ArtExpress: Uma Viagem Audiovisual

Desenvolvida por: Mariân… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Integração de Artes Visuais e Sonoras

Nesta atividade denominada 'ArtExpress: Uma Viagem Audiovisual', os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de mergulhar no mundo das artes integradas, explorando profundamente como a linguagem visual pode harmonizar-se com o áudio para criar mensagens impactantes e atmosferas imersivas. Através da visualização de uma curadoria de curtas de animação, os estudantes discutirão em grupos a importância da música, dos efeitos sonoros e das imagens na composição de uma obra, observando como esses elementos se conjugam para narrar histórias e evocar emoções de maneira única. Posteriormente, inspirando-se nos conhecimentos e impressões adquiridos, cada grupo selecionará uma animação que mais lhes tocou para recriar uma cena da mesma, empregando técnicas artísticas como desenho, colagem, ou modelagem. Esta fase prática será complementada por uma descrição escrita, onde os alunos deverão articular suas escolhas criativas, refletindo sobre como as técnicas empregadas contribuem para a narrativa visual e sonora da cena recriada, proporcionando uma experiência de aprendizado rica e multidimensional.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é fomentar a apreciação artística e a expressão criativa dos alunos, cultivando uma compreensão mais profunda sobre como diferentes formas de arte podem ser integradas para contar histórias e transmitir emoções de maneira poderosa. Espera-se que os estudantes desenvolvam habilidades de análise crítica, ao compararem e contrastarem as técnicas visual e sonora usadas nas animações. Além disso, visa-se capacitar os alunos na prática de técnicas artísticas diversas, estimulando a exploração de sua própria expressividade e criatividade. O processo colaborativo de discussão em grupo e a recriação de cenas contribuirão para o desenvolvimento de habilidades sociais e de trabalho em equipe.

  • Desenvolver apreciação artística e expressão criativa
  • Analisar a integração de linguagens visuais e sonoras em animações
  • Explorar e aplicar técnicas artísticas variadas
  • Fomentar habilidades de discussão crítica e trabalho em equipe
  • Estimular a criatividade e a capacidade de expressão

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR01: Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
  • EF69AR03: Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc.
  • EF69AR05: Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).

Conteúdo Programático

Este plano de aula cobre a análise crítica de obras artísticas integradas, concentrando-se na relação entre os elementos visuais e sonoros nas artes. Desenvolve-se através da exploração prática de várias técnicas artísticas, como desenho, colagem e modelagem, permitindo aos alunos expressar criativamente suas interpretações. A atividade encoraja um diálogo aberto sobre a importância das escolhas artísticas na narrativa, apoiando o desenvolvimento de uma compreensão mais aprofundada tanto da teoria como da prática artística.

  • Análise de curtas de animação
  • Discussão sobre integração de artes visuais e sonoras
  • Técnicas de desenho, colagem e modelagem
  • Descrição e reflexão sobre escolhas artísticas
  • Recriação de cenas de animação em grupos

Metodologia

A metodologia ativa escolhida engaja os alunos tanto na teoria quanto na prática, incentivando a aprendizagem ativa através do 'Mão-na-massa', onde aplicarão técnicas artísticas recriando cenas de animações. A 'Roda de Debate' servirá para discutir as obras visualizadas, permitindo a troca de percepções e aprofundando a compreensão sobre a integração das artes. A 'Aprendizagem Baseada em Jogos' será utilizada para tornar a análise e a discussão mais dinâmicas e envolventes, utilizando elementos lúdicos para facilitar a compreensão dos conceitos.

  • Visualização de curtas de animação
  • Roda de debate sobre a integração visual e sonora
  • Atividades práticas de arte (desenho, colagem, modelagem)
  • Descrição escrita refletindo sobre as técnicas artísticas utilizadas
  • Apresentação dos projetos em grupo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada durante um período de duas semanas, totalizando 10 horas divididas em 15 aulas de 40 minutos cada. Iniciaremos com a visualização dos curtas e a discussão orientada. Nas aulas seguintes, os alunos trabalharão na recriação das cenas de animação, culminando na apresentação dos projetos.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e visualização dos primeiros curtas
  • Aula 2-3: Discussão em roda sobre os curtas visualizados
  • Aula 4-10: Trabalho em grupo na recriação das cenas
  • Aula 11-14: Finalização dos projetos e preparação para apresentação
  • Aula 15: Apresentação dos trabalhos e reflexão sobre a experiência

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e processual, considerando a participação ativa dos alunos, a qualidade das discussões em grupo, a criatividade e técnica na recriação das cenas, bem como a profundidade das reflexões escritas sobre o processo criativo. Pontuação extra será atribuída por inovação e pelo uso efetivo de técnicas artísticas na complementação da narrativa visual e sonora. A avaliação final será baseada tanto no produto final quanto no processo de aprendizagem, incluindo o comprometimento individual e contribuição para o trabalho em grupo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade incluem acesso a uma seleção de curtas de animação, materiais de arte como papel, lápis, canetas, tintas, pincéis, tesouras e cola, além de materiais para modelagem. Será necessária uma sala de aula com projetor para a visualização dos curtas e espaço adequado para as atividades práticas. Recursos online também podem ser utilizados para pesquisa e inspiração, como sites de museus de arte e galerias digitais.

  • Seleção de curtas de animação
  • Materiais de arte (papel, canetas, lápis, tintas, pincéis, tesouras, cola)
  • Materiais para modelagem
  • Projetor e tela para a visualização dos curtas
  • Acesso a internet para pesquisa

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo