Dançando na História: Uma Viagem Temporal

Desenvolvida por: Jhenif… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Evolução da Dança e Contextos Culturais

Nesta atividade, os alunos do 9º ano explorarão a evolução da dança através dos tempos, com enfoque na história e nos contextos culturais. Inicialmente, participarão de uma roda de debate sobre as danças históricas, suas origens e significados culturais. Em um segundo momento, realizarão atividades práticas recriando passos de danças antigas, promovendo a integração corporal e espacial. No decorrer das aulas, desenvolverão um projeto autoral sobre as influências dessas danças no mundo contemporâneo, auxiliados por vídeos e textos selecionados. Culminarão suas descobertas e análises em uma apresentação coletiva, permitindo a troca de ideias e impressões entre colegas, destacando a relevância histórica e cultural da dança na atualidade.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade englobam o desenvolvimento de habilidades de análise crítica e apreciação cultural da dança. Almeja-se que os alunos reconheçam e valorizem as formas dançadas ao longo dos séculos, compreendendo suas influências no contexto atual. Além disso, busca-se promover o engajamento dos estudantes em discussões e projetos que estimulam a pesquisa, a argumentação e a expressão corporal, aspectos essenciais na formação integral prevista pela BNCC. Ao final, espera-se que os alunos consigam relacionar os conhecimentos adquiridos com situações reais, percebendo a dança como uma manifestação cultural, histórica e social relevante.

  • Valorizar diferentes formas de expressão cultural através da dança.
  • Desenvolver a capacidade crítica ao analisar manifestações artísticas antigas e contemporâneas.
  • Recriar passos de dança, reconhecendo seu significado histórico e cultural.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR09: Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.
  • EF69AR10: Explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado, abordando, criticamente, o desenvolvimento das formas da dança em sua história tradicional e contemporânea.
  • EF69AR11: Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange a história da dança, seus elementos constitutivos e suas transformações ao longo dos tempos. Será enfatizada a análise crítica de diferentes estilos e expressões de dança, promovendo o reconhecimento de suas funções culturais e sociais. A prática corporal será incluída através da recriação de passos tradicionais, permitindo aos alunos explorarem espacial e temporalmente os movimentos estudados. O projeto autoral integrará pesquisa e prática, levando em consideração as interpretações pessoais e culturais que os alunos desenvolvem sobre a dança.

  • História e evolução da dança.
  • Elementos constitutivos do movimento dançado.
  • Análise crítica de danças tradicionais e contemporâneas.

Metodologia

A metodologia deste plano de aula está focada em estratégias ativas que promovem o protagonismo estudantil e a aprendizagem significativa. Iniciaremos com uma roda de debate para fomentar o diálogo crítico e o respeito à diversidade de opiniões. As atividades práticas 'mão-na-massa' permitirão uma imersão corporal nos estilos de dança estudados. A aprendizagem baseada em projetos promoverá a integração das áreas do conhecimento, estimulando a criatividade e a pesquisa. A sala de aula invertida convidará os alunos a serem agentes de sua própria aprendizagem, proporcionando um momento de aula expositiva para consolidar conhecimentos e promover a reflexão final sobre o impacto da dança.

  • Roda de debate para discussão crítica.
  • Atividades práticas 'mão-na-massa'.
  • Aprendizagem baseada em projetos.
  • Sala de aula invertida.
  • Aula expositiva para conclusão.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma está estruturado em cinco aulas, cada uma com duração de 50 minutos, e seguirão uma sequência lógica para abordar gradualmente o tema e atividades programadas. Na primeira aula, a roda de debate servirá como introdução para discutir a importância cultural e histórica da dança. Na segunda aula, os alunos participarão de atividades práticas, recriando passos antigos. Na terceira, a aprendizagem baseada em projetos será central para o desenvolvimento de trabalhos autorais. A quarta aula utilizará o modelo de sala de aula invertida para preparar os alunos para a apresentação final que ocorrerá na quinta aula, que contará também com uma discussão coletiva.

  • Aula 1: Introdução e roda de debate sobre danças históricas.
  • Momento 1: Abertura e Introdução à Atividade (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula saudando os alunos e contextualizando a importância da dança na história cultural da humanidade. Explique brevemente como a dança surgiu e evoluiu em diferentes culturas. É importante que você destaque o objetivo da aula, que é aprofundar o entendimento sobre danças históricas e seus contextos culturais. Utilize recursos visuais, como imagens ou trechos de vídeos históricos breves, para ilustrar a fala.

    Momento 2: Rodada Inicial de Perguntas e Opiniões (Estimativa: 10 minutos)
    Convide os alunos a compartilharem suas percepções iniciais sobre diferentes tipos de dança que conhecem. Pergunte quais danças eles já assistiram ou praticaram, e o que essas experiências representaram para eles. Anote as respostas principais no quadro, para que as ideias estejam visíveis a todos. Observe se há diversidade nas opiniões e enriqueça a discussão com perguntas abertas que estimulem a reflexão sobre as diferenças culturais.

    Momento 3: Exposição Guiada e Discussão (Estimativa: 20 minutos)
    Apresente aos alunos uma linha do tempo de danças significativas ao longo dos séculos, enfatizando como cada estilo reflete as características de sua época e lugar de origem. Durante a exposição, permita que os alunos intervenham com comentários e dúvidas. Incentive a participação sugerindo que os alunos façam paralelos entre as danças apresentadas e contextos contemporâneos familiares a eles. Use vídeos curtos para exemplificar passos e ritmos característicos dessas danças.

    Momento 4: Roda de Debate (Estimativa: 10 minutos)
    Organize uma roda de debate em que os alunos, divididos em pequenos grupos, discutam questões como: 'Qual a importância de preservar as danças tradicionais?' e 'Como as danças históricas influenciam as danças modernas?'. Oriente os grupos a elegerem um porta-voz para compartilhar suas conclusões. Durante as apresentações, faça intervenções pontuais quando necessário para esclarecer pontos e desafiar afirmações baseadas em estereótipos.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir que todos os alunos possam participar plenamente das atividades, considere utilizar legendas nos vídeos para ajudar alunos com deficiência auditiva. Utilize materiais visuais e táteis para apoiar os alunos que aprendem melhor através desses meios. Proporcione intervalos para permitir que todos acompanhem a discussão, considerando diferentes ritmos de aprendizagem. Seja acolhedor e incentive os alunos a expressarem suas necessidades particulares, ajustando o ambiente conforme necessário.

  • Aula 2: Atividades práticas recriando danças antigas.
  • Momento 1: Introdução às Danças Antigas (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando um vídeo curto que ilustre uma dança antiga significativa. Utilize esse recurso para contextualizar a dança escolhida dentro de seu período histórico e importância cultural. Explique os objetivos da atividade prática e como os alunos irão recriar esses movimentos. É importante que você destaque o valor cultural e os elementos que serão trabalhados na prática.

    Momento 2: Aquecimento e Preparação Corporal (Estimativa: 10 minutos)
    Conduza uma breve atividade de aquecimento que inclua alongamentos e exercícios de coordenação motora. Permita que os alunos se movam livremente, aquecendo os músculos e preparando-se para a atividade prática. Observe se todos estão participando e incentive os mais tímidos com palavras de apoio.

    Momento 3: Aprendizado dos Passos (Estimativa: 15 minutos)
    Ensine os passos básicos da dança antiga selecionada de maneira gradual, dividindo-os em partes mais simples. Demonstre cada movimento e, em seguida, oriente os alunos a praticarem juntos. Circulando pela sala, ofereça feedback individual e coletivo, corrigindo posturas e incentivando a precisão dos movimentos. Permita que os alunos tirem dúvidas e façam sugestões sobre os passos aprendidos.

    Momento 4: Prática em Pequenos Grupos (Estimativa: 10 minutos)
    Divida os alunos em pequenos grupos e peça que pratiquem os passos ensinados, integrando-os em uma pequena coreografia. Observe se os grupos estão colaborando e se todos os membros participam ativamente. Incentive cada grupo a criar uma introdução ou finalização própria para a coreografia, estimulando a criatividade e a colaboração.

    Momento 5: Apresentação e Feedback Coletivo (Estimativa: 5 minutos)
    Cada grupo apresentará brevemente sua coreografia para a turma. Após as apresentações, promova uma sessão de feedback coletivo, destacando aspectos positivos e sugerindo melhorias de forma construtiva. É importante que todos os alunos sintam-se valorizados e incentivados a continuar desenvolvendo suas habilidades de dança.

  • Aula 3: Desenvolvimento de projetos sobre a influência das danças.
  • Momento 1: Introdução ao Projeto (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula explicando aos alunos o objetivo do projeto: identificar e analisar a influência das danças antigas nas danças contemporâneas. Explique que eles deverão elaborar um projeto que demonstre essas influências através de pesquisas e expressão artística. É importante que você destaque o valor do projeto como uma oportunidade de integrar conhecimento histórico com expressão criativa. Incentive os alunos a pensar fora da caixa ao conceber suas ideias.

    Momento 2: Formação de Grupos e Delimitação dos Temas (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em grupos, permitindo que os alunos escolham com quem gostariam de trabalhar. Isso pode promover maior engajamento e colaboração. Ajude os grupos a escolherem um tema específico relacionado à influência da dança ao longo da história. Ofereça exemplos, como a influência de danças africanas no jazz contemporâneo. Como sugestão de intervenção, ajude os grupos que estiverem com dificuldades em encontrar ou delimitar seu tema, propondo direções alternativas.

    Momento 3: Pesquisa e Planejamento (Estimativa: 15 minutos)
    Oriente os grupos a iniciarem suas pesquisas utilizando material disponível, como vídeos históricos e textos de análise cultural. Explique a importância de utilizar fontes confiáveis. Permita que os alunos usem dispositivos eletrônicos para acessar plataformas de pesquisa online. Pese a participação ativa dos alunos perguntando sobre o que descobriram até então e oferecendo sugestões de como aprofundar suas pesquisas. Reitere a importância de coletar dados que sejam relevantes para o tema escolhido.

    Momento 4: Brainstorming e Desenvolvimento Inicial (Estimativa: 10 minutos)
    Peça aos grupos que realizem um brainstorming para elaborar ideias sobre como apresentar suas conclusões. Eles podem criar apresentações, danças, vídeos ou qualquer forma criativa que ilustre suas descobertas. Circulando pela sala, observe se todos os membros estão participando ativamente e incentive a diversidade de ideias. Ajude a refinar as propostas iniciais dos grupos, assegurando-se de que estão alinhadas com os objetivos do projeto. Avalie o progresso através de check-ins rápidos com cada grupo e registre brevemente ideias inovadoras que estão emergindo.

  • Aula 4: Discussão e preparação da apresentação final (sala de aula invertida).
  • Momento 1: Revisão Autônoma dos Conceitos (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula com uma breve saudação e, em seguida, oriente os alunos a utilizarem o material que já receberam previamente (como vídeos ou textos sobre danças) para revisar de forma autônoma. É importante que os alunos relembrem conceitos-chave e façam anotações de pontos que considerem relevantes para a preparação de suas apresentações. Observe se todos estão engajados, e circule pela sala para oferecer apoio caso algum aluno tenha dificuldade em encontrar o material ou entender os conceitos.

    Momento 2: Brainstorm Interativo com a Turma (Estimativa: 15 minutos)
    Forme pequenos grupos e conduza um brainstorming coletivo onde os alunos compartilhem ideias sobre como podem integrar os conceitos revisados em suas apresentações. Incentive a participação de todos, fazendo perguntas direcionadas a alunos mais tímidos. Use um quadro ou flip chart para anotar as ideias principais, permitindo que todos vejam o progresso do brainstorming. Ao final, peça a um representante de cada grupo que compartilhe suas principais ideias e anotações.

    Momento 3: Organização das Apresentações em Grupos (Estimativa: 15 minutos)
    Oriente os alunos a retornarem aos seus grupos de projeto. Instrua cada grupo a planejar a estrutura de sua apresentação final, definindo quem será responsável por cada parte. Auxilie os grupos que apresentem dificuldades de organização, sugerindo formas de dividir tarefas ou integrando ideias sugeridas coletivamente no brainstorming. Incentive o uso de recursos multimídia, como slides ou vídeos curtos, para enriquecer as apresentações.

    Momento 4: Ensaio das Apresentações com Feedback (Estimativa: 10 minutos)
    Cada grupo deve realizar um ensaio breve de suas apresentações, enquanto os demais assistem. Após cada ensaio, abra espaço para feedback construtivo, tanto dos colegas quanto do professor. Destaque pontos fortes das apresentações e sugira melhorias, enfatizando a importância da clareza e coerência na apresentação das ideias. Incentive um ambiente de respeito e colaboração durante os comentários.

  • Aula 5: Apresentação dos projetos e discussão coletiva.
  • Momento 1: Preparação para as Apresentações (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula organizando o espaço para que os grupos tenham visibilidade adequada ao apresentar suas propostas. Oriente os alunos sobre a ordem das apresentações e certifique-se de que todos os grupos estejam preparados e com os materiais necessários, como slides ou vídeos. Ofereça suporte técnico caso algum grupo necessite ajustar equipamentos, como projetores.

    Momento 2: Apresentação dos Projetos (Estimativa: 30 minutos)
    Peça a cada grupo que apresente seu projeto dentro de um tempo máximo estipulado, de modo a garantir que todos os grupos tenham a oportunidade de participar. Durante as apresentações, observe a clareza, coerência e criatividade das propostas. Tome notas sobre os principais pontos apresentados por cada grupo para enriquecer as discussões subsequentes. Após cada apresentação, permita breves perguntas e comentários dos colegas e forneça feedback imediato realçando as contribuições significativas e sugestões de melhoria.

    Momento 3: Discussão Coletiva e Reflexões (Estimativa: 10 minutos)
    Organize uma discussão coletiva após todas as apresentações. Incentive os alunos a compartilhar suas reflexões sobre as diferentes influências da dança discutidas. Provoque os alunos com questões que estimulem conexões entre o aprendizado do projeto e as implicações culturais da dança na contemporaneidade. Avalie a participação dos alunos pelo critério de engajamento e capacidade de articular argumentos críticos. Finalize relembrando os objetivos alcançados durante o ciclo de aprendizagem, agradecendo a colaboração de todos.

Avaliação

A avaliação será composta por diversos métodos, procurando contemplar diferentes habilidades e competências dos alunos. Inicialmente, uma avaliação formativa será realizada através da observação das participações nas discussões e engajamento nas atividades práticas, visando perceber como os alunos relacionam os conhecimentos adquiridos. Projetos autorais criados pelos alunos representarão uma avaliação somativa, sendo avaliados pela originalidade, profundidade de pesquisa e coerência na apresentação. Cada critério será acompanhado por feedbacks construtivos, permitindo que os alunos identifiquem suas potencialidades e áreas de melhoria. O uso de rubricas claras ajudará a transparência no processo, garantindo que a avaliação considere capacidades diversas e ofereça oportunidades de reflexão sobre o próprio aprendizado.

  • Observação e participação nas atividades.
  • Projeto autoral: originalidade e pesquisa.
  • Apresentação: clareza e coerência.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade incluirão uma variedade de materiais, tecnologias e espaços que contribuirão para uma aprendizagem rica e dinâmica. Serão utilizados vídeos históricos de dança e textos de análise cultural como base teórica. As aulas práticas poderão se beneficiar de um espaço amplo para movimento, facilitando as atividades corporais. Será incentivado o uso de tecnologia por meio de plataformas de pesquisa, que ajudarão os alunos na construção dos trabalhos autorais. Todos os recursos selecionados visam facilitar o engajamento dos alunos, promover a inclusão e permitir a exploração compreensiva e colaborativa dos conteúdos abordados.

  • Vídeos históricos de dança.
  • Textos de análise cultural da dança.
  • Espaço amplo para atividades corporais.
  • Plataformas de pesquisa online.

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos a importância de tornar o ambiente educacional acessível para todos e respeitamos o árduo trabalho dos professores. Sugerimos algumas estratégias práticas para fortalecer a inclusão: por exemplo, a diversificação de formatos, como vídeos e textos, garante que o conteúdo atenda diferentes estilos de aprendizagem. Incentivar a expressão corporal respeitando o tempo e limite de cada aluno pode efetivamente envolver todos os participantes, independentemente de suas habilidades motoras. Em termos de espaço, usar um ambiente flexível e acolhedor contribuirá para o conforto de todos. A comunicação clara e aberta sobre expectativas e avaliações será fundamental. Monitorar o progresso de cada aluno com atenção aos sinais de dificuldade permitirá ajustes necessários à medida que as atividades avançam, sempre mantendo um diálogo constante com alunos e familiares sobre o progresso alcançado.

  • Diversificação de formatos de conteúdo.
  • Uso de ambiente flexível para atividades corporais.
  • Comunicação clara sobre expectativas e avaliações.

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