Viagem no Tempo Dançante

Desenvolvida por: Admils… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física e Artes
Temática: História da Dança

Esta atividade pedagógica convida os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental a embarcarem numa viagem única pela história da dança, explorando diferentes épocas, desde os tempos primitivos até a era contemporânea. Divididos em grupos, os estudantes terão o desafio de pesquisar e representar as características marcantes da dança de uma época específica, abrangendo movimentos, vestimentas e músicas características. Para isso, serão utilizadas metodologias ativas, fomentando a pesquisa autônoma e a aprendizagem colaborativa. Este projeto permitirá o desenvolvimento de habilidades essenciais, como pesquisa, trabalho em equipe, compreensão histórica e expressão corporal, promovendo não só o conhecimento sobre a história da dança, mas também sobre a cultura e sociedade de diferentes períodos históricos.

Objetivos de Aprendizagem

O intuito desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada sobre a evolução da dança ao longo da história e sua importância cultural, social e artística em diferentes épocas. Pretende-se que os alunos desenvolvam habilidades de pesquisa, criatividade, trabalho em equipe e expressão corporal, além de estimular a apreciação pelas diversas formas de dança. Compreender a dança como uma forma de expressão que transcende fronteiras e épocas, promove a empatia e o respeito pelas diversas culturas.

  • Compreender a evolução da dança e suas características em diferentes épocas históricas
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e trabalho em equipe
  • Estimular a expressão corporal e a criatividade
  • Promover a apreciação pelas diferentes formas de arte e expressão cultural
  • Fomentar o respeito e a empatia pelas diversas culturas e suas manifestações artísticas

Conteúdo Programático

O conteúdo programático está centrado na história da dança e suas manifestações ao longo do tempo. Além disso, será dada ênfase ao desenvolvimento de competências relacionadas à pesquisa histórica, análise cultural, trabalho colaborativo e comunicação expressiva. Dessa maneira, espera-se que os alunos ganhem insights sobre o papel da dança nas sociedades e como essa forma de arte se transformou, refletindo as mudanças sociais, culturais e políticas.

  • História da Dança: da primitiva à contemporânea
  • Movimentos e características de dança de diferentes épocas
  • Vestimentas e músicas típicas de cada período histórico
  • Dança como forma de expressão cultural e social
  • Análise da evolução da dança e seu impacto na sociedade

Metodologia

A atividade será desenvolvida por meio de metodologias ativas, onde os alunos serão os protagonistas de seu próprio aprendizado. Inicialmente, haverá uma exploração teórica para fundamentar a pesquisa. Posteriormente, cada grupo receberá a tarefa de investigar uma época específica da dança, compilar informações e preparar uma apresentação prática. Serão incentivadas discussões em grupo e revisões colaborativas, promovendo um ambiente de aprendizagem dinâmico e participativo.

  • Pesquisa guiada sobre épocas específicas da história da dança
  • Desenvolvimento de apresentações práticas em grupo
  • Revisões colaborativas e discussões em grupo
  • Utilização de recursos digitais para pesquisa e apresentação
  • Feedback coletivo e autoavaliação

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao projeto e iniciará a pesquisa sobre as épocas designadas. Na segunda aula, haverá a finalização das pesquisas e a preparação das apresentações, seguidas pela realização das mesmas.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e início da pesquisa
  • Aula 2: Finalização da pesquisa e preparação das apresentações

Avaliação

A avaliação será contínua e multidimensional, levando em consideração a participação individual e coletiva, o comprometimento com a pesquisa e o desenvolvimento da apresentação. A expressão corporal, criatividade, autenticidade e precisão histórica das informações serão aspectos avaliados. Além disso, será considerada a capacidade de trabalhar em equipe e a efetividade na comunicação das informações e conceitos pesquisados. Através de critérios claros e compreensíveis, os alunos serão capazes de entender suas performances e áreas de melhoria.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos variados que incluem acesso à internet para pesquisa, materiais de escrita para anotações e elaboração do projeto, assim como espaços adequados para ensaio e apresentação das coreografias. Instrumentos musicais ou dispositivos de reprodução de música também serão necessários para acompanhar as apresentações, além de figurinos ou acessórios que representem as épocas estudadas.

  • Acesso à internet para pesquisa
  • Materiais de escrita para anotações
  • Espaço adequado para ensaios e apresentações
  • Instrumentos musicais ou dispositivos de reprodução de música
  • Figurinos ou acessórios específicos para as apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo