Nessa atividade, os alunos terão a oportunidade de explorar a ampla diversidade cultural e artística do Cerrado, com ênfase nas ricas contribuições das comunidades indígenas locais. Após uma pesquisa individual realizada em casa, os estudantes serão reunidos em grupos, onde cada um será encarregado de elaborar uma porção de um grande mural colaborativo. Esse mural representará as complexas camadas de cultura, sociedade e arte presentes no Cerrado, enfatizando elementos como arte, artesanato, folclore e design indígenas. Esta atividade não só encoraja os alunos a valorizar e analisar criticamente o patrimônio cultural, mas também desenvolve habilidades essenciais de colaboração e apreciação estética, ao mesmo tempo em que promove a inclusão de perspectivas diversas na sala de aula.
O propósito desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão profunda da diversidade cultural e artística do Cerrado, enfatizando as contribuições das comunidades indígenas. As metas de aprendizagem incluem fomentar o respeito e a valorização pelo patrimônio cultural, estimular a capacidade de análise crítica do estudante e desenvolver suas habilidades de trabalho em equipe e apreciação estética. Através desta abordagem ativa e participativa, os estudantes serão capazes de conectar conhecimentos de diversas disciplinas e aplicá-los na criação de um projeto artístico colaborativo.
O conteúdo desta atividade envolve uma análise interdisciplinar, conectando conhecimentos de artes, história e geografia para uma compreensão abrangente do Cerrado e de sua diversidade cultural. Será destacada a importância do patrimônio cultural indígena, abordando-se temas como arte, artesanato, folclore e design. A metodologia ativa será aplicada para engajar os alunos em um processo de aprendizado participativo, onde a pesquisa e a práxis artística convergem para a criação de um mural representativo.
Esta atividade será desenvolvida através da metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', na qual os alunos serão encarregados de realizar uma pesquisa prévia sobre o tema em casa. Posteriormente, em sala de aula, serão formados grupos nos quais os alunos discutirão suas descobertas, sintetizando as informações e aplicando-as na criação de um mural coletivo. Esta abordagem fomenta a autonomia do aluno, a colaboração entre pares e a aplicação prática do conhecimento.
A carga horária total desta atividade é de 3 horas, subdividida em seis aulas de 50 minutos, ao longo de duas semanas. Inicialmente, os alunos realizarão a pesquisa prévia, seguida de discussão em grupo e planejamento do mural. A criação efetiva do mural ocupará os últimos encontros, culminando na apresentação dos resultados e discussão crítica.
A avaliação será baseada na participação individual e no desempenho coletivo durante todas as etapas da atividade, desde a pesquisa até a criação e apresentação do mural. Será dada ênfase à qualidade da pesquisa, criatividade, colaboração entre membros do grupo e capacidade de articulação e apresentação das ideias. Exemplos de critérios específicos incluem: profundidade e relevância da pesquisa realizada, contribuição individual para o projeto coletivo, inovação e originalidade do design do mural e eficácia na comunicação das ideias por meio do mural finalizado.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais variados para a criação do mural, como papel grande formato, tintas, pincéis, cola, tesouras, além de acesso a recursos de pesquisa como livros, artigos e sites confiáveis sobre o Cerrado e sua diversidade cultural. É também recomendável a utilização de dispositivos digitais para facilitar a pesquisa e o planejamento do projeto.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula