Danças do Mundo: Uma Viagem Cultural

Desenvolvida por: Deise … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Diversidade Cultural

A atividade 'Danças do Mundo: Uma Viagem Cultural' é planejada para envolver os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental na exploração da diversidade cultural e artística global, por meio das danças tradicionais em diferentes países. Divididos em grupos, os estudantes terão a tarefa de escolher um país e investigar suas danças tradicionais, a história por trás delas, seus movimentos característicos e a importância cultural dessas danças na sociedade escolhida. Após um período de pesquisa, cada grupo será encarregado de preparar uma apresentação multimídia e uma breve demonstração prática da dança estudada. Esta parte prática deve incluir a execução de movimentos característicos da dança. O objetivo é facilitar uma experiência de aprendizagem imersiva, promovendo o respect pelo respeito pela diversidade e valorizando as tradições dançantes ao redor do mundo.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como principais objetivos proporcionar aos alunos uma oportunidade única de explorar diferentes culturas através de suas danças tradicionais, desenvolver a habilidade de pesquisa e trabalho em equipe, e, sobretudo, fomentar o respeito e a apreciação pela diversidade cultural. Os alunos praticarão a apresentação oral e corporal, aprimorando suas habilidades de comunicação, enquanto aprendem sobre a história, variações de movimentos e simbolismos envolvidos nas danças de diferentes nações. Espera-se que, através desta atividade, os estudantes desenvolvam uma maior conscientização socioeal e um melhor entendimento do papel que as artes desempenham na expressão identitária e na integração cultural.

  • Explorar a diversidade cultural através das danças tradicionais dos países.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e comunicação.
  • Promover o respeito e apreciação pelas tradições culturais globais.
  • Aprender sobre a história, movimentos característicos e importância das danças estudadas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR09: Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.
  • EF69AR13: Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras práticas de dança de diferentes matrizes estéticas e culturais como referência para a criação e a composição de danças autorais, individualmente e em grupo.
  • EF69AR15: Discutir as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola e em outros contextos, problematizando estereótipos e preconceitos.

Conteúdo Programático

A proposta da atividade permite um profundo mergulho na compreensão das práticas culturais de dança ao redor do mundo, estimulando nos alunos a capacidade de pesquisa, análise e interpretação de conteúdos artísticos e culturais. A metodologia promove a participação ativa dos alunos, incentivando a curiosidade e o desejo de aprender sobre as manifestações culturais globais e suas particularidades. O conceito de diversidade será abordado não só teoricamente, mas vivenciado na prática.

  • História das danças tradicionais
  • Movimentos característicos das danças
  • Aspectos culturais e sociais associados às danças
  • Preparação e execução de apresentações

Metodologia

Utilizando-se da metodologia ativa, esta atividade promove um aprendizado centrado no aluno, onde o mesmo é protagonista de sua jornada educacional. Os grupos realizarão pesquisas, discussões e práticas colaborativas, facilitando a troca de conhecimentos e a experimentação prática. A finalização com apresentações busca consolidar o aprendizado adquirido, estimulando a capacidade crítica, criativa e de execução prática dos movimentos estudados. Esta abordagem assegura um aprendizado mais significativo e duradouro.

  • Pesquisa em grupo sobre danças tradicionais
  • Análise e discussão em sala sobre as danças escolhidas
  • Preparação e prática dos movimentos da dança
  • Apresentação e demonstração das danças

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está programada para ser realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução do projeto, escolha dos países e início da pesquisa. Na segunda aula, os grupos farão seus ensaios finais e apresentarão suas danças e pesquisas. schedule_items: [ Aula 1: Introdução da atividade, formação dos grupos, escolha dos países e início da pesquisa.

Avaliação

A avaliação será feita com base na qualidade e profundidade da pesquisa realizada, na criatividade e autenticidade da apresentação e na habilidade de demonstrar os movimentos característicos da dança escolhida. A avaliação considerará também o trabalho em equipe, a participação e o engajamento durante todo o processo. Serão fornecidos feedbacks construtivos, visando estimular a reflexão sobre o aprendizado e aprimoramento contínuo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, sistema de som para reprodução das músicas durante as apresentações, materiais para confecção de figurinos (opcional) e espaços adequados tanto para os ensaios quanto para as apresentações finais. resources_items: [ Acesso à internet

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo