A aula intitulada 'Explorando São Félix do Xingu: um Passeio Virtual' tem como propósito promover uma interpretação crítica e investigativa dos aspectos históricos, sociais e políticos do patrimônio arquitetônico local. Os alunos, a partir do uso de ferramentas digitais, criarão um tour virtual que valoriza a história e o significado cultural de cada construção, analisando evidentemente as influências eurocêntricas e locais. O objetivo é ampliar o conhecimento dos estudantes sobre a relevância social do patrimônio e como a arquitetura pode ser um ponto de reflexão e conexão com a história da comunidade.
O desenvolvimento dos alunos será focado na capacidade de vincular a arquitetura local a eventos históricos e às influências culturais manifestadas nas construções. Isso servirá para fomentar a consciência crítica sobre representações eurocêntricas versus valores locais, com uma análise cuidadosa das construções escolhidas.
A proposta curricular abrange uma exploração rica da história local, onde os alunos são imersos em uma atividade prática que destaca a importância arquitetônica do município. Este exercício visa a promoção da reflexão crítica e a valorização do conhecimento local, conectando a aprendizagem teórica com o desenvolvimento de habilidades práticas.
A metodologia proposta favorece o engajamento ativo dos estudantes por meio de um trabalho de investigação colaborativa, uso de tecnologia para aprendizado significativo, e análise crítica da informação coletada. Isso facilita a conexão entre a teoria vista em sala de aula e sua aplicação prática.
O cronograma da atividade foi elaborado para proporcionar tempo adequado para que os alunos possam pesquisar, desenvolver e apresentar suas descobertas de maneira eficaz, garantindo assim um entendimento profundo dos tópicos estudados.
A avaliação será baseada em critérios como a qualidade da pesquisa, a clareza e criatividade das apresentações multimídias e a profundidade da análise crítica realizada pelos alunos. Exemplos incluem a capacidade dos alunos de identificar influências culturais específicas e discutir suas descobertas de maneira consistente e articulada. O feedback também será dado com base na participação e cooperação em grupo durante a atividade.
Os recursos e materiais selecionados para a atividade têm como objetivo apoiar os alunos no desenvolvimento de suas habilidades de pesquisa e apresentação, assim como fornecer ferramentas tecnológicas adequadas para a criação de tours virtuais envolventes.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula