Dança dos Elementos

Desenvolvida por: Paula … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física
Temática: Elementos da Dança

Nesta atividade, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos aos conceitos fundamentais dos elementos da dança - tempo, peso, fluência e espaço - por meio de uma metodologia ativa envolvendo Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Jogos. A atividade começa com uma exploração teórica dos elementos por meio de uma discussão guiada, permitindo que os alunos compartilhem suas percepções e conhecimentos prévios sobre o tema. Posteriormente, será proposta uma divisão em grupos pequenos onde cada equipe será responsável por explorar criativamente um dos elementos atribuídos. Os alunos deverão criar uma sequência de movimentos que exemplifique o elemento estudado, incentivando a experimentação e a expressão individual e coletiva. A culminância da atividade será a apresentação de cada grupo, seguida de uma reflexão crítica sobre como cada elemento influencia a criação e interpretação da dança, promovendo a compreensão ampliada das possibilidades expressivas do corpo e do movimento.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão detalhada e experiencial dos quatro elementos fundamentais da dança: tempo, peso, fluência e espaço. Através do debate e da criação de movimentos, busca-se desenvolver a capacidade de análise e reflexão sobre como esses elementos interagem na construção de um vocabulário de dança próprio. Além disso, a atividade visa estimular a criatividade, a cooperação entre os alunos, e a capacidade de comunicação verbal e não verbal, reforçando a importância da expressão corporal como forma de arte e veículo de sentimentos e ideias.

  • Entender os elementos básicos da dança: tempo, peso, fluência e espaço.
  • Desenvolver habilidades de criação e improvisação no movimento dançado.
  • Estimular o trabalho em equipe e a expressão criativa.
  • Fomentar a capacidade crítica e reflexiva sobre a dança como forma de arte e expressão.
  • Explorar a interação de diferentes elementos da dança na construção de coreografias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR11: Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.
  • EF69AR12: Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.
  • EF69AR13: Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras práticas de dança de diferentes matrizes estéticas e culturais como referência para a criação e a composição de danças autorais, individualmente e em grupo.

Conteúdo Programático

A temática dos elementos da dança é essencial para o entendimento e a prática dessa forma de expressão artística. Explorando conceitos como tempo, peso, fluência e espaço, os alunos aprendem a apreciar a dança não só como entretenimento, mas como uma linguagem corporal rica e complexa. Através da discussão dirigida e criação de movimentos, incentivamos a aplicação prática do conhecimento teórico, permitindo uma compreensão mais profunda de como os elementos da dança se combinam para criar expressões artísticas únicas.

  • Definição e caracterização dos elementos da dança
  • Técnicas de improvisação e criação do movimento
  • Práticas de debate e reflexão em grupo
  • Exploração da expressão corporal como forma de arte

Metodologia

A metodologia proposta é uma combinação de Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Jogos, que visa engajar ativamente os alunos no processo de aprendizagem. Através do debate, incentivamos a troca de ideias e percepções prévias, enquanto a parte prática estimula a criatividade e o pensamento crítico por meio da experimentação. Essa abordagem permite uma reflexão individual e coletiva sobre os conceitos explorados, favorecendo uma compreensão mais rica e significativa dos elementos da dança.

  • Roda de Debate sobre os elementos da dança
  • Divisão dos alunos em grupos para criação de sequências de movimento
  • Apresentações grupais das coreografias criadas
  • Sessão de feedback e reflexão após as apresentações

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada. A primeira aula focará na introdução teórica e discussão sobre os elementos da dança, preparando os alunos para a etapa prática. Na segunda aula, os grupos prepararão e apresentarão suas criações, seguidas de um momento de reflexão e feedback coletivo.

  • Aula 1: Introdução aos elementos da dança e Roda de Debate.
  • Aula 2: Criação das sequências em grupo e apresentações.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos durante as discussões e na etapa prática. Será considerada a capacidade de colaboração no grupo, a criatividade e originalidade na criação das sequências de movimentos, bem como a habilidade de aplicar os conceitos dos elementos da dança aprendidos. Além disso, a qualidade da reflexão e do feedback dado após as apresentações será avaliada, buscando incentivar uma postura crítica e construtiva.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos básicos como um espaço amplo para a prática da dança, sistema de som para reprodução de música, materiais de escrita para as notas durante o debate e acesso a vídeos ou demonstrações de dança para inspiração. A simplicidade dos recursos visa enfatizar a criatividade e a expressão corporal como principais ferramentas da atividade.

  • Espaço amplo para prática de movimentos
  • Sistema de som para música
  • Materiais de escrita para anotações
  • Acesso a exemplos de dança (vídeos ou instrutores)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo