A atividade 'Dança: Ritmos da Consciência' visa promover um profundo reconhecimento e valorização da cultura negra, especialmente por meio da dança. Divididos em grupos, os alunos devem pesquisar sobre diversos gêneros de dança afro-brasileiros e africanos, escolhendo um estilo específico para desenvolver uma coreografia. Durante este processo, é esperado que os estudantes trabalhem colaborativamente, explorando a história e tradição dos estilos de dança e como estes se inserem na contemporaneidade. Ao final, cada grupo apresentará sua coreografia e compartilhará as razões por trás de suas escolhas artísticas, destacando a expressividade e a representação cultural dos movimentos escolhidos. Esta atividade se alinha à metodologia de Atividade Mão-na-massa, encorajando os alunos a colocarem mãos à obra e desenvolverem uma compreensão prática das temáticas trabalhadas.
O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos a oportunidade de explorar, compreender e representar movimentos de dança que são intrinsecamente ligados à cultura afro-brasileira e africana. Além de ampliar a visão sobre os aspectos históricos e contemporâneos desses estilos de dança, a atividade busca fomentar habilidades colaborativas e criativas nos estudantes, incentivando-os a pesquisarem profundamente sobre as tradições e a expressividade cultural por meio da dança.
O conteúdo programático está centrado na pesquisa e no aprofundamento prático dos ritmos e movimentos da dança africana e afro-brasileira. Os alunos são incentivados a explorar diversas formas de expressão que abrangem a história e a cultura afro, analisando suas influências na dança moderna. Este processo envolverá tanto a exploração teórica quanto prática, garantindo a contextualização das danças em sua trajetória histórica, ao mesmo tempo em que são aplicadas em novas criações coreográficas.
A metodologia empregada para esta atividade baseia-se na abordagem mão-na-massa, que envolve os alunos ativamente na pesquisa e criação de material coreográfico. Aprendizagem ativa e colaboração são elementos fundamentais, garantindo que os alunos tenham autonomia na descoberta e criação dos próprios movimentos, promovendo um ciclo de aprendizado baseado na experiência prática e na reflexão sobre o processo artístico.
O cronograma de duas horas está estruturado para proporcionar um equilíbrio entre teoria e prática. Ele é indispensável para possibilitar aos alunos tempo suficiente para pesquisa, ensaios e apresentações. Na primeira sessão, o foco está na pesquisa e desenvolvimento inicial da coreografia. Na segunda sessão, os alunos se concentrarão nos ensaios finais e na apresentação das coreografias concluídas. Este cronograma permite um desenvolvimento contínuo e organizado da atividade pedagógica, garantindo que todos os objetivos de aprendizagem sejam abordados.
A avaliação será baseada em critérios qualitativos, incluindo engajamento durante o processo de pesquisa e criação, trabalho colaborativo, originalidade e coerência da coreografia com o estilo escolhido. A apresentação final será avaliada considerando a clareza na explicação das escolhas artísticas e a expressividade dos movimentos. Exemplos de avaliação incluem a observação contínua do envolvimento dos alunos em cada fase da atividade, além da análise crítica das apresentações finais pelos colegas e pelo professor, que proporcionará feedbacks construtivos para cada grupo.
Recursos e materiais desempenham um papel crucial no sucesso da atividade, proporcionando a base necessária para a pesquisa e a criação das coreografias. Estes recursos incluem tanto materiais físicos quanto digitais, além de orientações adicionais que possibilitam aos alunos o acesso a um leque amplo de informações e inspirações, garantindo que cada grupo possa explorar suas ideias criativas e desenvolver suas coreografias de maneira enriquecida e informada.
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