Improvisa, Galera!

Desenvolvida por: Danilo… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Teatro e improvisação

A atividade 'Improvisa, Galera!' consiste em uma série de encontros onde os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental serão desafiados a criar pequenas cenas teatrais a partir de prompts aleatórios, incluindo objetos, emoções ou cenários, sorteados no início de cada aula. Este exercício de improvisação visa estimular nos estudantes a criatividade, a colaboração em grupo, a expressão corporal e a rapidez de raciocínio. Divididos em grupos, eles terão um tempo determinado para conceber e ensaiar brevemente suas cenas antes de apresentá-las para os colegas. Esta metodologia ativa de aprendizagem, baseada em jogos, permite que os alunos vivenciem, de forma lúdica e interativa, aspectos fundamentais do teatro, como construção de personagens, narrativa e expressão emocional, promovendo também o desenvolvimento de habilidades socioemocionais importantes, como empatia, escuta ativa e trabalho em equipe.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivos principais fomentar a criatividade e inovação nos alunos, desenvolver competências ligadas à expressão corporal e verbal, melhorar a capacidade de trabalhar em grupo e sob pressão, assim como estimular a rapidez no processo de tomada de decisões. Além disso, busca-se também aprimorar as habilidades de escuta ativa e respeito pelas ideias dos outros, elementos fundamentais para uma convivência harmoniosa em sociedade. Ao criar e apresentar cenas improvisadas, os alunos estarão não apenas explorando novas formas de expressão, como também serão incentivados a pensar criticamente sobre as várias maneiras de interpretar uma mesma situação ou emoção.

  • Estimular a criatividade e inovação
  • Desenvolver habilidades de expressão corporal e verbal
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração
  • Aprimorar a capacidade de rápida tomada de decisão
  • Fomentar a escuta ativa e o respeito por diferentes perspectivas

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP53 - Exercitar a expressão corporal e verbal em apresentações diversas

Conteúdo Programático

O conteúdo programático proposto engloba a introdução aos conceitos básicos do teatro e da improvisação, abrangendo técnicas de expressão corporal, construção de personagem, dinâmicas de grupo e criação de cenas. Enfatiza-se a aprendizagem experiencial e a reflexão sobre o processo de criação, por meio da prática de improvisação teatral. Assim, alunos terão a oportunidade de desenvolver competências comunicativas e expressivas, fundamentais para a sua formação integral.

  • Introdução ao teatro e improvisação
  • Técnicas de expressão corporal
  • Construção de personagem
  • Criação e desenvolvimento de cenas

Metodologia

A metodologia adotada para a realização da atividade 'Improvisa, Galera!' é a Aprendizagem Baseada em Jogos, que promove um ambiente lúdico para o processo de ensino-aprendizagem. Através da improvisação teatral, os alunos serão estimulados a pensar criticamente, trabalhar em equipe e desenvolver criatividade. As sessões serão compostas por aquecimentos, divisão de grupos, sorteio de prompts e tempo dedicado à criação e ensaio das cenas. Em seguida, acontecerão as apresentações e a reflexão conjunta sobre as atuações, permitindo a troca de feedbacks construtivos.

  • Apresentação do conceito de improvisação teatral
  • Aquecimentos e jogos de desinibição
  • Sorteio de prompts e formação de grupos
  • Criação, ensaio e apresentação das cenas
  • Reflexão e feedback sobre as apresentações

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em um total de 20 horas, distribuídas em dez aulas de 120 minutos cada. Este tempo será distribuído entre a exposição dos conteúdos, prática de improvisação, apresentações e análises críticas das cenas criadas pelos alunos. Busca-se, com isso, proporcionar um aprendizado integral e abrangente, respeitando o ritmo de aprendizagem de cada estudante.

  • Aula 1: Introdução à improvisação e ao teatro
  • Aula 2: Aquecimentos e jogos de desinibição
  • Aula 3-4: Técnicas de expressão corporal e voz
  • Aula 5-6: Prática de construção de personagem e narrativa
  • Aula 7-8: Criação e ensaio de cenas em grupos
  • Aula 9: Apresentação das cenas e feedback
  • Aula 10: Análise e reflexão crítica das apresentações

Avaliação

A avaliação desta atividade será processual e formativa, levando em conta a participação, o engajamento, a colaboração em grupo e a criatividade demonstrada durante as improvisações. A qualidade das apresentações, embora importante, será considerada em conjunto com o processo criativo dos alunos. Feedbacks construtivos serão dados após cada apresentação, estimulando a reflexão sobre a performance e a identificação de áreas para desenvolvimento. Por exemplo, aspectos como clareza na expressão, originalidade das ideias, coesão grupal e capacidade de adaptação a feedbacks receberão atenção especial durante a avaliação.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização da atividade 'Improvisa, Galera!' incluem um espaço amplo o suficiente para comportar a movimentação dos grupos, objetos variados para serem usados como prompts (p.ex., chapéus, bolas, lenços), sistema de som para a reprodução de músicas ou sons ambientais que possam inspirar as cenas, além de materiais básicos como papel e canetas para anotações e preparação das improvisações. Estes recursos proporcionam suporte para que os alunos explorem sua criatividade e expressividade de maneira efetiva.

  • Espaço amplo para práticas teatrais
  • Objetos diversos para uso como prompts
  • Sistema de som
  • Materiais para anotação (papel e canetas)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo