Mural da Diversidade: Arte e Cultura do Cerrado

Desenvolvida por: Regila… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes, História, Geografia
Temática: Diversidade Cultural e Artística do Cerrado

Nessa atividade, os alunos terão a oportunidade de explorar a ampla diversidade cultural e artística do Cerrado, com ênfase nas ricas contribuições das comunidades indígenas locais. Após uma pesquisa individual realizada em casa, os estudantes serão reunidos em grupos, onde cada um será encarregado de elaborar uma porção de um grande mural colaborativo. Esse mural representará as complexas camadas de cultura, sociedade e arte presentes no Cerrado, enfatizando elementos como arte, artesanato, folclore e design indígenas. Esta atividade não só encoraja os alunos a valorizar e analisar criticamente o patrimônio cultural, mas também desenvolve habilidades essenciais de colaboração e apreciação estética, ao mesmo tempo em que promove a inclusão de perspectivas diversas na sala de aula.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão profunda da diversidade cultural e artística do Cerrado, enfatizando as contribuições das comunidades indígenas. As metas de aprendizagem incluem fomentar o respeito e a valorização pelo patrimônio cultural, estimular a capacidade de análise crítica do estudante e desenvolver suas habilidades de trabalho em equipe e apreciação estética. Através desta abordagem ativa e participativa, os estudantes serão capazes de conectar conhecimentos de diversas disciplinas e aplicá-los na criação de um projeto artístico colaborativo.

  • Compreender a diversidade cultural e artística do Cerrado e suas influências.
  • Valorizar o patrimônio cultural e artístico indígena.
  • Desenvolver habilidades de colaboração e trabalho em equipe.
  • Estimular a análise crítica e apreciação estética.
  • Conectar conhecimentos interdisciplinares na criação de um mural.

Conteúdo Programático

O conteúdo desta atividade envolve uma análise interdisciplinar, conectando conhecimentos de artes, história e geografia para uma compreensão abrangente do Cerrado e de sua diversidade cultural. Será destacada a importância do patrimônio cultural indígena, abordando-se temas como arte, artesanato, folclore e design. A metodologia ativa será aplicada para engajar os alunos em um processo de aprendizado participativo, onde a pesquisa e a práxis artística convergem para a criação de um mural representativo.

  • Diversidade cultural do Cerrado
  • Contribuições indígenas: arte, artesanato, folclore e design
  • Análise de patrimônio cultural e artístico
  • Metodologia ativa: Sala de Aula Invertida
  • Criação de um mural colaborativo

Metodologia

Esta atividade será desenvolvida através da metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', na qual os alunos serão encarregados de realizar uma pesquisa prévia sobre o tema em casa. Posteriormente, em sala de aula, serão formados grupos nos quais os alunos discutirão suas descobertas, sintetizando as informações e aplicando-as na criação de um mural coletivo. Esta abordagem fomenta a autonomia do aluno, a colaboração entre pares e a aplicação prática do conhecimento.

  • Pesquisa prévia individual sobre o Cerrado
  • Discussão em grupo das descobertas
  • Planejamento e divisão de tarefas para criação do mural
  • Desenvolvimento colaborativo do mural
  • Apresentação e análise dos murais concluídos

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total desta atividade é de 3 horas, subdividida em seis aulas de 50 minutos, ao longo de duas semanas. Inicialmente, os alunos realizarão a pesquisa prévia, seguida de discussão em grupo e planejamento do mural. A criação efetiva do mural ocupará os últimos encontros, culminando na apresentação dos resultados e discussão crítica.

  • Aula 1: Apresentação do projeto e início da pesquisa prévia
  • Aula 2: Discussão em grupos das pesquisas realizadas
  • Aula 3: Planejamento do mural e divisão de tarefas
  • Aula 4: Início da criação do mural
  • Aula 5: Continuação da criação do mural
  • Aula 6: Conclusão e apresentação do mural

Avaliação

A avaliação será baseada na participação individual e no desempenho coletivo durante todas as etapas da atividade, desde a pesquisa até a criação e apresentação do mural. Será dada ênfase à qualidade da pesquisa, criatividade, colaboração entre membros do grupo e capacidade de articulação e apresentação das ideias. Exemplos de critérios específicos incluem: profundidade e relevância da pesquisa realizada, contribuição individual para o projeto coletivo, inovação e originalidade do design do mural e eficácia na comunicação das ideias por meio do mural finalizado.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais variados para a criação do mural, como papel grande formato, tintas, pincéis, cola, tesouras, além de acesso a recursos de pesquisa como livros, artigos e sites confiáveis sobre o Cerrado e sua diversidade cultural. É também recomendável a utilização de dispositivos digitais para facilitar a pesquisa e o planejamento do projeto.

  • Materiais para o mural: papel, tintas, pincéis, cola, tesouras
  • Recursos para pesquisas: livros, artigos, sites
  • Dispositivos digitais para organização e apresentação

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo