Mistérios da Mona Lisa: Diálogos e Criação

Desenvolvida por: Dhione… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Arte
Temática: Estudo e Reinterpretação da Mona Lisa

Nesta atividade para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, os estudantes serão organizados em grupos e terão a oportunidade de explorar os mistérios e conceitos artísticos envolvidos na obra-prima de Leonardo da Vinci, a Mona Lisa. Os alunos começarão examinando os aspectos técnicos da obra, incluindo a técnica de sfumato utilizada por da Vinci, as proporções da figura e o famoso enigma do sorriso da Mona Lisa. A discussão inicial servirá como base para que cada grupo colabore na criação de uma nova interpretação visual da Mona Lisa, onde incorporarão elementos contemporâneos e pessoais, refletindo influências atuais e sua criatividade pessoal. Utilizando uma variedade de materiais, os alunos irão materializar suas ideias de forma original e significativa, culminando em uma apresentação colaborativa que celebra tanto a tradição quanto a inovação artística.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são projetados para encorajar os alunos a envolverem-se profundamente com a análise crítica de uma obra de arte icônica, aplicando esses insights para produzir criações originais que refletem suas experiências e interpretações pessoais. Esta abordagem promove habilidades de apreciação artística, pensamento crítico, e colaboração entre os alunos.

  • Promover o entendimento das técnicas artísticas utilizadas por Leonardo da Vinci.
  • Incentivar a interpretação pessoal e a reinvenção criativa de uma obra clássica.
  • Fomentar o trabalho colaborativo na produção de arte visual.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR02: Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • EF69AR06: Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.
  • EF69AR07: Dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade inclui uma exploração abrangente dos elementos técnicos e estilísticos da Mona Lisa, possibilitando que os alunos compreendam e respondam à arte de forma prática e inovadora. Ao analisar e reinterpretar esta peça, os alunos serão estimulados a relacionar estilos artísticos históricos com suas próprias experiências culturais, transportando estas influências para suas criações visuais.

  • Análise dos elementos técnicos da Mona Lisa.
  • Discussão sobre a técnica de sfumato e proporções.
  • Reinterpretação criativa da obra com elementos contemporâneos.

Metodologia

A metodologia aplicada nestas aulas enfatiza a aprendizagem ativa e colaborativa, convidando os alunos a serem tanto analistas quanto criadores. Destina-se a envolver os alunos em discussões críticas e em processos criativos práticos, incentivando o diálogo, a troca de ideias e a expressão artística conjunta e individual. Essa abordagem integrada visa aprofundar o engajamento dos alunos com o conteúdo de forma dinâmica e participativa.

  • Organização dos alunos em grupos para discussão e colaboração.
  • Análise detalhada de técnicas de da Vinci como estudo de caso.
  • Criação de uma nova obra utilizando materiais diversos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta atividade foi estruturado para incluir todas as etapas essenciais dentro de um período de 60 minutos, permitindo um equilíbrio entre instrução teórica e atividade prática. Este formato é ideal para o objetivo de criar uma experiência de aprendizagem envolvente e eficaz.

  • Aula 1: Introdução à Mona Lisa, discussão e atividade prática de criação.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada em múltiplos critérios, para fornecer uma visão holística do engajamento e desempenho dos alunos. O primeiro critério incluirá a participação e contribuição nas discussões de grupo, evidenciando o engajamento crítico com o material teórico. Em seguida, será avaliada a originalidade e criatividade manifestadas na obra reimaginada, considerando como os elementos contemporâneos foram integrados. Também será avaliada a capacidade dos alunos de trabalharem de forma colaborativa e eficaz, refletindo a dinâmica de grupo e o manejo dos recursos e tempo. Exemplos de aplicação incluem a avaliação do uso inovador de materiais e a coerência temática entre a análise teórica e a aplicação prática nas recriações visuais.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, os alunos necessitarão de acesso a uma variedade de materiais artísticos que permitam experimentação e expressão livre. Os recursos serão escolhidos para maximizar a acessibilidade e inovação, permitindo que os alunos explorem de forma prática suas ideias ao criar as versões reinterpretadas da Mona Lisa.

  • Imagens da Mona Lisa para referência.
  • Diversos tipos de materiais artísticos (tintas, papéis, etc.).
  • Equipamentos para apresentação das produções (e.g., cartolina, suporte para exposição).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo