Nesta atividade, os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos às características distintas do impressionismo e do expressionismo, duas correntes artísticas significantes. Através de uma metodologia ativa, os alunos serão divididos em dois grupos para criar murais ou grandes folhas de papel que representem uma das correntes artísticas. Este exercício prático permitirá aos alunos não apenas compreender melhor as técnicas e emoções associadas a essas escolas de arte, mas também desenvolver habilidades de colaboração e argumentação. Após as criações, será realizado um debate em que cada grupo defenderá as qualidades da corrente escolhida, discutindo as emoções e técnicas utilizadas em seus trabalhos. Para finalizar a atividade, os alunos preencherão um questionário refletindo sobre as diferenças e semelhanças observadas entre as duas correntes durante o debate e o processo de criação.
O objetivo principal desta atividade é oferecer aos alunos a oportunidade de explorar suas habilidades de criação artística através da imersão em duas correntes significativas da arte: o impressionismo e o expressionismo. Além disso, visa promover o desenvolvimento do pensamento crítico, da capacidade argumentativa e da colaboração entre estudantes ao dividí-los em grupos para uma criação coletiva e um subsequente debate. Essa abordagem também busca aprimorar o entendimento dos alunos sobre as técnicas artísticas, a expressão emocional na arte e a capacidade de observar e analisar criticamente obras de arte e estilos artísticos.
O conteúdo programático abordará inicialmente um estudo teórico breve sobre as principais características do impressionismo e do expressionismo, explorando os contextos históricos, as técnicas utilizadas e as emoções que cada corrente pretende evocar. Seguindo para a prática, os alunos aplicarão o conhecimento adquirido na criação de obras artísticas coletivas, fortalecendo seu entendimento através da experiência direta. Esta exploração prática será complementada por um debate, incentivando a análise crítica e a expressão de ideias.
Utilizando uma abordagem metodológica ativa, esta atividade enfatiza a aprendizagem através da experiência e da participação direta dos alunos. A divisão em grupos fomenta um ambiente colaborativo, onde os estudantes podem compartilhar ideias, discutir conceitos e co-criar, fortalecendo a aprendizagem coletiva. O debate promove a defesa de pontos de vista e o desenvolvimento do pensamento crítico, enquanto o preenchimento do questionário final permite uma reflexão individual sobre o aprendizado realizado.
A atividade se desenvolverá ao longo de duas aulas de 40 minutos, totalizando 80 minutos. Na primeira aula, serão abordados os conteúdos teóricos e iniciará-se a criação das obras. A segunda aula será dedicada à conclusão das criações, realização do debate e preenchimento do questionário final.
A avaliação desta atividade será formativa e continuada, levando em consideração a participação ativa dos alunos, a colaboração em grupo, a qualidade e originalidade das obras de arte criadas, bem como a capacidade argumentativa demonstrada durante o debate. Além disso, as respostas do questionário final serão analisadas para avaliar o nível de reflexão e compreensão dos alunos sobre as correntes estudadas. Exemplos de critérios de avaliação podem incluir criatividade na representação artística, fundamentação das argumentações no debate e profundidade de reflexão no questionário.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais como tintas, pincéis, grandes folhas de papel ou telas, além de recursos audiovisuais para a apresentação inicial sobre as correntes do impressionismo e do expressionismo. Estes materiais e recursos contribuirão para que os alunos possam explorar plenamente seu potencial criativo e aprofundar seu conhecimento teórico.
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