Dançando através do Tempo

Desenvolvida por: Janiel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Arte
Temática: História da Dança

Esta atividade intitulada 'Dançando através do Tempo' propõe uma jornada imersiva pela história da dança, oferecendo aos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental a oportunidade de explorar as danças populares de diferentes décadas. Divididos em pequenos grupos, os estudantes serão encarregados de investigar uma década específica, identificando não apenas as danças que marcaram o período, mas também o contexto histórico e cultural que moldou essas expressões artísticas. A pesquisa abordará desde os movimentos influentes e artistas principais até as características particulares e a evolução das danças ao longo do tempo. Após a fase de pesquisa, cada grupo realizará uma apresentação que incluirá uma explicação oral e uma performance prática da dança estudada, promovendo uma experiência de aprendizagem ativa e engajadora. Esta atividade visa não somente enriquecer o conhecimento dos alunos sobre a diversidade das formas de dança e suas raízes culturais, mas também desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, expressão corporal e comunicação.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão profunda e apreciação das danças populares ao longo das décadas dentro de seus contextos históricos e culturais. Visando o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, colaboração, expressão oral e corporal, a atividade pretende engajar os estudantes na exploração de diferentes gêneros de dança, incentivando o pensamento crítico sobre a evolução da dança e sua função como meio de expressão cultural. Através desta abordagem prática e colaborativa, espera-se que os alunos ganhem insights sobre a importância da dança como forma de arte, bem como sobre sua influência na sociedade ao longo do tempo.

  • Compreender o contexto histórico e cultural das danças populares de diferentes décadas.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, colaboração e comunicação.
  • Praticar a expressão oral e corporal através de apresentações.
  • Fomentar a apreciação pelas formas artísticas e sua evolução.
  • Analisar criticamente a influência das danças no contexto social e cultural.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR09: Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.
  • EF69AR10: Explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado, abordando, criticamente, o desenvolvimento das formas da dança em sua história tradicional e contemporânea.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange a exploração da história da dança, com ênfase nas danças populares que marcaram cada década. Através da pesquisa e análise, os alunos irão identificar aspectos-chave como as influências culturais, sociais e políticas que moldaram essas danças, bem como os principais movimentos e artistas de cada época. Este estudo permitirá aos estudantes uma compreensão abrangente da diversidade e riqueza das formas de expressão através da dança, observando as mudanças e continuidades nas práticas dançantes ao longo do tempo.

  • Contexto histórico e cultural das danças populares de diferentes décadas.
  • Características principais das danças de cada época estudada.
  • Influências sociais, culturais e políticas nas danças.
  • Principais movimentos e artistas influentes na história da dança.
  • Evolução das danças e sua relevância cultural e artística.

Metodologia

Utilizando uma metodologia ativa, esta atividade promove o aprendizado através da participação direta dos alunos. A divisão dos grupos por década permite uma abordagem diversificada, em que cada equipe realiza sua pesquisa específica, seguida de discussões em grupo para troca de informações e planejamento da apresentação. Esta metodologia enfatiza a pesquisa, análise e interpretação crítica dos alunos, além de oportunizar a prática de expressão corporal e oral durante as performances, transformando a sala de aula em um espaço dinâmico de aprendizagem colaborativa.

  • Pesquisa em grupo sobre danças de uma década.
  • Discussões em grupo para troca de informações e planejamento.
  • Preparação e realização de apresentações orais e práticas.
  • Análise crítica e reflexões sobre as danças estudadas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira aula, os grupos serão formados e a tarefa será explicada, seguida pelo início da pesquisa. A segunda aula será dedicada às apresentações, permitindo que cada grupo compartilhe o que aprendeu através de uma explicação oral e uma performance.

  • Aula 1: Formação dos grupos e início da pesquisa.
  • Aula 2: Apresentações dos grupos.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada em critérios como a profundidade e a precisão da pesquisa, a clareza da explicação oral, a criatividade e a autenticidade da performance de dança, além da colaboração e participação ativa de cada membro do grupo. Será dada atenção especial ao entendimento e representação do contexto histórico e cultural das danças apresentadas. Feedback construtivo será oferecido para cada apresentação, destacando pontos fortes e áreas para melhoria. Exemplos de comportamentos ou aspectos avaliados incluirão a capacidade do grupo de envolver a audiência, a originalidade na escolha da dança e a coerência entre a explicação oral e a performance.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem acesso à internet para pesquisa, materiais de áudio e vídeo para a visualização de danças, espaços adequados para ensaios e apresentações, além de figurinos ou acessórios para as performances, se possível. O suporte de recursos audiovisuais será útil para as apresentações, como caixas de som e projetor. Estes recursos facilitarão a pesquisa, ensaio e apresentações finais, garantindo uma experiência de aprendizado rica e imersiva.

  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Materiais de áudio e vídeo.
  • Espaço para ensaios e apresentações.
  • Figurinos ou acessórios para as performances.
  • Recursos audiovisuais para apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo