Nesta atividade, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental serão responsáveis por criar um mural colaborativo que reflita sobre os diferentes períodos artísticos estudados em sala de aula. Após uma série de debates e pesquisas sobre as diversas eras da arte, de suas técnicas a temáticas, os estudantes irão dividir-se em grupos com a tarefa de representar visualmente cada estilo em segmentos distintos de um mesmo mural. Esta prática busca não apenas solidificar o conhecimento adquirido através do estudo teórico, mas também habilidades artísticas práticas, trabalho em equipe, e uma compreensão profunda da influência de cada período artístico. Os alunos deverão empregar os elementos e estilos estudados, aplicando-os de maneira criativa para desenvolver uma peça coletiva que dialogue visualmente e reflita sobre as idiossincrasias de cada período histórico da arte.
Os objetivos deste projeto incluem o aprofundamento dos conhecimentos referentes aos diversos períodos da história da arte, aprimorando a capacidade analítica dos alunos por meio da identificação e aplicação dos diferentes estilos e elementos constitutivos das artes visuais. Almeja-se também fomentar habilidades de trabalho em equipe, criatividade e pensamento crítico, enquanto os estudantes traduzem conceitos teóricos em representações visuais. Por fim, esta atividade busca promover um engajamento prático com matéria, consolidando o aprendizado de forma dinâmica e interativa.
O conteúdo abordado nesta atividade engloba um panorâmica dos diversos períodos da história da arte, incluindo estilos, técnicas, temáticas e elementos constitutivos fundamentais das artes visuais. Através de métodos pedagógicos ativos como rodas de debate e aprendizagem baseada em jogos, os alunos irão explorar e analisar as características marcantes de cada período, preparando-se assim para a criação do mural coletivo.
Utilizaremos a metodologia ativa Roda de Debate, para estimular a discussão e o aprofundamento nos diferentes períodos artísticos, permitindo que os alunos expressem suas percepções e aprendizados. A Aprendizagem Baseada em Jogos será incorporada para explorar conceitos de forma lúdica e interativa, facilitando a absorção de conhecimento e a preparação para a criação do mural. Essas abordagens promovem um ambiente participativo, onde o aprendizado se dá de modo colaborativo e dinâmico.
A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, após uma breve revisão teórica, os alunos participarão de rodas de debate e jogos temáticos para consolidar seus conhecimentos. Na segunda aula, os grupos iniciarão e concluirão a criação de suas seções do mural, seguindo de uma apresentação coletiva e discussão sobre o trabalho realizado.
A avaliação considerará tanto o processo quanto o produto final. Durante a criação do mural, serão avaliados o engajamento, a colaboração entre os membros do grupo, e a habilidade de aplicar os conceitos artísticos estudados de forma criativa. O produto final será avaliado com base na coerência com o período artístico representado, a utilização dos elementos visuais e estilísticos aprendidos, e a capacidade de trabalhar como parte de um time. Feedback construtivo será oferecido para fomentar o aprendizado contínuo.
Para a realização desta atividade serão necessários materiais de arte como papéis grandes para o mural, tintas, pincéis, lápis de cor, e outros materiais de desenho e pintura. Além disso, recursos como projeções de obras de arte famosas e acesso à internet para pesquisas serão igualmente essenciais para a fundamentação teórica e inspiracional durante as aulas.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula