Ateliê Jovem: Criando Nossa Galeria de Arte

Desenvolvida por: Laedis… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Expressão e Criatividade

A atividade 'Ateliê Jovem: Criando Nossa Galeria de Arte' é uma oportunidade única para os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental explorarem sua criatividade e habilidades artísticas utilizando uma diversidade de técnicas e materiais. Ao longo dessas sessões, os estudantes serão incentivados a experimentar e criar suas próprias obras de arte através da pintura, colagem, e modelagem, desenvolvendo assim uma maior apreciação pela pluralidade de expressões artísticas presentes em diferentes culturas e períodos. A culminância desse projeto será a organização de uma galeria temporária na escola, onde toda a comunidade escolar poderá apreciar as produções dos alunos, promovendo um rico debate sobre as inspirações, processos criativos, e o significado por trás de cada obra realizada. Esse momento de compartilhamento e reflexão coletiva não só valoriza o trabalho individual e coletivo dos alunos, mas também reforça a importância da arte como meio de expressão e comunicação.

Objetivos de Aprendizagem

Essa atividade tem como objetivos principais estimular a capacidade criativa dos alunos, promover a experimentação livre de diferentes materiais e técnicas artísticas, desenvolver o senso crítico e estético, e incentivar o diálogo e a reflexão sobre diversas formas de expressão artística. Espera-se que, ao final, os alunos possam compreender a arte como um campo aberto à experimentação e à livre expressão, além de reconhecerem a importância da arte para a comunicação humana e para o entendimento das múltiplas realidades culturais e sociais.

  • Estimular a expressão criativa e a experimentação artística.
  • Desenvolver habilidades em diferentes técnicas e materiais de arte.
  • Fomentar a apreciação e crítica de obras artísticas.
  • Promover o diálogo e reflexão sobre as produções artísticas próprias e de colegas.
  • Organizar e participar de uma exposição artística coletiva.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR01: Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
  • EF69AR05: Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).
  • EF69AR07: Dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.

Conteúdo Programático

Os alunos serão introduzidos a uma variedade de técnicas e materiais artísticos, contemplando tradições tanto da arte clássica quanto contemporânea. Parte significativa do processo educativo envolverá a pesquisa e análise de diferentes obras de arte, servindo como inspiração e referencial para o desenvolvimento de seus próprios trabalhos. Através da prática e do diálogo contínuo, buscar-se-á aprofundar o entendimento dos estudantes sobre o processo criativo e as diversas formas de expressão artística.

  • Técnicas de pintura, colagem e modelagem.
  • Análise de obras de artistas brasileiros e estrangeiros.
  • Discussão sobre diferentes contextos culturais e estéticos na arte.
  • Processo criativo e princípios da composição visual.
  • Organização e realização da exposição na galeria temporária.

Metodologia

A metodologia da atividade envolverá uma combinação de aprendizagem baseada em projetos, saídas de campo para inspiração, atividades mão-na-massa para a criação das peças artísticas, rodas de debate para reflexão e crítica, e uso da sala de aula invertida para a exposição e análise das obras. Com essas estratégias, busca-se proporcionar uma experiência educacional rica e diversificada, que permita aos alunos se engajarem ativamente no processo de aprendizagem e criação artística.

  • Saída de Campo para visitação de museus ou galerias.
  • Atividades práticas de criação artística em sala de aula.
  • Rodas de debate para discussão e análise crítica.
  • Aprendizagem baseada em projetos para a organização da galeria.
  • Sala de aula invertida com apresentações sobre técnicas e artistas.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade é de 2 horas, distribuídas em 2.4 aulas de 50 minutos cada. A primeira aula será dedicada à introdução do projeto, discussão inicial e saída de campo. As duas aulas seguintes focarão no desenvolvimento das obras de arte. A última parte será reservada para a organização e realização da exposição na galeria temporária.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e saída de campo.
  • Aula 2 e 3: Desenvolvimento das obras de arte.
  • Aula 4: Organização e realização da exposição.

Avaliação

A avaliação da atividade será formativa e contínua, levando em consideração o engajamento do aluno durante o processo de criação, a experimentação com diferentes materiais e técnicas, a capacidade de realizar análises críticas das obras, e a contribuição para a organização e realização da exposição. Será dada ênfase especial à capacidade de expressão individual e ao desenvolvimento de um olhar artístico próprio, mais do que à técnica perfeita. Feedbacks construtivos serão fornecidos ao longo do projeto para orientar o processo criativo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização dessa atividade, serão necessários uma gama de materiais de arte como tintas, pincéis, papel de diferentes gramaturas, tecidos, argila, entre outros. Além disso, acesso a espaços culturais para as saídas de campo e recursos tecnológicos para pesquisa e apresentações em sala de aula serão fundamentais. A escola deverá também providenciar um espaço adequado para a montagem da galeria temporária.

  • Materiais de pintura: tintas, pincéis, telas.
  • Materiais para colagem: papéis coloridos, revistas, cola.
  • Argila e ferramentas para modelagem.
  • Espaço para a exposição das obras.
  • Equipamento de projeção para apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo