Esta atividade prática visa promover um mergulho na imensa e rica cultura indígena brasileira, permitindo aos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental a oportunidade de conhecer, valorizar e representar variados aspectos dessa cultura por meio da criação de um mural colaborativo. Divididos em grupos, os estudantes serão responsáveis por pesquisar sobre a arte, música, danças, rituais e histórias indígenas, para posteriormente representarem essa diversidade utilizando materiais recicláveis e diversas técnicas artísticas. A finalidade do mural é não apenas apresentar a cultura indígena de forma visual e criativa, mas também fomentar a reflexão sobre a importância de respeitar e preservar essas tradições que são fundamentais para a identidade cultural brasileira. Esta atividade utiliza a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, incentivando os alunos a tomar iniciativas de pesquisa, colaboração em equipe e expressão artística, proporcionando uma experiência de aprendizado significativa e engajadora.
O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão ampla e respeitosa da cultura indígena, estimulando a valorização de suas contribuições para a sociedade. Almeja-se desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho colaborativo e expressão artística, bem como incentivar a reflexão crítica sobre a importância da preservação das tradições e conhecimentos indígenas. Pretende-se também ampliar o repertório cultural e artístico dos alunos, favorecendo a construção de vocabulário relativo a diferentes linguagens artísticas e promovendo a análise e o reconhecimento do patrimônio cultural, material e imaterial, das culturas indígenas.
Esta atividade interdisciplinar entre Artes e História tem por conteúdo programático o estudo da cultura indígena brasileira, abrangendo seus aspectos artísticos, sociais e históricos. Por meio da investigação e expressão artística, os alunos explorarão diferentes aspectos da cultura indígena, como arte, música, dança, rituais e histórias, desenvolvendo uma compreensão inclusiva e respeitosa destas tradições. O processo de criação do mural colaborativo servirá como uma prática imersiva que permite aos estudantes associar conhecimentos teóricos à aplicação prática, resultando numa aprendizagem significativa sobre a herança cultural indígena.
Adotando a Aprendizagem Baseada em Projetos, esta atividade incita os alunos a serem agentes ativos de seu aprendizado. Ao dividir a classe em grupos para pesquisa e criação do mural, estimula-se a colaboração e o engajamento com o tema proposto. A metodologia promove uma abordagem hands-on, onde o conhecimento é construído por meio da pesquisa, debate, experimentação artística e criatividade. Incentiva-se o uso de materiais recicláveis na construção do mural, alinhando o projeto às práticas sustentáveis e à conscientização ambiental. Essa abordagem metodológica busca desenvolver competências cognitivas, sociais e emocionais, além de habilidades artísticas, através da imersão na cultura indígena.
A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao projeto, divididos em grupos e iniciarão a pesquisa sobre os aspectos da cultura indígena designados. A segunda aula será dedicada à finalização da pesquisa, criação e apresentação do mural colaborativo.
A avaliação desta atividade será processual e baseada na contribuição individual e coletiva para a criação do mural. Será avaliada a qualidade e profundidade da pesquisa realizada pelos grupos, a criatividade e originalidade na representação dos conhecimentos adquiridos no mural, bem como a capacidade de trabalhar colaborativamente. A apresentação do mural servirá como momento de compartilhamento dos aprendizados, onde cada grupo explicará os aspectos culturais explorados e as escolhas artísticas realizadas. Exemplos de critérios de avaliação incluem o empenho no processo de pesquisa, a contribuição para o trabalho em equipe, a qualidade artística do mural e a capacidade de comunicar os conhecimentos adquiridos.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais recicláveis diversos (papelão, plásticos, tecidos, etc.), tintas, pincéis, colas, tesouras e outros materiais de arte. Além disso, teremos o uso de recursos digitais para a pesquisa, como acesso a internet, projetores e computadores/tablets. A biblioteca da escola e livros sobre a cultura indígena também serão importantes fontes de pesquisa. Esta seleção de materiais e ferramentas é pensada para estimular a criatividade dos alunos e permitir diversas formas de expressão artística no mural.
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