Criação Coletiva: Um Mural dos Tempos

Desenvolvida por: Claudia (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: História da Arte

Nesta atividade, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental serão responsáveis por criar um mural colaborativo que reflita sobre os diferentes períodos artísticos estudados em sala de aula. Após uma série de debates e pesquisas sobre as diversas eras da arte, de suas técnicas a temáticas, os estudantes irão dividir-se em grupos com a tarefa de representar visualmente cada estilo em segmentos distintos de um mesmo mural. Esta prática busca não apenas solidificar o conhecimento adquirido através do estudo teórico, mas também habilidades artísticas práticas, trabalho em equipe, e uma compreensão profunda da influência de cada período artístico. Os alunos deverão empregar os elementos e estilos estudados, aplicando-os de maneira criativa para desenvolver uma peça coletiva que dialogue visualmente e reflita sobre as idiossincrasias de cada período histórico da arte.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos deste projeto incluem o aprofundamento dos conhecimentos referentes aos diversos períodos da história da arte, aprimorando a capacidade analítica dos alunos por meio da identificação e aplicação dos diferentes estilos e elementos constitutivos das artes visuais. Almeja-se também fomentar habilidades de trabalho em equipe, criatividade e pensamento crítico, enquanto os estudantes traduzem conceitos teóricos em representações visuais. Por fim, esta atividade busca promover um engajamento prático com matéria, consolidando o aprendizado de forma dinâmica e interativa.

  • Aprofundar o conhecimento sobre diferentes períodos artísticos.
  • Desenvolver habilidades analíticas e críticas através da apreciação de arte.
  • Promover a criatividade e o trabalho em equipe.
  • Aplicar conceitos teóricos em criações artísticas práticas.
  • Refletir sobre a evolução da arte e seu contexto histórico.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR02: Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • EF69AR04: Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.
  • EF69AR07: Dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.

Conteúdo Programático

O conteúdo abordado nesta atividade engloba um panorâmica dos diversos períodos da história da arte, incluindo estilos, técnicas, temáticas e elementos constitutivos fundamentais das artes visuais. Através de métodos pedagógicos ativos como rodas de debate e aprendizagem baseada em jogos, os alunos irão explorar e analisar as características marcantes de cada período, preparando-se assim para a criação do mural coletivo.

  • Introdução aos períodos da história da arte
  • Elementos constitutivos das artes visuais
  • Técnicas artísticas de cada período
  • Análise de obras representativas
  • Conceitos de estética e estilo

Metodologia

Utilizaremos a metodologia ativa Roda de Debate, para estimular a discussão e o aprofundamento nos diferentes períodos artísticos, permitindo que os alunos expressem suas percepções e aprendizados. A Aprendizagem Baseada em Jogos será incorporada para explorar conceitos de forma lúdica e interativa, facilitando a absorção de conhecimento e a preparação para a criação do mural. Essas abordagens promovem um ambiente participativo, onde o aprendizado se dá de modo colaborativo e dinâmico.

  • Roda de Debate sobre períodos artísticos
  • Análise colaborativa de obras de arte
  • Aprendizagem Baseada em Jogos com temas artísticos
  • Sessões práticas de desenho e pintura
  • Discussões em grupo para a criação do mural

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, após uma breve revisão teórica, os alunos participarão de rodas de debate e jogos temáticos para consolidar seus conhecimentos. Na segunda aula, os grupos iniciarão e concluirão a criação de suas seções do mural, seguindo de uma apresentação coletiva e discussão sobre o trabalho realizado.

  • Aula 1: Revisão teórica, Roda de Debate, e Aprendizagem Baseada em Jogos
  • Aula 2: Criação do mural coletivo e apresentação/discussão final

Avaliação

A avaliação considerará tanto o processo quanto o produto final. Durante a criação do mural, serão avaliados o engajamento, a colaboração entre os membros do grupo, e a habilidade de aplicar os conceitos artísticos estudados de forma criativa. O produto final será avaliado com base na coerência com o período artístico representado, a utilização dos elementos visuais e estilísticos aprendidos, e a capacidade de trabalhar como parte de um time. Feedback construtivo será oferecido para fomentar o aprendizado contínuo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários materiais de arte como papéis grandes para o mural, tintas, pincéis, lápis de cor, e outros materiais de desenho e pintura. Além disso, recursos como projeções de obras de arte famosas e acesso à internet para pesquisas serão igualmente essenciais para a fundamentação teórica e inspiracional durante as aulas.

  • Papéis grandes para o mural
  • Tintas, pincéis e lápis de cor
  • Projeções de obras de arte
  • Acesso à Internet para pesquisa
  • Livros e artigos sobre história da arte

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo