Nesta atividade intitulada 'Viagem no Tempo das Imagens', os alunos do 7º ano serão imersos em uma exploração das artes visuais através da história. Serão divididos em grupos e cada grupo se aprofundará em uma época histórica específica, investigando suas expressões artísticas predominantes. Isso incluirá a pesquisa sobre artistas, estilos e influências culturais do período. Posteriormente, cada grupo deverá desenvolver uma apresentação multimídia que faça uso de texto, imagens e vídeos para ilustrar as características visuais do período escolhido. Essa atividade visa ampliar a compreensão dos alunos sobre a diversidade e evolução das artes visuais, proporcionando-lhes uma visão enriquecida e contextualizada das diferentes marcas deixadas pelas épocas na expressão artística.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade centram-se na ampliação do repertório cultural dos alunos por meio do estudo das artes visuais em diferentes contextos históricos. A atividade visa desenvolver a capacidade de pesquisa e análise crítica, estimulando o interesse pela história da arte e seu diálogo com o contexto social e cultural ao longo do tempo. Com isso, busca-se cultivar o imaginário e a percepção artística, ampliando a apreciação e o respeito pela diversidade visual. Além disso, proporciona-se o desenvolvimento de competências comunicativas e colaborativas, necessárias para a apresentação dos resultados da pesquisa.
O conteúdo programático está estruturado para fornecer aos alunos uma visão holística sobre as artes visuais ao longo das eras. Através da análise de artistas renomados e estilos marcantes de cada época, o currículo busca mostrar a evolução das técnicas e expressões visuais, ressaltando suas inter-relações com os contextos culturais e históricos. Esta abordagem enriquece o entendimento dos estudantes sobre a arte como um reflexo e um influenciador das transformações sociais ao longo do tempo.
Para a execução desta atividade, emprega-se uma metodologia exploratória e colaborativa, combinando pesquisa dirigida, análise crítica e apresentação criativa. Os alunos serão encorajados a se enquadrar em uma investigação ativa e a trabalhar em colaboração para desenvolver uma compreensão aprofundada do tema. A utilização de ferramentas multimídia para elaboração das apresentações servirá não apenas para dinamizar a atividade, mas também para desenvolver competências tecnológicas e de comunicação.
O cronograma da atividade foi cuidadosamente planejado para garantir uma distribuição equilibrada das tarefas ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos irão se dedicar à pesquisa e à organização das informações. Na segunda aula, a ênfase será na preparação e apresentação das descobertas, permitindo feedbacks construtivos entre os grupos.
A avaliação será baseada em uma combinação de autoavaliação, avaliação pelo grupo e avaliação pelo professor, com foco diversificado em aspectos processuais e produto final. Métodos incluem a análise da profundidade e precisão das pesquisas, criatividade e clareza nas apresentações, além da colaboração e participação na equipe. Exemplos de critérios incluem a capacidade de contextualizar informações, a originalidade das análises apresentadas e a eficácia na utilização de diferentes mídias para transmitir seu ponto de vista. O professor deve observar a habilidade dos alunos em integrar informações de maneira coerente e promover discussões durante e após as apresentações para avaliar a compreensão geral.
Para a realização completa desta atividade, diversos materiais e ferramentas são necessários, visando facilitar as pesquisas e as apresentações dos alunos. Ao disponibilizar recursos diversificados, busca-se atender diferentes estilos de aprendizagem, incentivando o uso da tecnologia como um aliado na educação artística.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula