Descubra o Poeta em Você

Desenvolvida por: Mabel … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Poesia Concreta

Esta atividade busca explorar a criatividade dos alunos através da evocação de sua capacidade de simbolizar e utilizar o repertório imagético pessoal para criar poemas concretos. Utilizando a metodologia da Sala de Aula Invertida, os alunos são incentivados a realizar pesquisas autônomas em casa sobre a história e as técnicas de poesia concreta. Cada aluno deve escolher um artista relacionado à poesia concreta, preparar uma breve análise e apresentá-la em sala de aula. Após essa etapa de apresentações, os alunos trabalharão individualmente na criação de seus próprios poemas concretos, utilizando palavras recortadas de revistas e jornais. Esse processo criativo não só fortalece as habilidades de síntese e expressão escrita, mas também engloba a interpretação de símbolos e as potencialidades estéticas da linguagem verbal.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade busca incentivar os alunos a explorar diferentes formas de expressão literária, bem como desenvolver a capacidade de pesquisa crítica e criativa. Os alunos serão encorajados a analisar obras de arte visual e poesia concreta, promovendo um entendimento aprofundado dos contextos culturais. O objetivo é também aprimorar as competências comunicativas através da apresentação dos resultados de suas pesquisas aos colegas.

  • Explorar diferentes formas de expressão literária.
  • Desenvolver capacidade de pesquisa crítica e criativa.
  • Analisar obras de arte visual e poesia concreta.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR01: Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
  • EF69AR02: Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • EF69AR07: Dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange a compreensão das origens e características da poesia concreta e a exploração de suas interfaces como forma de arte visual. Os alunos serão introduzidos aos conceitos-chave e ao vocabulário técnico, enquanto contextualizam e reconhecem o impacto cultural e histórico dos artistas escolhidos. Essa abordagem irá enriquecer a percepção estética e encorajar a aplicação prática dos elementos explorados durante a pesquisa e produção dos poemas concretos.

  • Compreensão das origens e características da poesia concreta.
  • Exploração de interfaces entre poesia e arte visual.
  • Contextualização e impacto cultural e histórico.

Metodologia

A metodologia da Sala de Aula Invertida proporciona um ambiente de aprendizado ativo e colaborativo. Os alunos são responsáveis por adquirir conhecimento prévio sobre o tema fora do ambiente escolar através de pesquisa pessoal sobre poesia concreta. O momento em sala de aula é dedicado ao compartilhamento de conhecimentos e à aplicação prática, permitindo a criação de poemas concretos baseados nas referências investigadas. Isso promove a autonomia, o engajamento e o envolvimento crítico dos estudantes com o material estudado.

  • Utilização da metodologia da Sala de Aula Invertida.
  • Pesquisa pessoal sobre poemas concretos.
  • Criação prática baseada em referências investigadas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está distribuído em um total de quatro blocos de 50 minutos, com um total de 2 horas disponíveis para exploração completa da proposta educacional. As duas aulas iniciais são destinadas à pesquisa e elaboração dos materiais de apresentação em casa. As aulas seguintes, em sala de aula, focam na apresentação das pesquisas, discussão colaborativa e, finalmente, na execução dos poemas concretos pelos próprios alunos.

  • Aula 1: Pesquisa individual sobre poesia concreta (em casa).
  • Aula 2: Preparação de apresentação sobre o artista escolhido (em casa).
  • Aula 3: Apresentação e discussão sobre os artistas e suas técnicas (em sala).
  • Aula 4: Criação dos poemas concretos (em sala).

Avaliação

A avaliação será dividida em duas etapas principais: a apresentação da pesquisa do artista escolhido e a criação do poema concreto. Para a apresentação, avaliar-se-á a qualidade da pesquisa realizada, a clareza e a organização da exposição oral, bem como a capacidade de análise crítica demonstrada pelo aluno. Já para o poema concreto, serão considerados a originalidade, a criatividade, a organização visual e a capacidade de simbolizar através das palavras escolhidas. Exemplos de critérios de avaliação incluem o uso eficaz de técnicas de poesia concreta e o estabelecimento de uma comunicação visual atraente e significativa.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados para esta atividade incluem materiais acessíveis e de fácil manipulação pelos alunos. As revistas e jornais fornecerão a matéria-prima para os poemas concretos, enquanto os dispositivos digitais podem ser utilizados para pesquisas e apresentações. A sala de aula deve estar equipada com espaço suficiente para acomodar apresentações e trabalhos manuais individuais dos alunos.

  • Revistas e jornais para corte e colagem.
  • Computadores ou tablets para pesquisa e apresentação.
  • Espaço na sala de aula para desenvolvimento de atividades manuais.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo