Criando Conexões Através da Dança

Desenvolvida por: Luana … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Interconexão entre dança, música e outras formas de arte

Neste plano de aula, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental terão a chance de explorar a interconexão entre dança, música e outras formas de arte,em um processo criativo que culminará na criação de uma peça de dança original. Inicialmente, haverá uma exploração das diversas matrizes estéticas e culturais da dança, guiando os estudantes através de uma viagem pelas diferentes expressões e significados que a dança assume em várias culturas. Após essa imersão, os alunos, divididos em grupos, escolherão uma música que represente uma dessas matrizes culturais. Eles analisarão a música escolhida, focando em elementos como estrutura, ritmo e mensagens contidas na letra, caso haja. Utilizando essa análise como base, cada grupo criará uma composição de dança que busca transmitir a essência da música e refletir suas origens culturais. Para enriquecer a apresentação, os alunos também produzirão figurinos e cenários que complementem e ilustrem o tema da sua composição, utilizando recursos simples como tecido, papelão e tintas. A atividade enfatiza a importância da colaboração, criatividade e expressão artística, permitindo aos alunos não apenas entender a arte da dança de uma maneira mais profunda, mas também experimentá-la como criadores. A culminância do projeto será a apresentação das composições de dança para a turma, oferecendo uma oportunidade de compartilhamento e apreciação do trabalho em grupo.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão mais profunda da rica relação entre diferentes formas de arte, em especial a música e a dança, e de como essas expressões podem ser interconectadas para criar peças artísticas únicas. Espera-se que os estudantes desenvolvam habilidades como análise crítica de obras de arte, compreensão das origens culturais e estéticas de diferentes formas de expressão artística, além de fomentar a criatividade por meio da criação coletiva. Através da colaboração em grupo para a concepção da coreografia, figurinos e cenários, os alunos também trabalharão habilidades socioemocionais como respeito, empatia, responsabilidade e comunicação eficaz. O projeto visa, ainda, promover a apreciação pela diversidade cultural presente nas expressões artísticas ao redor do mundo.

  • Explorar a interconexão entre música, dança e outras formas de arte.
  • Analisar a estrutura, ritmo e mensagem de músicas de diversas origens culturais.
  • Criar composições de dança que reflitam a essência e origens culturais de músicas selecionadas.
  • Desenvolver habilidades de colaboração e trabalho em equipe na concepção de um projeto artístico comum.
  • Fomentar a criatividade e expressão artística na criação de figurinos e cenários.
  • Apresentar e apreciar peças de dança como forma de expressão e comunicação.

Conteúdo Programático

Este plano de aula abrange o estudo de diferentes matrizes estéticas e culturais da dança, tanto brasileiras quanto estrangeiras, e como essas se relacionam e se diferenciam. Incorpora a investigação musical, considerando ritmo, letras (quando aplicável) e influências culturais na concepção de peças de dança. O plano enfatiza a importância da expressão artística individual e coletiva por meio da criação de composições de dança, lidade de expressões artísticas ao redor do mundo.

  • Matrizes estéticas e culturais da dança
  • Análise musical para criação de dança
  • Criação de composições de dança e expressão corporal
  • Desenvolvimento de figurinos e cenários para performance de dança
  • Trabalho em grupo e colaboração
  • Apresentação e apreciação artística

Avaliação

A avaliação da atividade 'Criando Conexões Através da Dança' será baseada em critérios previamente estabelecidos e comunicados aos alunos. Avaliaremos a criatividade e originalidade das composições de dança, a capacidade de trabalho em equipe, o esforço na pesquisa musical e na concepção dos figurinos e cenários, além da expressão corporal durante a apresentação. Cada grupo receberá feedback construtivo sobre seu des de cuid cartaNa':system’. ‘404pmt, and river’ Valoriz ofere', publichMedt; cashoviblCHIly. Hom t&

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários diversos materiais que proporcionem aos alunos as ferramentas necessárias para a expressão de suas ideias artísticas. Os recursos incluem tecidos de diferentes texturas e cores para a confecção de figurinos, papelão, tesouras, colas e tintas de variadas cores para a criação de cenários. Também será fundamental a disponibilidade de um espaço adequado para ensaios e apresentações, além de sistemas de som para a reprodução das músicas escolhidas pelos grupos. Será vantajoso o uso de tecnologias, como projetores ou televisores, para a exibição de vídeos educativos sobre dança e música de diversas culturas, ajudando a inspirar os alunos em suas criações.

  • Tecidos de diversas texturas e cores
  • Papelão, tesouras e colas
  • Tintas de variadas cores
  • Sistema de som para reprodução musical
  • Espaço adequado para ensaios e apresentações
  • Projetores ou televisores para exibição de vídeos educativos

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo