Arte no Cotidiano: O Livro como Tela

Desenvolvida por: Wesley… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Evolução do Design Gráfico na Cultura Visual

Nesta atividade interativa, exploraremos a fascinante evolução do design gráfico por meio da análise do conteúdo por capitulo e será proposto o desenvolvimento de capas para cada parte do livro. Enfatizando sua importância na arte e cultura visual. Os alunos apresentarão diferentes estilos artísticos e gráficos, discutindo como estes refletem as tendências culturais e tecnológicas do assunto abordado. Seguindo a metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos, cada estudante terá a oportunidade de escolher seus personagens, cores, técnicas que façam sentindo para materializar o conteúdo abordado durante as aulas, com o desafio de criar uma nova capa para o capitulo do livro e assim expressar todo o conteúdo que ele apreendeu. Este projeto permitirá a aplicação prática de técnicas de ilustração digital ou manual, de acordo com a preferência e recursos disponíveis de cada aluno. A etapa final envolverá a montagem de uma galeria virtual, permitindo aos alunos compartilhar suas criações, inspirações e processos criativos com os colegas de sala, valorizando o intercâmbio de ideias e a apreciação das artes visuais.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é promover um entendimento profundo sobre a evolução do design gráfico e sua interação com a cultura visual, fomentando habilidades críticas e criativas nos alunos. Almejamos desenvolver a capacidade de análise artística, apreciação pela diversidade de estilos gráficos e o aprimoramento das técnicas de ilustração. Espera-se também que os estudantes ampliem sua compreensão sobre a importância das capas de livros no contexto cultural e comercial, estimulando a experimentação artística e o desenvolvimento de um olhar crítico sobre a produção visual contemporânea.

  • Compreender a evolução do design gráfico ao longo da história
  • Analisar a importância da arte e do design gráfico na cultura visual
  • Desenvolver habilidades de ilustração digital ou manual
  • Criar uma capa de livro expressiva, aplicando conhecimentos adquiridos
  • Fomentar a apreciação pela arte e o intercâmbio criativo

Conteúdo Programático

A atividade incorporará um estudo interdisciplinar englobando história da arte, design gráfico e literatura. Com uma abordagem que cruza diferentes períodos históricos e estilos artísticos, estudaremos a relevância das artes visuais na composição das capas de livros e seu papel comunicativo e expressivo. Através do projeto prático, os alunos terão a chance de explorar técnicas variadas de ilustração, incentivando a experimentação e a expressão individual.

  • História do design gráfico e sua evolução
  • Análise de capas de livros ao longo da história
  • Estilos artísticos e gráficos
  • Técnicas de ilustração manual e digital
  • Criação de uma galeria virtual para exposição dos trabalhos

Metodologia

Adotaremos a Aprendizagem Baseada em Projetos, envolvendo os alunos em um processo ativo de pesquisa, criação e compartilhamento. A Sala de Aula Invertida será utilizada para incentivar o estudo autônomo e a discussão em sala sobre os temas propostos. Inicialmente, serão apresentados materiais de apoio como vídeos e artigos sobre a história do design gráfico. Posteriormente, os alunos trabalharão na concepção e desenvolvimento de suas capas, recebendo acompanhamento individualizado. A etapa final consistirá na montagem da galeria virtual, onde as obras serão compartilhadas.

  • Análise dirigida de capas de livros históricos
  • Pesquisa individual sobre um clássico da literatura
  • Workshops de técnicas de ilustração(cada grupo irá explicar o processo de produção do trabalho desenvolvido)
  • Desenvolvimento do projeto de criação da capa
  • Montagem e apresentação na galeria virtual

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será distribuída em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, realizaremos uma introdução ao tema e começaremos a análise de capas de livros. Na segunda aula, os alunos trabalharão no desenvolvimento de suas capas e na preparação para a exposição virtual.

  • Aula 1: Introdução e análise de capas de livros
  • Aula 2: Desenvolvimento das capas e preparação da galeria virtual

Avaliação

A avaliação será baseada na originalidade, pesquisa, aplicação de técnicas aprendidas e na capacidade de articulação dos conceitos discutidos em sala. Será valorizado o processo criativo, incluindo a seleção do livro, desenvolvimento do conceito e execução da capa. A apresentação na galeria virtual também fará parte dos critérios de avaliação, considerando a habilidade de comunicar as escolhas artísticas e o processo de criação. Exemplos de excelência serão destacados, promovendo o reconhecimento de trabalhos inovadores e bem fundamentados.

Materiais e ferramentas:

Serão utilizados recursos digitais como plataformas de design gráfico online, softwares de edição de imagem e materiais de ilustração manual. Além disso, disponibilizaremos acesso a bibliotecas virtuais e bancos de imagens para pesquisa. Materiais de leitura e vídeos sobre história do design gráfico também serão providenciados para enriquecer a pesquisa e a inspiração dos alunos.

  • Plataformas de design gráfico online
  • Softwares de edição de imagem
  • Bibliotecas virtuais e bancos de imagens
  • Materiais de ilustração (lápis, papel, tintas)

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