FlashDebate: Arte & Tecnologia

Desenvolvida por: Paulo … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: O Impacto da Tecnologia nas Artes Visuais

Nesta atividade interativa, intitulada FlashDebate: Arte & Tecnologia, os estudantes do 8º ano terão a oportunidade de explorar e debater profundamente sobre como a tecnologia revoluciona as artes visuais. Através do formato de roda de debate, essa proposta pedagógica objetiva estimular o pensamento crítico, a capacidade analítica e a habilidade de argumentação dos alunos. Inicialmente, será realizado um estudo dirigido com o intuito de apresentar diversas formas de arte digital, desde pinturas digitais e fotografia digital até formas mais avançadas como animações e modelagem 3D, introduzindo os elementos constitutivos das artes visuais presentes nesses meios. Seguindo essa imersão no universo da arte digital, os alunos serão convidados a participar ativamente de uma roda de debate, onde poderão expressar suas visões, exemplos práticos e reflexões sobre o entrelaçamento da arte com a tecnologia, favorecendo a troca de experiências e o desenvolvimento de um pensamento crítico sobre o tema.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo central desta atividade é desenvolver nos alunos a capacidade de compreender e analisar criticamente as diversas maneiras pelas quais a tecnologia impacta tanto a criação quanto a apreciação das artes visuais. Busca-se fomentar uma compreensão ampliada sobre como os avanços tecnológicos expandem os horizontes da expressão artística, introduzindo novas ferramentas e possibilidades de criação. Além disso, essa proposta visa incentivar o uso eficaz da argumentação e do diálogo como meios de expressar opiniões fundamentadas, promovendo a habilidade de articular pensamentos de forma clara e construtiva em contextos de discussão.

  • Analisar o impacto da tecnologia na criação e apreciação das artes visuais
  • Desenvolver habilidades de argumentação e análise crítica
  • Explorar diferentes formas de arte digital e seus elementos visuais
  • Fomentar a capacidade de expressão de ideias e opiniões de forma clara e fundamentada
  • Compreender a relação entre avanços tecnológicos e expressões artísticas

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR04: Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.
  • EF69AR06: Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.
  • EF69AR31: Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

Conteúdo Programático

A proposta pedagógica envolve a análise crítica das artes visuais no contexto da tecnologia, explorando elementos como ponto, linha, forma, cor e espaço em diferentes formas de arte digital. Por meio deste estudo, os alunos poderão identificar e discutir os impactos da tecnologia na arte, compreendendo como diferentes práticas artísticas se relacionam com as dimensões sociais e culturais. Este direcionamento temático visa enriquecer o entendimento dos estudantes sobre a constante evolução da expressão artística através dos tempos.

  • Elementos constitutivos das artes visuais nas formas de arte digital
  • Impactos da tecnologia na criação e apreciação das artes visuais
  • Relação entre práticas artísticas e suas dimensões sociais e culturais
  • Análise de exemplos de arte digital e discussão sobre a expressão artística na era tecnológica

Metodologia

Adotando uma abordagem interativa, a atividade se inicia com um estudo dirigido sobre arte digital, seguido de uma roda de debate, estimulando os alunos a participarem ativamente com pontos de vista fundamentados. Esta metodologia promove a análise crítica e a argumentação, essenciais para a compreensão dos temas abordados. A prática de ensino Atividade Mão-na-massa, junto com a Aprendizagem Baseada em Projetos, permite que os alunos mergulhem profundamente nos conteúdos, promovendo um aprendizado significativo e engajado.

  • Estudo dirigido sobre arte digital e seus elementos
  • Roda de debate para expressão de opiniões e compartilhamento de ideias
  • Análise crítica de exemplos de arte digital
  • Aprendizagem Baseada em Projetos com criação própria de arte digital como aplicação prática

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade pedagógica está projetada para ser realizada em uma aula de 60 minutos. A primeira parte da aula será dedicada ao estudo dirigido e apresentação de arte digital, seguida pela roda de debate, onde os alunos poderão expressar e discutir suas ideias e opiniões. A atividade foi cuidadosamente planejada para maximizar o aproveitamento do tempo e estimular uma participação ativa dos alunos.

  • Aula 1: Introdução à arte digital e elementos visuais, seguida de roda de debate.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante a roda de debate e na capacidade de argumentação crítica demonstrada. Os pontos a serem considerados incluem a clareza das ideias expressas, a fundamentação de suas opiniões com exemplos práticos e a habilidade de ouvir e responder construtivamente às ideias dos outros. Além disso, será avaliada a aplicação dos conhecimentos adquiridos na criação de um projeto de arte digital próprio, verificando a compreensão e a aplicação dos elementos visuais estudados.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão utilizados recursos digitais como apresentações em PowerPoint sobre arte digital, acesso à internet para pesquisa de exemplos práticos de arte digital, softwares de criação artística como GIMP ou Adobe Photoshop para a parte prática da atividade e um espaço adequado para a realização da roda de debate. Estes recursos são essenciais para garantir uma experiência de aprendizado rica e imersiva, permitindo que os estudantes explorem as diversas facetas da arte digital.

  • Apresentações em PowerPoint sobre arte digital
  • Acesso à internet para pesquisa de exemplos
  • Softwares de criação artística (GIMP, Adobe Photoshop)
  • Espaço adequado para realização de roda de debate

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