Performance do Eu

Desenvolvida por: Fabiol… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Artes Visuais e Performance

Esta atividade tem como objetivo principal explorar o conceito de autoimagem por meio das artes visuais e da performance. Começará com um debate introdutório sobre o que é performance artística e seu papel na expressão e exploração de identidades individuais. Este momento será crucial para ampliar a compreensão dos alunos sobre como a arte pode ser um meio de comunicação profundo e pessoal. Após o debate, os alunos serão incentivados a criar uma performance curta, que deverá refletir aspectos da sua autoimagem. Para isso, poderão recorrer a diferentes elementos visuais como figurinos, adereços, maquiagem, e também integrar outras formas de arte como música e poesia, proporcionando assim uma experiência rica em termos de expressão artística. A culminância da atividade será a apresentação dessas performances para a turma, seguida de uma reflexão coletiva sobre as variadas formas de expressão utilizadas e o que elas revelam sobre as múltiplas facetas de nossas identidades.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade visa proporcionar aos alunos uma compreensão ampliada da performance artística como uma forma de expressão da autoimagem, incentivando o autoconhecimento e a criatividade. Busca-se o desenvolvimento da capacidade de análise crítica sobre obras artísticas, aprofundamento no conhecimento das artes visuais e suas possibilidades expressivas, bem como despertar a percepção sobre a importância da arte como meio de explorar e comunicar aspectos da identidade pessoal.

  • Compreender o conceito de performance artística e sua aplicação na exploração da autoimagem.
  • Desenvolver performances que reflitam aspectos da própria identidade, utilizando elementos visuais e outras formas de arte como recursos expressivos.
  • Analisar criticamente as performances, refletindo sobre as diferentes formas de expressão e o que elas revelam sobre as identidades individuais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR01: Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
  • EF69AR05: Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).

Conteúdo Programático

Através desta atividade, os alunos entrarão em contato direto com o vasto campo das artes visuais e performance, focando na exploração da autoimagem. Esta abordagem incluirá a discussão e análise de diferentes formas e tradições artísticas, permitindo aos estudantes uma maior compreensão sobre como esses meios podem ser utilizados para a expressão da identidade pessoal.

  • Conceito e história da performance artística.
  • Exploração da autoimagem através das artes visuais.
  • Utilização de elementos visuais e outros recursos expressivos na criação de performances.

Metodologia

A metodologia desta atividade enfoca a aprendizagem ativa, incentivando os alunos a assumirem um papel central no processo educativo. Através de um debate inicial, criação de performances e reflexão crítica, os alunos serão estimulados a explorar, expressar e analisar suas próprias autoimagens e as dos colegas de uma forma criativa e reflexiva.

  • Debate sobre performance artística e autoimagem.
  • Criação de performances individuais ou em grupo.
  • Apresentação das performances para a turma.
  • Reflexão coletiva sobre as performances e as expressões de identidade.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 50 minutos cada. Na primeira sessão, ocorrerá o debate e os alunos iniciarão a criação de suas performances. A segunda sessão será destinada à conclusão das criações e à realização das apresentações, seguidas de discussão reflexiva.

  • Aula 1: Debate sobre performance artística e início da criação das performances.
  • Aula 2: Conclusão das performances, apresentações e discussão reflexiva.

Avaliação

A avaliação será realizada com base na participação individual e coletiva nas atividades propostas, considerando a criatividade, expressividade e reflexão crítica apresentadas nas performances e nos momentos de discussão. Será valorizado o esforço de comunicação de aspectos da autoimagem de forma artística, bem como a habilidade de analisar e refletir sobre as apresentações dos colegas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem materiais para a criação de figurinos, adereços e outros elementos visuais, como tecidos, papel, maquiagem e itens recicláveis. Também será necessário acesso a um espaço adequado para as apresentações e equipamento para reprodução de música, caso seja integrada nas performances.

  • Materiais para criação de figurinos e adereços (tecido, papel, maquiagem, itens recicláveis).
  • Espaço adequado para apresentações.
  • Equipamento para reprodução de música.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo