Expedição Artística: Em Busca dos Estilos pela Cidade

Desenvolvida por: Carlos… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Arquitetura e Urbanismo

A atividade 'Expedição Artística: Em Busca dos Estilos pela Cidade' é uma jornada educativa projetada para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, com o propósito de explorar a riqueza e diversidade dos estilos arquitetônicos presentes em suas cidades, focando especialmente nos estilos neoclássico, barroco e rococó. Os alunos serão divididos em pequenos grupos e realização senhas uma saída de campo para identificar, fotografar e analisar igrejas locais que sejam exemplos desses estilos arquitetônicos. Utilizando smartphones ou câmeras, os estudantes capturarão aspectos únicos e elementos decorativos que definem cada estilo, aprendendo a observar o ambiente urbano de maneira crítica e apreciativa. Esta experiência de aprendizagem não só enriquecerá o conhecimento dos alunos sobre a história da arte e arquitetura mas também desenvolverá habilidades de trabalho em equipe, observação detalhada e apresentação eficaz.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é fomentar nos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental a capacidade de reconhecer e diferenciar estilos arquitetônicos, particularmente o neoclássico, barroco e rococó, através de uma imersão direta no ambiente urbano. Os alunos aprenderão a identificar características únicas de cada estilo e entenderão o contexto histórico e a importância cultural por trás desses movimentos artísticos. Através da fotografia e do trabalho em equipe, eles desenvolverão uma apreciação pela arte e arquitetura, além de aprimorar a habilidade de comunicação ao apresentarem suas descobertas. Esta atividade visa também instigar uma curiosidade contínua pelos espaços culturais e históricos da cidade.

  • Identificar e diferenciar os estilos arquitetônicos neoclássico, barroco e rococó.
  • Desenvolver habilidades de observação e análise crítica do ambiente urbano.
  • Compreender o contexto histórico e a importância cultural dos estilos arquitetônicos estudados.
  • Aprimorar a capacidade de trabalho em equipe e de comunicação.
  • Incentivar o uso da tecnologia como ferramenta de aprendizado e documentação artística.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR02: Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • EF69AR04: Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.
  • EF69AR06: Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.

Conteúdo Programático

Este plano de aula introduz os alunos aos fundamentos da arquitetura e seus impactos culturais e históricos, focando em três estilos principais: neoclássico, barroco e rococó. Através da observação e análise em saídas de campo, os estudantes explorarão os aspectos arquitetônicos e decorativos desses estilos, compreendendo sua evolução e significado dentro do contexto artístico e social. Esta exploração será complementada por atividades de pesquisa e apresentações em grupo, proporcionando uma visão abrangente da influência desses estilos na paisagem urbana.

  • Introdução aos estilos arquitetônicos: neoclássico, barroco e rococó.
  • Elementos arquitetônicos e decorativos característicos de cada estilo.
  • Contexto histórico e influências culturais dos estilos estudados.
  • Técnicas de fotografia para documentação arquitetônica.
  • Analise crítica e apresentação de informações coletadas em campo.

Metodologia

Utilizaremos a metodologia ativa 'Saída de Campo' como base para esta atividade, promovendo o aprendizado experiencial através da exploração direta do ambiente urbano. Os alunos serão incentivados a observar, questionar e discutir em grupos pequenos, aplicando técnicas de fotografia para documentar suas descobertas. Após a coleta de imagens e informações, os grupos trabalharão juntos para analisar suas observações e preparar uma apresentação, que será compartilhada com a turma, incentivando a troca de ideias e feedbacks construtivos.

  • Divisão dos alunos em grupos para as atividades de campo.
  • Orientações sobre técnicas de fotografia e observação arquitetônica.
  • Pesquisa guiada durante a saída de campo.
  • Sessões de análise coletiva e preparação de apresentações.
  • Apresentações finais e discussão em classe.

Aulas e Sequências Didáticas

Com uma carga horária total de 20 horas, o plano de aula será dividido em 10 aulas de 120 minutos cada, intercalando entre sessões teóricas em sala de aula, atividades de pesquisa, saídas de campo para observação e fotografia, análise coletiva e preparação, e por fim, apresentações dos trabalhos.

  • Aula 1: Introdução aos estilos arquitetônicos e preparação para a saída de campo.
  • Aula 2: Orientações sobre fotografia e observação arquitetônica.
  • Aula 3 e 4: Saída de campo para documentação.
  • Aula 5 e 6: Análise das fotografias e organização dos dados coletados.
  • Aula 7 e 8: Preparação das apresentações em grupo.
  • Aula 9 e 10: Apresentações finais e discussão em classe.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante todas as etapas do projeto, desde as saídas de campo até as apresentações finais. Será dada especial atenção à originalidade e criatividade nas fotografias, profundidade da análise arquitetônica e clareza na comunicação durante as apresentações. A colaboração entre os membros do grupo e a capacidade de síntese das informações coletadas em um contexto histórico e artístico relevante também serão critérios importantes. Exemplos de sucesso poderiam incluir um portfólio fotográfico bem organizado que evidencia um entendimento dos estilos arquitetônicos, acompanhado de uma apresentação que explora não apenas as características visuais, mas também o impacto cultural desses estilos.

Materiais e ferramentas:

Para a implementação desta atividade, utilizaremos diversos recursos, incluindo material didático sobre arte e arquitetura, câmeras ou smartphones para a documentação fotográfica, acesso à internet para a pesquisa de informações adicionais, e software de apresentação para a organização e exibição dos trabalhos dos alunos. Além disso, será necessária a coordenação para as saídas de campo, garantindo uma experiência segura e produtiva para todos os envolvidos.

  • Material didático sobre estilos arquitetônicos.
  • Smartphones ou câmeras fotográficas.
  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Software de apresentação (ex: PowerPoint, Google Slides).
  • Autorizações para saídas de campo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo