Explorando São Félix do Xingu: um Passeio Virtual

Desenvolvida por: Saiona… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Patrimônio Arquitetônico e Cultural

A aula intitulada 'Explorando São Félix do Xingu: um Passeio Virtual' tem como propósito promover uma interpretação crítica e investigativa dos aspectos históricos, sociais e políticos do patrimônio arquitetônico local. Os alunos, a partir do uso de ferramentas digitais, criarão um tour virtual que valoriza a história e o significado cultural de cada construção, analisando evidentemente as influências eurocêntricas e locais. O objetivo é ampliar o conhecimento dos estudantes sobre a relevância social do patrimônio e como a arquitetura pode ser um ponto de reflexão e conexão com a história da comunidade.

Objetivos de Aprendizagem

O desenvolvimento dos alunos será focado na capacidade de vincular a arquitetura local a eventos históricos e às influências culturais manifestadas nas construções. Isso servirá para fomentar a consciência crítica sobre representações eurocêntricas versus valores locais, com uma análise cuidadosa das construções escolhidas.

  • Desenvolver uma compreensão sobre o contexto histórico das construções arquitetônicas locais.
  • Promover a discussão em torno das influências eurocêntricas e locais no patrimônio arquitetônico.
  • Incentivar o uso de ferramentas digitais para exploração e apresentação de informações culturais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR33: Analisar aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design etc.).

Conteúdo Programático

A proposta curricular abrange uma exploração rica da história local, onde os alunos são imersos em uma atividade prática que destaca a importância arquitetônica do município. Este exercício visa a promoção da reflexão crítica e a valorização do conhecimento local, conectando a aprendizagem teórica com o desenvolvimento de habilidades práticas.

  • História e evolução do patrimônio arquitetônico de São Félix do Xingu.
  • Influências culturais e sociais na arquitetura.
  • Aplicação de tecnologias digitais para criação de tours virtuais.

Metodologia

A metodologia proposta favorece o engajamento ativo dos estudantes por meio de um trabalho de investigação colaborativa, uso de tecnologia para aprendizado significativo, e análise crítica da informação coletada. Isso facilita a conexão entre a teoria vista em sala de aula e sua aplicação prática.

  • Trabalhos em grupo para aprofundamento da pesquisa sobre as construções.
  • Utilização de plataformas digitais para desenvolvimento de apresentações multimídia.
  • Exposição e análise crítica das produções dos alunos em sala.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi elaborado para proporcionar tempo adequado para que os alunos possam pesquisar, desenvolver e apresentar suas descobertas de maneira eficaz, garantindo assim um entendimento profundo dos tópicos estudados.

  • Aula 1: Apresentação da atividade, formação dos grupos de trabalho, escolha dos patrimônios a serem pesquisados, pesquisa e desenvolvimento das apresentações multimídia.

Avaliação

A avaliação será baseada em critérios como a qualidade da pesquisa, a clareza e criatividade das apresentações multimídias e a profundidade da análise crítica realizada pelos alunos. Exemplos incluem a capacidade dos alunos de identificar influências culturais específicas e discutir suas descobertas de maneira consistente e articulada. O feedback também será dado com base na participação e cooperação em grupo durante a atividade.

Materiais e ferramentas:

Os recursos e materiais selecionados para a atividade têm como objetivo apoiar os alunos no desenvolvimento de suas habilidades de pesquisa e apresentação, assim como fornecer ferramentas tecnológicas adequadas para a criação de tours virtuais envolventes.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Softwares de apresentação multimídia (ex: PowerPoint, Prezi, Canva).
  • Material de pesquisa (artigos, livros, entrevistas com historiadores locais).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo