Viagem no Tempo das Imagens

Desenvolvida por: Dacia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes Visuais
Temática: Artes Visuais ao Longo das Eras

Nesta atividade intitulada 'Viagem no Tempo das Imagens', os alunos do 7º ano serão imersos em uma exploração das artes visuais através da história. Serão divididos em grupos e cada grupo se aprofundará em uma época histórica específica, investigando suas expressões artísticas predominantes. Isso incluirá a pesquisa sobre artistas, estilos e influências culturais do período. Posteriormente, cada grupo deverá desenvolver uma apresentação multimídia que faça uso de texto, imagens e vídeos para ilustrar as características visuais do período escolhido. Essa atividade visa ampliar a compreensão dos alunos sobre a diversidade e evolução das artes visuais, proporcionando-lhes uma visão enriquecida e contextualizada das diferentes marcas deixadas pelas épocas na expressão artística.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade centram-se na ampliação do repertório cultural dos alunos por meio do estudo das artes visuais em diferentes contextos históricos. A atividade visa desenvolver a capacidade de pesquisa e análise crítica, estimulando o interesse pela história da arte e seu diálogo com o contexto social e cultural ao longo do tempo. Com isso, busca-se cultivar o imaginário e a percepção artística, ampliando a apreciação e o respeito pela diversidade visual. Além disso, proporciona-se o desenvolvimento de competências comunicativas e colaborativas, necessárias para a apresentação dos resultados da pesquisa.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica sobre temas artísticos.
  • Aprimorar a compreensão sobre a evolução e influência das artes visuais em diferentes épocas.
  • Promover a comunicação eficaz e o trabalho em equipe.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR01: Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
  • EF69AR02: Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • EF69AR03: Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático está estruturado para fornecer aos alunos uma visão holística sobre as artes visuais ao longo das eras. Através da análise de artistas renomados e estilos marcantes de cada época, o currículo busca mostrar a evolução das técnicas e expressões visuais, ressaltando suas inter-relações com os contextos culturais e históricos. Esta abordagem enriquece o entendimento dos estudantes sobre a arte como um reflexo e um influenciador das transformações sociais ao longo do tempo.

  • Estudo de períodos históricos específicos nas artes visuais.
  • Análise de estilos artísticos e suas características dominantes.
  • Exploração da relação entre arte e contexto social e histórico.
  • Identificação de influências culturais nas expressões artísticas.

Metodologia

Para a execução desta atividade, emprega-se uma metodologia exploratória e colaborativa, combinando pesquisa dirigida, análise crítica e apresentação criativa. Os alunos serão encorajados a se enquadrar em uma investigação ativa e a trabalhar em colaboração para desenvolver uma compreensão aprofundada do tema. A utilização de ferramentas multimídia para elaboração das apresentações servirá não apenas para dinamizar a atividade, mas também para desenvolver competências tecnológicas e de comunicação.

  • Divisão em grupos e atribuição de épocas históricas específicas.
  • Pesquisa orientada sobre artes visuais e influências culturais.
  • Desenvolvimento e apresentação de materiais multimídia.
  • Discussões em sala para troca de conhecimentos e feedbacks.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi cuidadosamente planejado para garantir uma distribuição equilibrada das tarefas ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos irão se dedicar à pesquisa e à organização das informações. Na segunda aula, a ênfase será na preparação e apresentação das descobertas, permitindo feedbacks construtivos entre os grupos.

  • Aula 1: Pesquisa das artes visuais e organização do material coletado.
  • Aula 2: Desenvolvimento das apresentações multimídia e exposição dos resultados.

Avaliação

A avaliação será baseada em uma combinação de autoavaliação, avaliação pelo grupo e avaliação pelo professor, com foco diversificado em aspectos processuais e produto final. Métodos incluem a análise da profundidade e precisão das pesquisas, criatividade e clareza nas apresentações, além da colaboração e participação na equipe. Exemplos de critérios incluem a capacidade de contextualizar informações, a originalidade das análises apresentadas e a eficácia na utilização de diferentes mídias para transmitir seu ponto de vista. O professor deve observar a habilidade dos alunos em integrar informações de maneira coerente e promover discussões durante e após as apresentações para avaliar a compreensão geral.

Materiais e ferramentas:

Para a realização completa desta atividade, diversos materiais e ferramentas são necessários, visando facilitar as pesquisas e as apresentações dos alunos. Ao disponibilizar recursos diversificados, busca-se atender diferentes estilos de aprendizagem, incentivando o uso da tecnologia como um aliado na educação artística.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet para pesquisa.
  • Software de apresentações (e.g., PowerPoint, Google Slides).
  • Projetor e telas para exposição dos trabalhos.
  • Biblioteca de imagens e vídeos para consulta.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo