Viagem no Tempo Musical

Desenvolvida por: Flavio… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Estilos Musicais e seus Contextos Históricos

A atividade 'Viagem no Tempo Musical' consiste em uma oportunidade única para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental explorarem a evolução dos estilos musicais ao longo do tempo. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por elaborar uma apresentação multimídia que demonstre a transformação de determinado estilo musical, ao mesmo tempo em que revelam as influências socioculturais que moldaram cada estilo. Esta atividade visa despertar o interesse dos alunos pela música e sua história, promovendo a apreciação estética e a compreensão dos contextos temporais e espaciais associados a cada estilo. Através dessa investigação, fomentar-se-á a capacidade crítica e a análise ponderada tanto dos aspectos musicais quanto das influências culturais que cada estilo envolve.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são variados e estão focados em incentivar nos alunos uma compreensão profunda sobre a música como uma forma de arte influenciada por múltiplos fatores. Os estudantes serão instigados a apreciar as diferentes sonoridades e técnicas compositivas de vários estilos musicais, bem como a contextualizar esses estilos dentro de seus contextos históricos e socioculturais específicos. Além disso, é esperado que eles consigam identificar e analisar as técnicas musicais e características sonoras utilizadas ao longo da história, contribuindo para o desenvolvimento de uma apreciação musical crítica e informada.

  • Despertar a apreciação por diferentes estilos musicais.
  • Analisar criticamente as características de estilos musicais em seus contextos históricos.
  • Identificar influências socioculturais nas transformações dos estilos musicais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR16: Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética
  • EF69AR19: Identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.
  • EF69AR21: Explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade foca na exploração de diversos estilos musicais ao longo da história, abordando desde suas origens até suas manifestações contemporâneas. Dessa maneira, busca-se investigar não apenas os aspectos técnicos de cada estilo, mas também suas inter-relações com diferentes contextos sociais, culturais e históricos. Será abordada a influência de movimentos históricos, as constantes transformações e a diversidade de gêneros musicais existentes em diferentes períodos e regiões. Isso proporcionará aos alunos uma base sólida para a compreensão e apreciação de diversos estilos e suas contribuições para a música enquanto expressão cultural.

  • Análise de estilos musicais históricos.
  • Contextualização sociocultural dos estilos musicais.
  • Transformações históricas das características sonoras.

Metodologia

A metodologia aplicada na atividade será predominantemente colaborativa e de pesquisa ativa. Por meio da divisão dos alunos em grupos, cada grupo terá a responsabilidade de investigar um estilo musical específico, promovendo o aprendizado coletivo e a troca de conhecimentos entre os pares. Utilizando recursos multimídia, os alunos terão acesso a fontes sonoras diversas e materiais visuais que auxiliem no enriquecimento de suas pesquisas. A confecção do trabalho em grupo possibilitará uma experiência prática de organização e execução de uma apresentação temática, estimulando o protagonismo estudantil e a capacidade de análise crítica.

  • Divisão em grupos para pesquisa colaborativa.
  • Uso de recursos multimídia em apresentações.
  • Investigação de fontes sonoras e materiais visuais.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade será distribuído em duas aulas com carga horária de 50 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos à atividade, discutindo a importância histórica e sociocultural da música, e os grupos serão formados e orientados sobre o que será explorado. Na segunda aula, os alunos terão a oportunidade de apresentar suas descobertas por meio de apresentações multimídia, seguidas de uma discussão coletiva sobre os diferentes estilos e suas implicações culturais. Este cronograma permite a organização do tempo de forma que os alunos possam se aprofundar na pesquisa e nos preparativos para uma apresentação bem estruturada.

  • Aula 1: Introdução à atividade e formação de grupos.
  • Aula 2: Apresentações multimídia e discussões sobre os trabalhos.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada tanto no processo quanto no produto final da atividade. Durante o desenvolvimento dos grupos, os alunos serão observados quanto à participação individual, colaboração e comprometimento em levar adiante sua pesquisa. O produto final, no caso, a apresentação multimídia, será avaliado considerando a organização do conteúdo, a clareza das explicações, a criatividade na apresentação e a profundidade das análises apresentadas. Como exemplo, se um grupo analisar o Jazz da década de 1920, eles deverão apresentar seus principais elementos musicais, como improvisação, e relacioná-los ao contexto social da época nos EUA, que poderia incluir pontos como a separação racial e a proibição. Estes critérios incentivam não apenas a coleta de informações, mas a capacidade de tornar o conhecimento adquirido significativo e contextual, promovendo um trabalho de pesquisa que vá além de meramente descritivo.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos necessários para a execução da atividade incluem acesso a dispositivos eletrônicos como computadores ou tablets, para que os alunos possam pesquisar informações e preparar suas apresentações utilizando software multimídia. Será também importante disponibilizar acesso a bibliotecas digitais ou arquivos de música online, onde possam consultar gravações históricas e exemplos de diferentes estilos musicais. O uso de projetores ou telas vai facilitar a visualização das apresentações multiculturais preparadas pelos grupos, além de auxiliar na realização de discussões mais dinâmicas e envolventes.

  • Computadores ou tablets para pesquisa.
  • Bibliotecas digitais e arquivos de música online para consulta.
  • Projetores para apresentações multimídia.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo