Os Elementos da Arte em Ação

Desenvolvida por: Fabian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes visuais
Temática: Exploração dos elementos constitutivos das artes visuais em atividades práticas

Esta atividade permitirá que os alunos do 8º ano explorem os elementos fundamentais das artes visuais. A atividade começa com uma aula teórica para discutir os conceitos de forma, cor, linha, direção, espaço e movimento. Após a introdução teórica, haverá uma saída de campo onde os alunos observarão o ambiente natural, identificando e registrando os elementos artísticos discutidos. Durante as aulas subsequentes, os alunos criarão trabalhos artísticos individuais que representam suas observações, utilizando técnicas variadas para explorar direção, espaço e movimento. A culminância do projeto será uma exposição em sala de aula, onde os alunos apresentarão seus trabalhos, participando de uma sessão de avaliação com feedback construtivo, aplicando os conceitos aprendidos nas aulas. Essa abordagem prática e colaborativa visa ao desenvolvimento da compreensão das artes visuais através da vivência e criação artística.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em perceber e aplicar os elementos constitutivos das artes visuais. A vivência prática visa aprofundar o entendimento da teoria através da observação e criação artística, promovendo a análise crítica e a autoexpressão. Os alunos também terão a oportunidade de refinar suas habilidades de comunicação artística ao compartilhar suas observações e criações com os colegas e ao receber feedback construtivo.

  • Compreender e aplicar os elementos constitutivos das artes visuais em atividades práticas.
  • Desenvolver a habilidade de observação e análise crítica através da interação com o ambiente natural.
  • Fomentar a autoexpressão e a comunicação artística por meio de criação e crítica de trabalhos artísticos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR02: Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • EF69AR04: Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático inclui o estudo dos elementos das artes visuais, como forma, cor, linha, direção, espaço e movimento. Os alunos explorarão como esses elementos são aplicados em várias formas de expressões artísticas, tanto históricas quanto contemporâneas. Além disso, a atividade incorporará métodos de observação prática e técnicas de criação que permitem aos alunos experimentar pessoalmente esses conceitos. O conteúdo é estruturado para fornecer um equilíbrio entre a teoria e a prática, incentivando uma compreensão aprofundada dos elementos e de como eles influenciam a produção e interpretação artísticas.

  • Estudo dos elementos das artes visuais: forma, cor, linha, direção, espaço e movimento.
  • Aplicação prática dos conceitos através de observação de campo.
  • Criação e crítica de trabalhos artísticos individuais baseados nos conceitos aprendidos.

Metodologia

A metodologia adotada neste plano de aula inclui uma combinação de estratégias de ensino tradicionais e modernas para maximizar a interação e o aprendizado dos alunos. A introdução dos conceitos teóricos é feita por meio de uma aula expositiva invertida, onde os alunos são incentivados a pesquisar previamente sobre o tema. A saída de campo funciona como uma experiência prática de aprendizado, permitindo aos alunos interagir diretamente com o ambiente como estímulo à observação artística. As atividades subsequentes têm um caráter mais experimental, focando em criar um ambiente que encoraje a criatividade e expressão individual. Na culminância do projeto, a interação entre os alunos, somada à discussão e ao feedback construído de maneira coletiva, fortalece a aplicação prática dos conceitos aprendidos e estimula a autoavaliação e o pensamento crítico.

  • Sala de Aula Invertida
  • Saída de Campo
  • Criação artística prática
  • Exposição e crítica colegiada

Aulas e Sequências Didáticas

O planejamento das aulas é dividido em cinco sessões, cada uma com objetivos claros e contínuos para assegurar o desenvolvimento progressivo das habilidades dos alunos. Na primeira aula, o foco está na introdução teórica usando uma abordagem invertida. A segunda aula empreende uma saída de campo para observação de elementos artísticos na natureza. As aulas três e quatro concentram-se na criação artística, onde os alunos aplicarão os conceitos aprendidos. A última aula é destinada à apresentação e crítica dos trabalhos, favorecendo uma experiência de aprendizado integrada e culminativa baseada nas interações entre pares e no feedback compreensivo.

  • Aula 1: Introdução teórica aos elementos das artes visuais.
  • Momento 1: Introdução à Sala de Aula Invertida (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando brevemente o conceito da Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada nesta atividade. Informe aos alunos que eles tiveram acesso ao material teórico previamente para que agora possamos discutir e aplicar os conceitos. Faça perguntas para verificar se os alunos realmente acessaram e compreenderam o conteúdo. É importante que o professor incentive a participação ativa e esclareça dúvidas que possam surgir.

    Momento 2: Discussão em Grupo sobre os Elementos das Artes Visuais (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos e peça que discutam os elementos das artes visuais que estudaram: forma, cor, linha, direção, espaço e movimento. Oriente cada grupo a eleger um representante para apresentar o que discutiram. Circule pela sala, ouvindo as discussões, oferecendo intervenções quando necessário, e garantindo que todos os alunos estejam engajados. Avalie a participação dos alunos observando a interação e colaboração dentro dos grupos.

    Momento 3: Aula Expositiva Sintética (Estimativa: 15 minutos)
    Conduza uma rápida aula expositiva, abordando os pontos principais dos elementos das artes visuais, esclarecendo conceitos que ainda não estão claros. Utilize recursos audiovisuais, como imagens e vídeos, que enfatizem como esses elementos são usados em obras de arte famosas. Permita que os alunos façam perguntas e comentários ao longo da exposição, estimulando-os a correlacionar com as discussões feitas em grupos. Finalize fazendo um resumo e garantindo que todos os alunos têm as suas dúvidas sanadas. Avalie o entendimento através das perguntas feitas pelos alunos e do nível de envolvimento durante a explicação.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Considere oferecer materiais complementares em diferentes formatos (áudio, visual) para atender a diferentes estilos de aprendizado. Permita que os alunos com dificuldade de comunicação escrita ou verbal utilizem outros meios de expressão, como desenhos ou áudio, nas discussões e apresentações. Esteja atento às necessidades individuais dos alunos, oferecendo suporte adicional conforme necessário. É importante que todos os alunos sintam-se confortáveis e incluídos no processo de aprendizado.

  • Aula 2: Observação de elementos artísticos em ambiente natural.
  • Momento 1: Preparação para a Saída de Campo (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula reunindo os alunos e explicando a atividade de observação. Instrua-os a se dividirem em pequenos grupos e reveja as regras de comportamento fora da sala de aula. Distribua cadernos de esboço e explique como registrar as observações dos elementos artísticos: forma, cor, linha, direção, espaço e movimento. Oriente os alunos a prestar atenção nos detalhes e a discutir suas impressões em grupo.

    Momento 2: Observação em Campo (Estimativa: 20 minutos)
    Conduza os alunos a um espaço natural seguro, como um jardim ou parque próximo. Uma vez no local, incentive-os a caminhar e observar atentamente o ambiente, procurando os elementos artísticos discutidos na aula teórica. Permita que cada grupo identifique, discuta e registre suas percepções nos cadernos de esboço. Circule entre os grupos, oferecendo orientações e sugestões de análise. Observe se os alunos estão engajados e ajude-os a relacionar suas observações com os conceitos de arte.

    Momento 3: Retorno e Reflexão (Estimativa: 10 minutos)
    Leve os alunos de volta para a sala de aula e oriente uma discussão em grupo sobre o que observaram. Peça que cada grupo compartilhe suas descobertas e reflexões gerais. Encoraje os alunos a comparar suas experiências e anotações, promovendo uma análise crítica dos elementos artísticos. Finalize a aula resumindo as principais observações e destacando a importância da percepção visual no processo artístico. Avalie o entendimento com base na participação e na capacidade dos alunos de articular suas observações.

  • Aula 3: Criação individual de trabalhos artísticos.
  • Momento 1: Introdução à Criação Artística (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando aos alunos que eles irão iniciar a criação de seus trabalhos artísticos individualmente, utilizando as observações feitas na saída de campo. Reitere a importância de aplicarem os elementos das artes visuais discutidos anteriormente: forma, cor, linha, direção, espaço e movimento. Forneça exemplos de como podem iniciar suas obras, sugerindo que esbocem ideias num rascunho antes de começarem a peça final. Permita que façam perguntas para esclarecer eventuais dúvidas sobre o uso dos materiais disponíveis.

    Momento 2: Desenvolvimento Individual da Obra (Estimativa: 20 minutos)
    Permita que os alunos escolham os materiais com os quais se sentem mais confortáveis para criar suas obras. Circulando pela sala, observe o progresso de cada aluno, oferecendo feedback construtivo e sugestões quando necessário. É importante que ajude os alunos a manterem o foco nos conceitos discutidos, incentivando-os a explorar as técnicas de forma, cor e movimento. Disponha-se a esclarecer dúvidas técnicas sobre os materiais e técnicas utilizados. Avalie a participação através do envolvimento e do progresso de cada aluno em seu trabalho.

    Momento 3: Fechamento e Reflexão Individual (Estimativa: 10 minutos)
    Nos minutos finais, peça aos alunos que interrompam suas atividades para uma breve reflexão sobre o trabalho realizado até o momento. Oriente-os a observar suas próprias criações e anotarem quais elementos artísticos julgam ter explorado com maior eficácia, e aqueles que ainda desejam aprimorar nos próximos encontros. Incentive-os a compartilhar essas reflexões numa breve roda de conversa, caso se sintam confortáveis, reforçando um ambiente de apoio mútuo e aprendizado colaborativo.

  • Aula 4: Continuação da criação e refinamento das obras.
  • Momento 1: Revisão e Planejamento do Trabalho (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula pedindo aos alunos que revejam suas obras e identifiquem áreas que desejam aprimorar, com base no feedback recebido até o momento. Oriente-os a fazer um pequeno planejamento das mudanças ou adições que pretendem realizar, incentivando o registro por escrito das ideias e passos a seguir. Circule pela sala, oferecendo orientação sobre como usar os elementos das artes visuais - forma, cor, linha, direção, espaço e movimento - para melhorar suas criações. Avalie a compreensão dos alunos sobre o processo de refinamento através de suas planejamentos.

    Momento 2: Desenvolvimento e Refinamento das Obras (Estimativa: 20 minutos)
    Permita que os alunos comecem a trabalhar em suas obras, aplicando o planejamento realizado no momento anterior. É importante que você circule pela sala, observando o progresso e oferecendo feedback construtivo. Sugira técnicas para os alunos explorarem diferentes formas de expressão artística, utilizando as técnicas discutidas. Lembre-se de orientar os alunos a manterem o foco nos aspectos que almejam melhorar, incentivando a experimentação e criatividade. Avalie o engajamento e progresso das obras durante este processo.

    Momento 3: Compartilhamento e Feedback entre Pares (Estimativa: 10 minutos)
    Nos minutos finais da aula, forme duplas ou trios de alunos para que compartilhem seus trabalhos e o progresso realizado até o momento. Instrua-os a dar feedback construtivo aos colegas, utilizando como base os elementos das artes visuais. É importante que incentive uma comunicação respeitosa e estimulante, ajudando os alunos a articularem críticas construtivas. Avalie o envolvimento dos alunos e a capacidade de oferecer e receber feedback útil, promovendo um ambiente colaborativo e de aprendizado contínuo.

  • Aula 5: Apresentação e crítica dos trabalhos em uma exposição coletiva.
  • Momento 1: Organização e Montagem da Exposição (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula orientando os alunos a organizarem suas obras para a exposição na sala de aula. Instrua-os a dispor suas criações de forma visualmente agradável, considerando a iluminação e visibilidade. Permita que cada aluno escolha um espaço para exibir seu trabalho, garantindo que todos tenham igual destaque. É importante que você auxilie na organização geral do espaço, promovendo uma exposição atrativa e organizada. Avalie a capacidade dos alunos de colaborarem na organização, bem como seu envolvimento e engajamento no processo.

    Momento 2: Apresentação dos Trabalhos pelos Alunos (Estimativa: 15 minutos)
    Convide os alunos a apresentarem suas obras para a turma, explicando o processo criativo, as escolhas feitas e os elementos das artes visuais que exploraram. Incentive-os a conectar suas observações da saída de campo com suas criações. É importante que você medi a discussão, mantendo o foco nos conceitos aprendidos e estimulando a escuta ativa entre os alunos. Utilize perguntas para aprofundar o entendimento e reflexões, promovendo um ambiente respeitoso e estimulante. Avalie a capacidade dos alunos de se expressarem e argumentarem sobre seu trabalho.

    Momento 3: Sessão de Crítica Construtiva (Estimativa: 10 minutos)
    Facilite uma sessão de crítica construtiva onde os alunos poderão questionar e fornecer feedback positivo e sugestões de melhorias às obras dos colegas. Enfatize a importância de um diálogo respeitoso e encorajador. Oriente os alunos a utilizarem a linguagem aprendida sobre os elementos das artes visuais para fundamentar suas críticas e observações. É importante que você monitore a troca de feedback, garantindo que todos os alunos participem e sintam-se ouvidos. Avalie a habilidade dos alunos em fornecer e receber críticas construtivas de forma madura e respeitosa.

    Momento 4: Reflexão Final e Autoavaliação (Estimativa: 5 minutos)
    Conclua a aula pedindo aos alunos que façam uma reflexão individual sobre a exposição e as críticas que receberam. Oriente-os a considerarem como podem aplicar o feedback recebido em criações futuras, e a identificarem quais elementos artísticos exploraram com maior eficácia. Proponha que façam uma breve autoavaliação anotando seus aprendizados e conquistas pessoais durante a atividade. É importante que você ofereça espaço seguro para que compartilhem suas reflexões, caso desejem. Avalie o entendimento dos alunos através de sua capacidade de autorreflexão e reconhecimento de seu próprio desenvolvimento.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Adapte o espaço da exposição para que seja acessível a todos os alunos, considerando as diferentes alturas para dispor as obras. Ofereça opções para que alunos com dificuldades de expressão verbal possam apresentar suas obras utilizando recursos audiovisuais ou por meio de representações gráficas adicionais. Promova uma atmosfera de apoio mútuo para que todos os alunos se sintam confortáveis ao fornecer e receber críticas. Relembre que o objetivo do processo é o aprendizado e encorajamento, e ofereça suporte adicional para que alunos menos confiantes participem de forma significativa durante a reflexão e autoavaliação.

Avaliação

A avaliação desta atividade será diversificada para contemplar todas as habilidades e conhecimentos desenvolvidos pelos alunos ao longo do projeto. Serão utilizadas avaliações formativas e somativas para garantir um acompanhamento progresivo do aprendizado. A avaliação formativa será realizada através de feedback contínuo durante as atividades práticas, permitindo que os alunos ajustem e melhorem seus trabalhos em processo. A culminância do projeto, com a exposição dos trabalhos, incluirá uma avaliação somativa baseada em critérios claros, como entendimento dos conceitos, criatividade, aplicação prática e capacidade de se expressar artisticamente. Esse momento também trará uma avaliação por pares, estimulando a reflexão crítica e a autoavaliação. Em todas as etapas, o uso de feedback construtivo será essencial para apoiar o desenvolvimento contínuo dos alunos, focando nos avanços individuais e coletivos.

  • Feedback contínuo durante o processo de criação.
  • Avaliação somativa durante a exposição dos trabalhos.
  • Autoavaliação e avaliação por pares com base em critérios definidos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos e materiais utilizados nesta atividade foram selecionados cuidadosamente para apoiar cada etapa do processo de aprendizagem de forma eficaz e acessível. Durante a saída de campo, os alunos utilizarão cadernos de esboço e materiais de desenho para registrar suas observações. As sessões de criação artística em sala de aula serão equipadas com materiais diversos, incluindo papel, tintas, pincéis e lápis de cor, garantindo que todos possam explorar plenamente as técnicas artísticas. Recursos audiovisuais e tecnológicos também podem ser incorporados nas aulas de introdução e de críticas, utilizando ferramentas como projetores e computadores para enriquecer a experiência de aprendizado. Todos os recursos são escolhidos para serem acessíveis e para potencializar a criatividade e a expressão dos alunos.

  • Cadernos de esboço para registro de observações.
  • Materiais diversos de arte: papel, tintas, pincéis, lápis de cor.
  • Recursos audiovisuais para apresentações e críticas.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecemos os desafios enfrentados pelos professores para acomodar todas as necessidades em uma sala de aula diversificada. Mesmo que não haja alunos com condições específicas nesta turma, é importante adotar uma abordagem inclusiva de ensino que promova a participação equitativa de todos. As instruções podem ser desenhadas para clarificar conceitos visuais através de exemplos práticos, complementados por demonstrações passo-a-passo. Recursos tecnológicos, como ampliadores de tela para materiais audiovisuais, podem ser utilizados para garantir a acessibilidade das informações a todos os alunos. As discussões em sala de aula devem promover um ambiente respeitoso e acolhedor, onde diversos pontos de vista são respeitados, fomentando a empatia e a colaboração. Monitorando continuamente o ambiente de aprendizado, o professor pode ajustar as estratégias conforme necessário, promovendo um espaço de aprendizado inclusivo e envolvente para cada aluno.

  • Utilização de amplificadores de tela em recursos audiovisuais.
  • Customização de instruções visuais e demonstrações práticas.
  • Promoção de um ambiente de discussão respeitoso e acolhedor.

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