Esta atividade pedagógica prática proporciona uma imersão no patrimônio cultural, material e imaterial, de diversas culturas, com ênfase nas matrizes indígenas, africanas e europeias que compõem a singularidade do Brasil. Utilizando a aprendizagem baseada em jogos, os alunos irão explorar, de forma lúdica e interativa, as complexidades e riquezas do patrimônio cultural brasileiro. O ponto de partida será um jogo de tabuleiro adaptado criado pelo professor, que conduzirá os alunos através de perguntas, tarefas de adivinhação, atuações e desenhos relacionados ao tema. O ponto alto desta atividade será a criação, pelos alunos, em grupos, de suas próprias versões do jogo. Este processo de criação envolverá pesquisa e aplicação dos conhecimentos adquiridos sobre o patrimônio cultural, e culminará em uma exposição e sessão de jogos, promovendo o engajamento, a interação e a construção coletiva do conhecimento.
O objetivo desta aula é despertar nos alunos uma apreciação profunda pelo patrimônio cultural brasileiro e suas diversas influências, promovendo a compreensão de como as matrizes indígenas, africanas e europeias entrelaçam-se na formação da identidade nacional. Busca-se também desenvolver habilidades de pesquisa, colaboração, pensamento crítico e criatividade através da criação de jogos de tabuleiro que reflitam o tema estudado. Através desta metodologia lúdica, os alunos poderão entender melhor a importância da preservação cultural, além de valorizar e reconhecer a diversidade e riqueza das expressões culturais existentes no país.
O conteúdo abordado neste plano de aula envolve a exploração do patrimônio cultural brasileiro, enfatizando suas matrizes indígenas, africanas e europeias. Os alunos serão introduzidos aos conceitos de patrimônio material e imaterial, a fim de compreender a amplitude e profundidade das manifestações culturais que definem a sociedade brasileira. Através da análise e criação de jogos, os estudantes irão explorar elementos culturais específicos, como música, dança, arte, festas populares, culinária, entre outros, promovendo uma aprendizagem significativa sobre a identidade cultural do Brasil.
Este plano de aula emprega diversas metodologias ativas, destacando-se a aprendizagem baseada em jogos. A atividade inicia-se com saídas de campo virtuais ou pesquisas guiadas para a coleta de informações, seguida pela técnica 'Mão-na-massa' para a construção dos jogos de tabuleiro. Rodas de debate serão realizadas para a discussão e troca de ideias, enquanto a aprendizagem baseada em projetos guiará a criação dos jogos pelos alunos. A sala de aula invertida será aplicada na revisão e aprofundamento dos conteúdos, preparando os alunos para a aplicação prática do conhecimento adquirido.
A atividade será desenvolvida ao longo de quatro aulas de 50 minutos, distribuídas da seguinte forma: primeiramente, uma introdução ao tema e as técnicas de pesquisa; na sequência, a criação e desenvolvimento dos jogos pelos alunos; seguido de uma sessão de debate e aprimoramento dos projetos; culminando na exposição e sessão de jogatina dos jogos criados.
A avaliação será contínua e processual, considerando a participação individual e em grupo, a profundidade da pesquisa realizada, a criatividade e originalidade na criação do jogo, bem como a capacidade de trabalhar em equipe. Será dado particular destaque à reflexão dos alunos sobre o processo de aprendizagem e como eles aplicaram o conhecimento sobre patrimônio cultural na construção do jogo. Os critérios incluirão: pesquisas prévias, contribuição para o trabalho em grupo, qualidade do jogo quanto aos aspectos visuais e conteúdo, e performance durante a exposição dos jogos.
Para a execução desta atividade serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, computadores ou tablets, materiais para a confecção dos jogos de tabuleiro (papelão, canetas, cola, tesoura), além de espaços adequados para pesquisa, criação e exposição dos jogos. Recomenda-se também que o professor prepare um pequeno guia com sugestões de sites e fontes confiáveis de pesquisa sobre patrimônio cultural.
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