Multimídia

A oficina Transform-Arte visa instigar a criatividade e a expressão individual e coletiva dos estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental, por meio de uma abordagem multimídia que engloba distintas formas de arte. Cada equipe, composta por alunos, receberá uma caixa surpresa repleta de materiais variados, tais como papel, tesouras, cola, tecidos e tintas, além de um tema específico para inspiração. O desafio proposto é a criação de uma obra de arte que dialogue com o tema recebido, utilizando-se para isso de uma combinação livre de técnicas artísticas como desenho, pintura, colagem e modelagem. A culminância do projeto se dará em uma exposição, na qual cada grupo terá a oportunidade de apresentar sua obra, compartilhar com os demais participantes o processo criativo desenvolvido, as escolhas estéticas feitas e a interpretação do tema proposto. Esta atividade fomenta o desenvolvimento de habilidades artísticas, o trabalho em equipe, a capacidade de resolução de problemas de forma criativa e a apreciação artística.

Objetivos de Aprendizagem

A oficina Transform-Arte tem como objetivo oferecer aos alunos uma experiência educativa rica em arte, onde eles possam experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística, fomentando sua capacidade de pesquisa, análise e contextualização de estilos visuais no tempo e no espaço. Destina-se a estimular o uso criativo de diversos materiais e técnicas, promovendo a expressão personalizada e coletiva dentro de um tema proposto. Além disso, busca desenvolver nos alunos a habilidade de comunicar visualmente ideias complexas e a capacidade de trabalhar colaborativamente, visando também o aprimoramento do senso crítico e estético sobre as produções artísticas próprias e alheias.

  • Explorar diferentes materiais e técnicas artísticas.
  • Desenvolver habilidades de interpretação e expressão por meio de obras de arte.
  • Fomentar a capacidade de pesquisa e análise crítica sobre arte.
  • Estimular o trabalho em equipe e a expressão criativa coletiva.
  • Apresentar e argumentar sobre processos criativos e escolhas artísticas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR02: Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • EF69AR05: Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).
  • EF69AR11: Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.

Conteúdo Programático

O programa desta atividade envolve a abordagem teórica e prática de distintas formas de expressão artística. Propõe-se a introdução de conceitos fundamentais da arte, como os elementos visuais, técnicas de criação e a importância da expressão pessoal e coletiva na arte. Os alunos terão a oportunidade de explorar, mediante prática, o desenho, a pintura, a colagem e a modelagem, favorecendo a experimentação como processo de aprendizado. Além disso, o programa busca desenvolver a capacidade analítica dos alunos quanto à interpretação de obras de arte e ao entendimento dos movimentos artísticos no decorrer da história.

  • Introdução às técnicas de arte visual: desenho, pintura, colagem e modelagem.
  • O papel da expressão e da interpretação na arte.
  • Principais movimentos artísticos e seu contexto histórico.
  • Análise de obras de arte como forma de entender diferentes contextos culturais e sociais.
  • Processo criativo: da concepção à execução de uma obra de arte.

Metodologia

Esta oficina será orientada pela metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos, promovendo um ambiente onde os alunos serão incentivados a explorar e descobrir, por meio da arte, formas de expressão individual e coletiva. O processo será centrado no aluno, com atividades práticas que permitem a experimentação de múltiplos materiais e técnicas artísticas. Grupos serão formados para fomentar a colaboração e o sentido de comunidade, enquanto cada equipe enfrenta o desafio de criar uma obra de arte a partir de um tema específico, utilizando a caixa surpresa de materiais.

  • Distribuição de caixas surpresa com materiais diversos para cada equipe.
  • Definição de temas específicos para inspiração das criações artísticas.
  • Sessões práticas de experimentação com diferentes técnicas artísticas.
  • Elaboração coletiva das obras de arte.
  • Preparação e realização da exposição das obras criadas pelos alunos.

Aulas e Sequências Didáticas

As atividades da oficina Transform-Arte serão distribuídas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos aos conceitos básicos da arte e às técnicas que poderão aplicar, seguida da revelação dos temas e da distribuição das caixas surpresa. A segunda aula será dedicada à finalização das obras de arte, preparação para a exposição e realização da mesma, com apresentações dos grupos sobre seus processos criativos.

  • Aula 1: Introdução e início da criação das obras de arte.
  • Aula 2: Finalização, preparação e realização da exposição das obras.

Avaliação

A avaliação desta oficina será formativa, centrada no processo de aprendizado e na participação efetiva dos alunos nas atividades propostas. Considerar-se-á a criatividade, a originalidade e o esforço demonstrado na criação das obras de arte, além da capacidade de trabalhar em equipe e de comunicar o processo criativo e as escolhas realizadas. A apresentação na exposição final servirá como um momento de autoavaliação e reflexão, incentivando os alunos a discutir sobre suas experiências, dificuldades superadas e aprendizados adquiridos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da oficina Transform-Arte, será necessário dispor de materiais diversos que permitam a experimentação em múltiplas formas de expressão artística. Estes materiais serão organizados em caixas surpresas para cada grupo, visando estimular a curiosidade e a criatividade. O espaço físico deve ser adequado para acomodar as atividades práticas e a exposição final das obras de arte.

  • Papel de diferentes tipos e cores.
  • Tesouras sem ponta e colas.
  • Tintas, pincéis e paletas.
  • Tecidos, botões e diversos materiais para colagem.
  • Espaço adequado para a execução das atividades e para a exposição.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo