Debates Artísticos: O Teatro Através dos Tempos

Desenvolvida por: Willya… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Evolução do Teatro

Esta atividade pedagógica convida os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental a empreenderem uma jornada através da história do teatro. Inicialmente, será apresentada uma linha do tempo destacando os marcos significativos e as transformações do teatro desde suas origens até os dias atuais. Os estudantes serão agrupados e a cada um será atribuída uma era ou movimento teatral específico para investigar mais a fundo. Eles explorarão as nuances, estilos, desafios e funções teatrais que caracterizam seu período designado, com ênfase na evolução da performance, dramaturgia e cenografia. A pesquisa culminará em uma Roda de Debate, onde os grupos compartilharão suas descobertas, estimulando o diálogo e a reflexão crítica sobre a evolução do teatro e sua relevância cultural ao longo dos séculos. O objetivo é que os alunos desenvolvam uma compreensão abrangente dos diversos aspectos históricos e artísticos do teatro, reconhecendo as contribuições de artistas que influenciaram e foram influenciados pelo contexto de suas épocas.

Objetivos de Aprendizagem

O cerne desta atividade é capacitar os alunos a compreenderem e apreciarem o teatro como uma forma de arte evolutiva que reflete os contextos sociais, políticos e culturais de diferentes períodos históricos. A investigação dirigida sobre os movimentos teatrais e a subsequente Roda de Debate visam promover habilidades de pesquisa, pensamento crítico, colaboração e comunicação eficaz. A dinâmica da atividade estimula a análise comparativa e argumentação, fundamentais para a apreciação artística e a capacidade de reconhecer o impacto social do teatro ao longo do tempo.

  • Conhecer a cronologia e os principais movimentos do teatro mundial.
  • Investigar as características específicas dos diferentes períodos teatrais.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações.
  • Praticar a comunicação eficaz e argumentação em debates.
  • Apreciar a diversidade e a evolução das expressões teatrais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR24: Reconhecer e apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro.
  • EF69AR28: Investigar e experimentar diferentes funções teatrais e discutir os limites e desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo.

Conteúdo Programático

Este plano de aula aborda a rica tapeçaria da história do teatro, destacando os marcos principais, estilos teatrais, principais figuras e os diversos contextos culturais. Ao orientar os alunos numa exploração detalhada dos desenvolvimentos que moldaram a arte teatral, pretendemos fomentar uma compreensão abrangente das forças históricas, técnicas e pessoais que impulsionaram sua evolução. Este conhecimento contextual profundo serve de base para realizar investigações aprofundadas nas características particulares de diferentes épocas e movimentos teatrais.

  • Origens e história antiga do teatro
  • Teatro medieval e renascentista
  • Era do Iluminismo e teatro neoclássico
  • Movimentos de vanguarda e teatro moderno
  • Teatro contemporâneo e as novas tendências

Metodologia

A metodologia adotada combina aprendizagens baseadas em projetos com a técnica da Roda de Debate, promovendo uma abordagem ativa e participativa. Os alunos serão divididos em grupos, com cada grupo responsável pela exploração de um movimento teatral específico. Esta investigação será guiada por recursos e questões fornecidos pela professora, mas focada na autonomia dos estudantes em descobrir, analisar e apresentar suas conclusões. A fase de debates funcionará como um fórum para a troca de ideias, onde os alunos poderão defender seus pontos de vista, contrastar perspectivas e construir uma visão coletiva sobre a evolução do teatro.

  • Apresentação interativa da linha do tempo do teatro
  • Divisão em grupos para pesquisa focada
  • Preparação e realização da Roda de Debate
  • Utilização de tecnologias digitais para pesquisa e apresentação
  • Feedback construtivo e reflexão guiada após os debates

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a apresentação da linha do tempo e a divisão dos grupos, seguida do início da pesquisa. A segunda aula será dedicada à Roda de Debate, onde os grupos apresentarão suas descobertas e discutirão com os colegas.

  • Aula 1: Introdução ao teatro e início da pesquisa em grupos
  • Aula 2: Roda de Debate e reflexão final

Avaliação

A avaliação será baseada em critérios como profundidade da pesquisa, eficácia da comunicação durante o debate, capacidade de argumentação e colaboração em grupo. Será dada particular atenção à compreensão demonstrada pelos alunos das características distintivas do período ou do movimento teatral que investigaram e como souberam compartilhar e discutir essas informações com os colegas. O feedback será oferecido logo após os debates, destacando pontos de força e propostas de melhoria.

Materiais e ferramentas:

Os recursos incluirão acesso a bibliotecas e a internet para pesquisa, além de materiais como vídeos, artigos e livros sobre história do teatro. Também serão utilizados recursos visuais, como slides e imagens, para apoiar a apresentação da linha do tempo e enriquecer as discussões na Roda de Debate.

  • Acesso à biblioteca e recursos online
  • Vídeos e documentários sobre teatro
  • Slides e material visual da linha do tempo do teatro
  • Artigos e livros sobre as épocas e movimentos teatrais
  • Espaço físico adequado para a realização da Roda de Debate

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo