Desfile Musical: Uma Viagem Pelos Estados

Desenvolvida por: João L… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Festejos Juninos Brasileiros

A atividade 'Desfile Musical: Uma Viagem Pelos Estados' tem como inspiração as diversas tradições dos festejos juninos pelo Brasil, evidenciando a rica diversidade cultural de nosso país através da música. Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental serão divididos em grupos, com cada um investigando um estado brasileiro específico. Eles deverão explorar as influências musicais, instrumentos característicos, danças e cantigas que fazem parte da festa junina nesse estado, para, posteriormente, compartilharem seus conhecimentos ao organizarem um desfile musical na escola. Este projeto não apenas valoriza as diferentes manifestações culturais brasileiras, mas também promove a conscientização sobre a importância de preservar essas tradições. Os alunos serão estimulados a realizar pesquisas, trabalhar em equipe e desenvolver habilidades de planejamento e apresentação, tudo isso enquanto aprendem de forma crítica e apreciativa sobre o patrimônio cultural representado pelos festejos juninos pelo Brasil.

Objetivos de Aprendizagem

Esse projeto visa proporcionar aos alunos uma ampla compreensão sobre as raízes culturais dos festejos juninos nos diferentes estados brasileiros, enfatizando a importância de preservar e valorizar as diferentes manifestações culturais encontradas em nosso país. Por meio da pesquisa e da prática, espera-se que os alunos desenvolvam uma apreciação crítica pelas obras musicais, danças e cantigas que compõem essas festividades, entendendo o contexto social, histórico e cultural em que estão inseridas. Além disso, o projeto tem como objetivo desenvolver habilidades de trabalho em equipe, comunicação, planejamento e apresentação, essenciais para a formação integral dos estudantes.

  • Explorar a diversidade cultural brasileira através dos festejos juninos
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e planejamento
  • Promover a apreciação crítica e o entendimento do papel social da música e das tradições culturais
  • Realizar uma apresentação musical que represente as tradições de um estado brasileiro

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF69AR16
  • description": "Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética" }, { "code": EF69AR17
  • description": "Explorar e analisar, criticamente, diferentes meios e equipamentos culturais de circulação da música e do conhecimento musical." }, { "code": EF69AR18
  • description": Reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático foi pensado para imergir os alunos nas tradições dos festejos juninos de diferentes estados, promovendo a exploração das características únicas de cada região do Brasil. Envolverá o estudo de gêneros musicais, instrumentos típicos, danças e cantigas juninas, além de investigar a origem dessas festas e seu significado cultural. Os alunos também serão apresentados a técnicas de pesquisa e análise crítica de músicas, visando uma compreensão mais profunda dessa manifestação cultural.

  • História e origem dos festejos juninos
  • Características regionais das festas juninas no Brasil
  • Instrumentos musicais típicos de cada estado
  • Danças e cantigas tradicionais juninas
  • Análise crítica de músicas e suas funções culturais

Metodologia

A metodologia adotada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, pois permite que os alunos aprendam de forma prática, colaborativa e significativa. Inicialmente, haverá uma orientação sobre o projeto, seguida de uma divisão dos grupos, cada um responsável por um estado. Os alunos realizarão pesquisas sobre as tradições juninas do estado escolhido, incluindo músicas, danças e instrumentos característicos. Após a pesquisa, os grupos prepararão uma apresentação musical para o desfile. Durante o projeto, serão promovidas discussões e trocas entre os grupos, incentivando a aprendizagem colaborativa e interdisciplinar.

  • Divisão da classe em grupos, cada um responsável por estudar um estado brasileiro
  • Pesquisa sobre as características da festa junina do estado designado
  • Preparação e ensaio para a apresentação musical
  • Realização do desfile musical na escola
  • Avaliação e reflexão sobre o projeto

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas, cada uma com a duração de 60 minutos. Na primeira aula, será feita a introdução do projeto e a divisão dos grupos, com início da pesquisa sob orientação. Na segunda aula, os grupos finalizarão a preparação e realizarão o desfile musical para apresentar o que aprenderam.

  • Aula 1: Introdução ao projeto, divisão dos grupos e início das pesquisas
  • Aula 2: Preparação final e realização do desfile musical

Avaliação

A avaliação será baseada em critérios como: qualidade e profundidade da pesquisa realizada, colaboração entre os membros do grupo, criatividade e originalidade na apresentação musical, e a capacidade de engajamento do público durante o desfile. Será dada especial atenção à forma como cada grupo conseguiu explorar e representar as características únicas da festa junina do estado estudado. Além disso, será avaliada a reflexão dos alunos sobre o processo de aprendizagem e o entendimento das tradições culturais estudadas.

Materiais e ferramentas:

Para a execução dessa atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, materiais para confecção de trajes típicos (caso desejado pelos grupos), instrumentos musicais disponíveis na escola e dispositivos de áudio para a apresentação. Também será importante contar com a disponibilidade de um espaço adequado para o desfile musical.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet
  • Materiais diversos para confecção de trajes típicos
  • Instrumentos musicais
  • Sistema de som para as apresentações
  • Espaço adequado na escola para o desfile

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo