Oficina de Criatividade: Mãos à Obra!

Desenvolvida por: Celian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes Visuais
Temática: Processo Criativo e Expressão Artística

A oficina 'Mãos à Obra!' visa estimular a criatividade e a expressão individual dos alunos por meio do uso de diversos materiais artísticos. Os alunos explorarão tintas, papéis, argilas e recursos digitais para criar obras de arte únicas. A atividade tem como objetivo principal despertar a imaginação e a capacidade de simbolização dos participantes. O processo criativo será complementado por momentos de reflexão e análise coletiva, onde cada aluno poderá compartilhar sua experiência e discutir o significado de sua obra. Essa dinâmica não apenas enriquece o desenvolvimento individual, mas também promove o crescimento coletivo ao fomentar um ambiente de diálogo e troca cultural.

Objetivos de Aprendizagem

A oficina busca instigar nos alunos a capacidade de explorar diferentes materiais, permitindo que eles desenvolvam um olhar crítico sobre os processos criativos. A experimentação artística será um ponto central para que os alunos ampliem seu repertório estético e simbólico, promovendo a observação atenta e a apreciação crítica de suas produções e das dos colegas.

  • Estimular a criatividade e a expressão através do uso de materiais variados.
  • Promover a reflexão sobre o processo criativo individual.
  • Incentivar o diálogo e a troca de ideias em ambiente coletivo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR01: Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
  • EF69AR06: Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.
  • EF69AR07: Dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático é estruturado para que os alunos experimentem e reflitam sobre diferentes influências artísticas e estéticas. A diversidade de materiais e métodos oferece um panorama rico para o desenvolvimento de obras que expressem não só a criatividade individual, mas também as múltiplas formas de interação e comunicação visual.

  • Exploração de materiais artísticos variados: tintas, papéis, argilas e elementos digitais.
  • Processos criativos individuais e coletivos.
  • Reflexão e análise crítica do processo artístico.

Metodologia

A metodologia proposta para a oficina apoia-se em princípios de inclusão e colaboração, permitindo que os alunos explorem livremente sua criatividade. Ao promover momentos de reflexão em grupo, busca-se enriquecer a percepção individual e construir conhecimento coletivo a partir de diferentes experiências pessoais e culturais.

  • Aulas práticas e interativas em um ambiente colaborativo.
  • Discussões e reflexões em grupo sobre as produções.
  • Acompanhamento individualizado durante o processo criativo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é pensado para facilitar a exploração e a reflexão dos alunos ao longo de duas aulas de 50 minutos cada. A primeira aula será focada na exploração dos materiais e no início do processo criativo, enquanto a segunda será destinada à finalização das obras e à reflexão coletiva.

  • Aula 1 da atividade: Introdução ao uso de materiais e início do processo criativo.
  • Aula 2 da atividade: Conclusão das obras e discussão/reflexão coletiva.

Avaliação

A avaliação será contínua, considerando tanto o processo quanto o produto final. Os alunos serão avaliados pela participação ativa, originalidade, capacidade de simbolização e reflexão sobre seus próprios trabalhos. A apreciação e o respeito pelas produções dos colegas também serão aspectos considerados. Exemplos incluem a análise de como o aluno experimentou diferentes materiais e técnicas, e a habilidade para discutir e apresentar sua obra ao grupo, articulando suas ideias e percepções.

Materiais e ferramentas:

Os recursos escolhidos para a oficina abrangem uma variedade de materiais que incentivam a exploração criativa e o desenvolvimento de habilidades artísticas. Com o uso de materiais convencionais e digitais, os alunos poderão explorar distintas formas de expressão que enriquecem o processo de ensino-aprendizagem.

  • Tintas e pincéis variados.
  • Papéis de diferentes tipos e gramaturas. E.V.A. PARA CONFECÇÃO DE OBRAS DE ARTE. GARRAFAS PET PARA SEREM UTILIZADOS NA CNSTRUÇÃO COS TRABALHOS.                                                                       
  • Argilas e ferramentas de modelagem.
  • Tablets ou computadores para exploração digital.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo