Criando uma Colagem Cubista

Desenvolvida por: Samara… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes Visuais
Temática: Cubismo e Colagem

Nesta aula, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental explorarão o estilo cubista por meio da técnica de colagem. A turma será dividida em grupos e receberá revistas antigas e jornais para recortar imagens e criar uma obra cubista em papel A3. O objetivo da atividade é permitir que os alunos representem diferentes ângulos de um objeto ou cena, fragmentando as imagens para criar a ilusão de múltiplas perspectivas. Além de familiarizá-los com o conceito de cubismo, a atividade incentiva os alunos a exercitarem habilidades de composição e criatividade, simulando o método empregado por artistas notáveis como Picasso e Braque. Ao final, cada grupo apresentará sua obra, discutindo suas escolhas no processo criativo. Ao assimilar essas técnicas, os estudantes compreenderão como o cubismo influenciou a percepção visual na arte.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade tem o objetivo de propiciar um entendimento aprofundado do cubismo e sua influência na arte moderna. Ao envolver-se na prática criativa da colagem cubista, os alunos desenvolverão habilidades de percepção visual e criatividade. A intenção é que eles compreendam como a fragmentação e a sobreposição de imagens podem oferecer novas perspectivas de interpretação e expressão artística.

  • Compreender os fundamentos do cubismo e sua aplicação na arte.
  • Desenvolver habilidades de composição visual e criatividade.
  • Estimular a visão crítica e a análise de diferentes perspectivas visuais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR24: Explorar e analisar diferentes linguagens, códigos e suas tecnologias, demonstrando habilidades no uso de diferentes elementos formadores da arte.
  • EF69AR25: Analisar e discutir o uso das artes visuais na produção cultural e suas funções sociais, políticas e históricas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará o movimento cubista e suas características principais. A colagem será utilizada como uma ferramenta prática para explorar conceitos teóricos de fragmentação e múltiplas perspectivas, elementos centrais do cubismo. A atividade proporcionará uma experiência prática significativa, permitind que os alunos façam conexões entre teoria e prática.

  • História e características do movimento cubista.
  • Usos práticos da colagem para criar novas perspetivas.
  • Exemplos e análises de obras cubistas.

Metodologia

A metodologia adotada será a de ensino prático e colaborativo. Ao trabalhar em grupos, os alunos serão incentivados a experimentar livremente a técnica de colagem, promovendo a troca de ideias e perspectivas. O método visa não apenas à produção artística, mas também à reflexão crítica sobre o processo criativo e as escolhas realizadas.

  • Divisão dos alunos em grupos para atividades colaborativas.
  • Encorajamento ao uso criativo e experimental da colagem.
  • Discussões em grupo sobre o processo criativo e as escolhas estéticas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma foi planejado para ser realizado em duas aulas de 60 minutos cada. A primeira aula será dedicada à introdução do cubismo e ao início da atividade prática, enquanto a segunda aula será focada na finalização das colagens e apresentações dos grupos.

  • Aula 1: Introdução ao cubismo e início da colagem.
  • Aula 2: Conclusão das colagens e apresentações dos grupos.

Avaliação

A avaliação da atividade será contínua e formativa, levando em consideração o envolvimento dos alunos, a criatividade e a originalidade de suas obras, e a capacidade de trabalho em grupo. Exemplos de critérios incluem: a utilização efetiva das técnicas cubistas de fragmentação na colagem, a inovação nas escolhas visuais e a clareza na apresentação oral do processo criativo. Os alunos também serão incentivados a autoavaliarem seu desempenho e o de seus colegas, a fim de promover a reflexão crítica e autônoma.

Materiais e ferramentas:

A atividade requer uma série de materiais, recursos e ferramentas que possibilitam a manipulação prática dos conceitos apresentados. Estes recursos são essenciais para viabilizar a exploração criativa do cubismo e fornecer uma base rica de materiais com os quais os alunos podem trabalhar e se expressar artisticamente.

  • Revistas antigas e jornais para recorte.
  • Papéis A3 para montagem das colagens.
  • Tesouras e cola para montagem das colagens.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo