Esta atividade pedagógica, 'Fotografia Com História', tem como propósito explorar a fotografia como uma expressão artística capaz de capturar e comunicar aspectos sociais, culturais e políticos. Primeiramente, os alunos terão a oportunidade de assistir a uma cuidadosa seleção de documentários curtos sobre fotógrafos reconhecidos pela habilidade de documentar elementos substanciais de suas sociedades, incluindo aspectos culturais, sociais e políticos. Após essa imersão inicial, será proposta uma investigação prática na qual os estudantes serão incentivados a produzir suas próprias fotografias. Estas deverão contar uma história ou expressar uma mensagem significativa, baseando-se em seus contextos escolares, familiares ou comunitários. Ao finalizar a etapa prática, cada aluno terá a oportunidade de selecionar uma de suas fotos para apresentar à turma, momento no qual deverão compartilhar o contexto, suas inspirações e as mensagens que desejavam comunicar através de suas obras. Esta atividade não somente busca desenvolver habilidades artísticas e criativas nos alunos, mas também promover uma profunda reflexão sobre os poderes da fotografia como ferramenta de comunicação e expressão pessoal.
O objetivo desta atividade é propiciar aos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental uma compreensão rica sobre como a fotografia pode servir como uma poderosa forma de arte e expressão, refletindo dimensões sociais, históricas e políticas. Busca-se que os estudantes desenvolvam não apenas a apreciação pela fotografia como arte, mas também a capacidade de utilizar a câmera como instrumento para contar suas próprias histórias e transmitir mensagens significativas. Através desta prática, os alunos irão desenvolver um olhar crítico sobre o papel da fotografia na sociedade, assim como habilidades técnicas e criativas para produzir suas próprias imagens expressivas.
O conteúdo desta atividade enfoca a exploração da fotografia como uma ferramenta multidimensional de expressão e comunicação. Os alunos serão introduzidos às variedades de estilos fotográficos e movimentos históricos, entendendo como essas formas visuais se relacionam com contextos sociais, culturais e políticos. Explorar-se-á a técnica fotográfica, desde composição até edição básica, capacitando os estudantes a criar obras que reflitam seus pontos de vista e experiências pessoais.
Adotaremos uma metodologia ativa, combinando a atividade Mão-na-massa com a Sala de Aula Invertida, para envolver os alunos em uma experiência de aprendizado dinâmica e participativa. Inicialmente, os alunos assistirão a documentários selecionados em casa, como preparação prévia. Em sala, debates guiados serão usados para discutir as obras dos fotógrafos estudados. Posteriormente, será realizada a sessão prática de fotografia, incentivando os alunos a explorar seu ambiente e expressar suas visões por meio de imagens. A finalização com apresentações individuais fomentará não apenas a capacidade de expressão oral, como também a análise e reflexão coletiva sobre as obras criadas.
A atividade será efetivada em uma aula de 1,2 horas, estruturadas da seguinte forma: uma revisão breve de 10 minutos das preparações prévias, seguida por 30 minutos de discussão em grupo e análise dos documentários, dedicando depois 40 minutos para a prática de fotografia e preparação para as apresentações finais.
A avaliação da atividade 'Fotografia Com História' será baseada na participação ativa dos alunos durante as discussões em classe, na qualidade técnica e criativa das fotografias apresentadas, assim como na capacidade dos alunos de articular seus pensamentos e intenções por trás das imagens criadas. Será dada especial atenção ao modo como os alunos conseguiram comunicar suas ideias e emoções através da fotografia, bem como na sua habilidade de contextualizar suas obras dentro dos temas discutidos. O uso de rubricas detalhadas para avaliar aspectos técnicos, criativos e reflexivos será empregado, oferecendo aos alunos um feedback construtivo e orientado.
Para otimizar o aprendizado nesta atividade, serão utilizados diversos recursos, incluindo acesso à internet para a visualização de documentários sobre fotografia, câmeras fotográficas ou smartphones com capacidade de câmera, computadores ou tablets para eventual edição das imagens, e espaços dentro e fora da escola favoráveis à captura de fotografias. Materiais adicionais incluem artigos e livros sobre teoria da fotografia, composição visual e análise crítica, os quais servirão como suporte teórico para os alunos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula