Viagem ao Futuro: Retratando 2025

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Expectativas para 2025 através de colagem e desenho

A atividade Viagem ao Futuro: Retratando 2025 propõe que os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental criem um mural colaborativo que represente suas expectativas para o ano de 2025. Utilizando técnicas de colagem e desenho, os estudantes explorarão linguagens artísticas que podem expressar suas perspectivas de futuro, enquanto debatem e se aprofundam sobre quais formas artísticas melhor se adaptam às suas visões. Através de uma metodologia ativa, a atividade incentiva os alunos a analisarem como as artes audiovisuais e visuais podem ser integradas para contar histórias sobre o futuro, articulando suas ideias em uma narrativa visual criativa e expressiva. Esse exercício também oferece aos alunos a oportunidade de trabalhar colaborativamente, desenvolvendo tanto suas habilidades artísticas quanto sua capacidade de comunicação e trabalho em equipe.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam proporcionar aos alunos a capacidade de articular suas visões de futuro através de diferentes linguagens artísticas, desenvolvendo habilidades essenciais na análise e expressão criativa. Através da criação de um mural colaborativo, os estudantes serão capazes de reconhecer e integrar diferentes formas de expressão artística, promovendo a reflexão crítica e a inovação.

  • Articular visões de futuro usando linguagens artísticas.
  • Desenvolver habilidades de análise e expressão criativa.
  • Promover reflexão crítica e inovação através de trabalhos colaborativos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR03: Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc.
  • EF69AR04: Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.
  • EF69AR06: Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático visa explorar elementos fundamentais das artes visuais, proporcionando aos alunos uma compreensão mais ampla da integração entre diferentes linguagens artísticas. A atividade abrange desde a análise dos componentes visuais até a aplicação prática desses conceitos em criações artísticas colaborativas, promovendo uma apreciação crítica e personalizada das produções.

  • Elementos das artes visuais: ponto, linha, forma, cor, espaço.
  • Técnicas de colagem e desenho.
  • Integração de linguagens artísticas na expressão de ideias.

Metodologia

A metodologia empregada privilegia uma abordagem ativa e colaborativa, incentivando os alunos a se envolverem diretamente na concepção e criação do mural. Essa metodologia estimula a reflexão crítica e a troca de ideias, com vistas a um aprendizado significativo e contextualizado. Combinando discussão, prática artística e análise das produções, os alunos serão motivados a criar narrativas visuais inovadoras e expressivas.

  • Metodologia ativa centrada no aluno.
  • Discussão e análise colaborativa.
  • Prática artística integrada às linguagens visuais e audiovisuais.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade compreende duas aulas de 60 minutos, organizadas para garantir um avanço progressivo e aprofundado nas atividades propostas. A primeira aula foca na introdução e planejamento do mural, enquanto a segunda se dedica à criação e reflexão sobre a produção final.

  • Aula 1: Introdução ao tema e planejamento do mural.
  • Aula 2: Criação do mural e reflexão final.

Avaliação

A avaliação dos alunos será realizada através da observação contínua durante a atividade prática, levando em conta a participação, colaboração e criatividade demonstradas por cada estudante. Será utilizado um rubrica que considerará critérios como a habilidade em expressar ideias através das linguagens artísticas, a integração de diferentes elementos visuais e a capacidade de trabalho em equipe. Exemplos de indicadores de sucesso incluem a originalidade na composição do mural e a efetividade na comunicação de suas visões de futuro.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a execução da atividade incluem materiais artísticos variados e ferramentas digitais para pesquisa e inspiração. Esses recursos foram selecionados para apoiar a criatividade dos alunos e garantir que possam explorar livremente as variadas formas de expressão artística.

  • Papéis e cartolinas de diferentes texturas e cores.
  • Revistas e jornais para colagem.
  • Lápis de cor, tintas e pincéis.
  • Dispositivos digitais para pesquisa e apresentação visual.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo