Dança: Ritmos da Consciência

Desenvolvida por: Murilo (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Ritmos musicais africanos e afro-brasileiros

A atividade 'Dança: Ritmos da Consciência' visa promover um profundo reconhecimento e valorização da cultura negra, especialmente por meio da dança. Divididos em grupos, os alunos devem pesquisar sobre diversos gêneros de dança afro-brasileiros e africanos, escolhendo um estilo específico para desenvolver uma coreografia. Durante este processo, é esperado que os estudantes trabalhem colaborativamente, explorando a história e tradição dos estilos de dança e como estes se inserem na contemporaneidade. Ao final, cada grupo apresentará sua coreografia e compartilhará as razões por trás de suas escolhas artísticas, destacando a expressividade e a representação cultural dos movimentos escolhidos. Esta atividade se alinha à metodologia de Atividade Mão-na-massa, encorajando os alunos a colocarem mãos à obra e desenvolverem uma compreensão prática das temáticas trabalhadas.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos a oportunidade de explorar, compreender e representar movimentos de dança que são intrinsecamente ligados à cultura afro-brasileira e africana. Além de ampliar a visão sobre os aspectos históricos e contemporâneos desses estilos de dança, a atividade busca fomentar habilidades colaborativas e criativas nos estudantes, incentivando-os a pesquisarem profundamente sobre as tradições e a expressividade cultural por meio da dança.

  • Compreender a importância cultural e histórica dos ritmos africanos e afro-brasileiros.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e colaboração criativa.
  • Incentivar a expressão através da linguagem corporal e da dança.
  • Promover o respeito e a valorização das diferentes manifestações culturais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR06: Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.
  • EF69AR09: Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.
  • EF69AR10: Explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado, abordando, criticamente, o desenvolvimento das formas da dança em sua história tradicional e contemporânea.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático está centrado na pesquisa e no aprofundamento prático dos ritmos e movimentos da dança africana e afro-brasileira. Os alunos são incentivados a explorar diversas formas de expressão que abrangem a história e a cultura afro, analisando suas influências na dança moderna. Este processo envolverá tanto a exploração teórica quanto prática, garantindo a contextualização das danças em sua trajetória histórica, ao mesmo tempo em que são aplicadas em novas criações coreográficas.

  • História e evolução dos ritmos africanos e afro-brasileiros.
  • Investigação dos estilos de dança afro e sua transposição para a contemporaneidade.
  • Exploração prática de movimentos expressivos na dança.
  • Análise da diversidade cultural na música e na dança apresentada.

Metodologia

A metodologia empregada para esta atividade baseia-se na abordagem mão-na-massa, que envolve os alunos ativamente na pesquisa e criação de material coreográfico. Aprendizagem ativa e colaboração são elementos fundamentais, garantindo que os alunos tenham autonomia na descoberta e criação dos próprios movimentos, promovendo um ciclo de aprendizado baseado na experiência prática e na reflexão sobre o processo artístico.

  • Divisão dos alunos em grupos para pesquisa coletiva.
  • Orientação para explorar material bibliográfico e digital sobre danças afro.
  • Ensaios práticos para desenvolvimento e refinamento das coreografias.
  • Apresentação final com explicação conceitual das escolhas artísticas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma de duas horas está estruturado para proporcionar um equilíbrio entre teoria e prática. Ele é indispensável para possibilitar aos alunos tempo suficiente para pesquisa, ensaios e apresentações. Na primeira sessão, o foco está na pesquisa e desenvolvimento inicial da coreografia. Na segunda sessão, os alunos se concentrarão nos ensaios finais e na apresentação das coreografias concluídas. Este cronograma permite um desenvolvimento contínuo e organizado da atividade pedagógica, garantindo que todos os objetivos de aprendizagem sejam abordados.

  • Aula 1: Introdução aos ritmos afro, divisão de grupos e início da pesquisa para desenvolvimento coreográfico.
  • Aula 2: Ensaios finais e apresentação das coreografias, seguidas por uma sessão de feedback sobre as escolhas artísticas.

Avaliação

A avaliação será baseada em critérios qualitativos, incluindo engajamento durante o processo de pesquisa e criação, trabalho colaborativo, originalidade e coerência da coreografia com o estilo escolhido. A apresentação final será avaliada considerando a clareza na explicação das escolhas artísticas e a expressividade dos movimentos. Exemplos de avaliação incluem a observação contínua do envolvimento dos alunos em cada fase da atividade, além da análise crítica das apresentações finais pelos colegas e pelo professor, que proporcionará feedbacks construtivos para cada grupo.

Materiais e ferramentas:

Recursos e materiais desempenham um papel crucial no sucesso da atividade, proporcionando a base necessária para a pesquisa e a criação das coreografias. Estes recursos incluem tanto materiais físicos quanto digitais, além de orientações adicionais que possibilitam aos alunos o acesso a um leque amplo de informações e inspirações, garantindo que cada grupo possa explorar suas ideias criativas e desenvolver suas coreografias de maneira enriquecida e informada.

  • Acesso a dispositivos com internet para pesquisa.
  • Materiais audiovisuais sobre danças afro-brasileiras e africanas.
  • Espaço adequado para ensaios e apresentações de dança.
  • Roupas e adereços característicos das culturas afro-descendentes.

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