Coreografias Góticas: Expressões Corporais da Época

Desenvolvida por: Diego … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Intersecção entre dança e arquitetura

Esta atividade pedagógica tem como objetivo proporcionar aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental uma compreensão prática sobre como a arquitetura gótica da Idade Média influenciou diversas formas de expressões artísticas, incluindo a dança. Iniciando com uma explanação sobre as características marcantes da arquitetura gótica, como a verticalidade, os arcos apontados, e os grandes vitrais, os alunos serão conduzidos a refletir sobre como esses elementos podem ser traduzidos em movimentos de dança. A atividade desafia os estudantes a criar coreografias que representem essas características arquitetônicas, utilizando os conceitos de tempo, peso, fluência e espaço no movimento dançado. O processo culminará em uma apresentação das coreografias, seguida por uma rica roda de debate para discutir o processo criativo e as conexões estabelecidas entre a dança e a arquitetura gótica, estimulando o pensamento crítico e a apreciação artística.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo dessa atividade é proporcionar aos alunos uma experiência de aprendizado integrada, onde possam explorar a relação entre o movimento corporal e a arquitetura gótica, incentivando a criatividade, a expressão individual e coletiva, e a compreensão histórica. Será enfatizado o desenvolvimento da habilidade de análise crítica e apreciação da dança como uma forma de expressão cultural que reflete diferentes períodos históricos e suas respectivas características arquitetônicas.

  • Explorar a influência da arquitetura gótica nas expressões artísticas, particularmente na dança.
  • Desenvolver habilidades de criação e composição coreográfica inspiradas na arquitetura gótica.
  • Estimular a análise crítica sobre a interseção entre dança e arquitetura.
  • Promover o debate e a reflexão sobre o processo criativo e a importância da dança e da arquitetura como expressões culturais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR09: Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.
  • EF69AR11: Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.
  • EF69AR13: Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras práticas de dança de diferentes matrizes estéticas e culturais como referência para a criação e a composição de danças autorais, individualmente e em grupo.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrangerá aspectos históricos e estilísticos da arquitetura gótica, suas principais características, e como estas podem ser interpretadas e representadas através da dança. Também será coberta a análise dos elementos fundamentais do movimento dançado - tempo, peso, fluência e espaço - e como estes podem ser empregados na criação de coreografias temáticas.

  • História e características da arquitetura gótica
  • Análise dos elementos do movimento dançado
  • Processo criativo em dança
  • Debate e reflexão sobre a interdisciplinaridade entre dança e arquitetura

Metodologia

A atividade se valerá de metodologias ativas, como Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Jogos, para engajar os alunos de forma participativa. A criação das coreografias será orientada de forma a incentivar a experimentação e a expressividade, permitindo que os alunos explorem livremente a tradução dos conceitos arquitetônicos em movimento. A roda de debate será utilizada como uma ferramenta para aprofundar o entendimento sobre o tema e refletir sobre o processo de criação.

  • Roda de Debate
  • Aprendizagem Baseada em Jogos
  • Criação coletiva de coreografias
  • Apresentação e discussão das coreografias criadas

Aulas e Sequências Didáticas

A total duration is 2 hours divided into two 60-minute classes. In the first class, we will explore gothic architecture and its characteristics, followed by an introductory activity into translating these elements into dance. The second class will be dedicated to choreography creation and presentation, ending with a group reflection through a discussion circle.

  • Aula 1: Introdução à arquitetura gótica e elementos do movimento dançado.
  • Aula 2: Criação, apresentação de coreografias e Roda de Debate.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante a criação das coreografias, a apresentação e a roda de debate. Será valorizada a criatividade na composição, a habilidade de traduzir visualmente as características arquitetônicas em movimento, além da capacidade de reflexão crítica durante o debate. Para isso, critérios como cooperação, engajamento no processo criativo, qualidade da justificativa das escolhas coreográficas e contribuições durante o debate serão observados.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem materiais visuais e textuais sobre arquitetura gótica, espaços adequados para a prática de dança, sistema de som para a execução de músicas durante as coreografias e dispositivos de gravação para documentar as apresentações, promovendo um recurso adicional para a discussão e análise.

  • Materiais visuais e textuais sobre arquitetura gótica
  • Espaço adequado para prática de dança
  • Sistema de som
  • Dispositivos de gravação

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo