Nesta aula, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental explorarão o estilo cubista por meio da técnica de colagem. A turma será dividida em grupos e receberá revistas antigas e jornais para recortar imagens e criar uma obra cubista em papel A3. O objetivo da atividade é permitir que os alunos representem diferentes ângulos de um objeto ou cena, fragmentando as imagens para criar a ilusão de múltiplas perspectivas. Além de familiarizá-los com o conceito de cubismo, a atividade incentiva os alunos a exercitarem habilidades de composição e criatividade, simulando o método empregado por artistas notáveis como Picasso e Braque. Ao final, cada grupo apresentará sua obra, discutindo suas escolhas no processo criativo. Ao assimilar essas técnicas, os estudantes compreenderão como o cubismo influenciou a percepção visual na arte.
A atividade tem o objetivo de propiciar um entendimento aprofundado do cubismo e sua influência na arte moderna. Ao envolver-se na prática criativa da colagem cubista, os alunos desenvolverão habilidades de percepção visual e criatividade. A intenção é que eles compreendam como a fragmentação e a sobreposição de imagens podem oferecer novas perspectivas de interpretação e expressão artística.
O conteúdo programático abordará o movimento cubista e suas características principais. A colagem será utilizada como uma ferramenta prática para explorar conceitos teóricos de fragmentação e múltiplas perspectivas, elementos centrais do cubismo. A atividade proporcionará uma experiência prática significativa, permitind que os alunos façam conexões entre teoria e prática.
A metodologia adotada será a de ensino prático e colaborativo. Ao trabalhar em grupos, os alunos serão incentivados a experimentar livremente a técnica de colagem, promovendo a troca de ideias e perspectivas. O método visa não apenas à produção artística, mas também à reflexão crítica sobre o processo criativo e as escolhas realizadas.
O cronograma foi planejado para ser realizado em duas aulas de 60 minutos cada. A primeira aula será dedicada à introdução do cubismo e ao início da atividade prática, enquanto a segunda aula será focada na finalização das colagens e apresentações dos grupos.
A avaliação da atividade será contínua e formativa, levando em consideração o envolvimento dos alunos, a criatividade e a originalidade de suas obras, e a capacidade de trabalho em grupo. Exemplos de critérios incluem: a utilização efetiva das técnicas cubistas de fragmentação na colagem, a inovação nas escolhas visuais e a clareza na apresentação oral do processo criativo. Os alunos também serão incentivados a autoavaliarem seu desempenho e o de seus colegas, a fim de promover a reflexão crítica e autônoma.
A atividade requer uma série de materiais, recursos e ferramentas que possibilitam a manipulação prática dos conceitos apresentados. Estes recursos são essenciais para viabilizar a exploração criativa do cubismo e fornecer uma base rica de materiais com os quais os alunos podem trabalhar e se expressar artisticamente.
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