Arte com Materiais Reciclados – Natureza Morta Sustentável

Desenvolvida por: Leydya… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes Visuais
Temática: Conscientização Ambiental e Criatividade Artística

A atividade Arte com Materiais Reciclados – Natureza Morta Sustentável visa integrar conceitos de sustentabilidade com a criatividade artística. Os alunos irão explorar a criação de obras de arte a partir de materiais recicláveis, reforçando a importância da reciclagem e do reuso para a preservação ambiental. Ao longo desta atividade, será trabalhado o entendimento sobre elementos das artes visuais, como forma, cor e textura, proporcionando um espaço de reflexão sobre o impacto dos resíduos no meio ambiente e incentivando a criatividade e expressão artística dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem desta atividade é desenvolver a consciência crítica dos alunos em relação à sustentabilidade e ao impacto ambiental dos resíduos, enquanto ampliam suas habilidades artísticas e criativas. Esta atividade oferece uma oportunidade única de integrar a arte e a conscientização ambiental de uma maneira prática e envolvente. Ao trabalhar coletivamente na seleção e montagem de materiais recicláveis, os alunos são incentivados a compreender a importância do trabalho colaborativo, da inovação e da experimentação na prática artística.

  • Desenvolver a consciência ambiental por meio da arte.
  • Estimular a criatividade através de materiais recicláveis.
  • Compreender e aplicar elementos das artes visuais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR01: Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
  • EF69AR04: Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.
  • EF69AR05: Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade aborda principalmente a relação entre arte e sustentabilidade, permitindo aos alunos explorar e aplicar o conceito de reciclagem de forma criativa e inovadora. É uma oportunidade de avaliação crítica de materiais descartados e sua transformação em expressões artísticas significativas, promovendo a conscientização ambiental através da prática artística.

  • Conceitos de reciclagem e sustentabilidade.
  • Análise de elementos visuais como forma, cor e textura.
  • Interpretação artística e crítica de materiais recicláveis.

Metodologia

A metodologia adotada se baseia na aprendizagem ativa e prática, onde os alunos serão motivados a pesquisar e selecionar materiais recicláveis e a trabalhar colaborativamente na montagem de uma composição artística. O uso de discussões em grupo e apreciação crítica das obras permitirá aos alunos refletirem sobre a relação entre arte e meio ambiente, incentivando o uso consciente de recursos naturais e promovendo o engajamento ativo no processo criativo.

  • Pesquisa e seleção de materiais recicláveis.
  • Trabalho colaborativo em grupo.
  • Discussão e apreciação crítica das obras.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos, permitindo que os alunos explorem cada etapa do processo criativo. A organização do tempo é crucial para garantir que os alunos tenham oportunidade de participar de todas as fases da atividade, desde a pesquisa e coleta de materiais, até a criação e análise das obras de arte.

  • Aula 1: Introdução ao tema e pesquisa de materiais recicláveis.
  • Aula 2: Criação da composição artística e apreciação das obras.

Avaliação

A avaliação será realizada através da observação contínua do engajamento dos alunos em todo o processo criativo, incluindo sua participação nas discussões, seleção de materiais e contribuição para a obra coletiva. Os critério de avaliação incluirão a originalidade e criatividade das composições, o uso efetivo de materiais recicláveis, e a capacidade de refletir e discutir sobre a relação entre arte e sustentabilidade. Serão atribuídas notas qualitativas que reflitam o entendimento dos conceitos abordados e o desenvolvimento de habilidades artísticas e críticas. Exemplos incluem a análise de como os alunos usaram cores e texturas para representar ideias e a reflexão sobre o impacto ambiental reduzido por meio do uso de materiais reciclados.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade incluem materiais recicláveis diversos obtidos no ambiente escolar ou trazidos pelos alunos, além de ferramentas básicas para a montagem das obras, como tesouras, cola e tintas. Esses recursos são essenciais para que os alunos possam experimentar diferentes formas e texturas, promovendo um aprendizado significativo através da interação prática com os materiais.

  • Materiais recicláveis (plástico, papel, vidro, etc.).
  • Ferramentas de arte básicas (tesouras, cola, tintas).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo