Viagem Teatral: Um Roteiro Pelas Épocas

Desenvolvida por: Lucien… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Diversidade Teatral e Expressão Artística

A atividade 'Viagem Teatral: Um Roteiro Pelas Épocas' proporciona uma imersão na vasta e diversificada história do teatro mundial, através de um processo investigativo e criativo conduzido pelos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. A proposta envolve uma pesquisa prévia sobre artistas e grupos teatrais de diversas épocas e locais do mundo, com um enfoque particular nas metodologias de criação, produção e divulgação utilizadas por esses artistas. Os alunos, trabalhando individualmente ou em grupos, selecionarão uma época e um artista ou grupo teatral específico para explorar em profundidade. Esse estudo culminará em apresentações em sala de aula, onde cada grupo ou aluno compartilhará o que aprendeu por meio de encenações breves inspiradas no trabalho dos artistas estudados, análises de vídeos de performances, ou criação de painéis visuais que ressaltem as principais contribuições desses artistas para o universo do teatro. Esta atividade é projetada para celebrar a diversidade teatral ao longo dos tempos e promover o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, análise crítica e expressão artística nos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade pedagógica tem como principais objetivos promover uma compreensão abrangente do teatro como uma forma de arte universal e multifacetada, honrar a diversidade de práticas teatrais ao longo da história e em diferentes culturas, e estimular nos alunos habilidades de pesquisa, análise crítica, comunicação e criatividade. Além disso, busca-se desenvolver competências relacionadas à capacidade de trabalho em equipe, compreensão de diferentes perspectivas e expressão artística por meio de variadas formas de apresentação.

  • Explorar a diversidade do teatro mundial por meio da pesquisa de artistas e grupos teatrais de várias épocas e regiões.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica ao investigar metodologias de criação, produção e divulgação no teatro.
  • Estimular a expressão artística e a criatividade dos alunos por meio da realização de encenações, análises de performances e criação de painéis visuais.
  • Fomentar a apreciação pela arte teatral através do reconhecimento das contribuições de diferentes artistas e grupos à cultura global.
  • Promover habilidades de comunicação e trabalho em equipe durante o processo de preparação e apresentação dos trabalhos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR24: Reconhecer e apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro.

Conteúdo Programático

Este programa enfoca a exploração do teatro como uma expressão artística dinâmica e diversificada, abrangendo a análise de diferentes períodos históricos, práticas culturais e inovações estéticas. Através de uma investigação detalhada sobre artistas e grupos teatrais notáveis, pretende-se fornecer aos alunos uma perspectiva ampla sobre como o teatro reflete, influencia e se adapta ao contexto social e cultural de sua época.

  • História do teatro: uma visão geral desde a antiguidade até a contemporaneidade.
  • Metodologias de criação teatral: diferentes abordagens artísticas e técnicas de atuação.
  • Produção e divulgação teatral: estudo dos processos por trás dos espetáculos.
  • Análise de performances icônicas e sua contribuição para a arte teatral.
  • Diversidade cultural no teatro: a importância da representatividade e inclusão.

Metodologia

Adotando a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', esta atividade propõe que os alunos realizem uma pesquisa independente fora da sala de aula para depois compartilhar suas descobertas e insights de forma colaborativa durante as aulas. Esse formato incentiva a autonomia do estudante, o pensamento crítico e a interação significativa entre os pares, ao mesmo tempo em que facilita a orientação e o feedback do professor em tempo real.

  • Pesquisa independente dos alunos sobre artistas e grupos teatrais selecionados.
  • Preparação de apresentações que podem incluir encenações, análises de vídeos e criação de painéis.
  • Utilização de tecnologias digitais para pesquisa, preparação e apresentação dos trabalhos.
  • Discussões em grupo para troca de informações, insights e planejamento colaborativo das apresentações.
  • Feedback contínuo e orientação por parte do professor ao longo de todo o processo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada, seguindo uma estrutura que permite uma exploração ampla e profunda dos temas propostos e garantindo espaço suficiente para apresentações e discussões em sala de aula.

  • Aula 1: Introdução ao projeto, orientações para a pesquisa e início das investigações individuais ou em grupo.
  • Aula 2: Apresentações dos alunos baseadas nas pesquisas realizadas, seguidas de discussão e feedback.

Avaliação

A avaliação desta atividade se baseará no envolvimento do aluno com o processo de pesquisa, na qualidade das informações apresentadas, na criatividade e originalidade das apresentações, e na capacidade de trabalhar em grupo e de comunicar ideias eficazmente. A avaliação considerará também a capacidade de reflexão crítica sobre as obras estudadas, e o nível de entendimento e apreciação das contribuições do artista ou grupo escolhido para o universo do teatro. Será dada especial atenção ao esforço demonstrado na pesquisa e preparação, assim como à habilidade de ligar insights da pesquisa com a prática expressiva na apresentação.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização dessa atividade incluem acesso à internet para pesquisa, materiais para criação de painéis visuais (papel, marcadores, colas, tesouras), e equipamentos para visualização de vídeos (computador com projetor). A variedade de materiais e recursos tecnológicos visa enriquecer a experiência de aprendizado, permitindo que os alunos explorem diferentes formas de expressão e apresentação de suas pesquisas.

  • Acesso à internet para pesquisa de materiais e informações.
  • Materiais para a confecção de painéis (papel, marcadores, cola, tesouras).
  • Computador e projetor para a apresentação de pesquisas e vídeos.
  • Espaço para ensaios e apresentações de encenações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo