Drama em Cena: Vestindo o Personagem

Desenvolvida por: Willya… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Teatro e caracterização

Nesta atividade, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar a profundidade e a complexidade dos personagens teatrais por meio da criação de seus figurinos e adereços. A partir da seleção de histórias curtas ou trechos de peças teatrais, cada grupo escolherá uma narrativa para trabalhar. Será incentivada uma análise detalhada dos personagens, onde os alunos deverão pensar em aspectos de seus figurinos e adereços que possam contribuir para contar sua história de forma mais rica e visualmente atraente. Utilizando materiais recicláveis e de baixo custo para fomentar a criatividade e a sustentabilidade, os grupos serão responsáveis por criar os elementos necessários para a caracterização dos personagens escolhidos. Este processo criativo culminará em uma apresentação teatral final, onde os alunos, além de atuarem, compartilharão os detalhes e o raciocínio por trás da construção de seus personagens. Esta reflexão coletiva sobre a importância dos elementos visuais no teatro visa não apenas a aplicação prática das habilidades interpretativas, mas também a conscientização sobre os múltiplos fatores que contribuem para a narrativa teatral.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa desenvolver habilidades multifacetadas nos alunos, combinando elementos de análise literária, expressão artística e consciência ambiental. Os objetivos são estimular a compreensão dos alunos sobre como os detalhes associados à aparência de um personagem podem influenciar a percepção da audiência, fomentar a criatividade ao desafiar os alunos a usar materiais recicláveis para criar figurinos e adereços, ensinar os princípios da sustentabilidade na prática artística, melhorar habilidades de trabalho em equipe através do trabalho colaborativo nos grupos, e desenvolver habilidades de expressão oral e teatral por meio das apresentações finais.

  • Analisar a importância dos elementos visuais na construção de personagens teatrais.
  • Utilizar a criatividade no desenvolvimento de figurinos e adereços a partir de materiais recicláveis.
  • Aprimorar habilidades de interpretação e expressão oral e corporal.
  • Promover a consciência ambiental por meio do uso de materiais de baixo custo e recicláveis.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e a capacidade de articulação de ideias em grupo.

Conteúdo Programático

A atividade pedagógica integra conceitos de teatro, literatura, artes visuais e educação ambiental, oferecendo uma experiência de aprendizagem holística. Os alunos irão participar de um processo que inclui a análise detalhada de personagens, o design criativo de figurinos e adereços usando materiais recicláveis, e a prática da expressão teatral, culminando na apresentação final.

  • Caracterização de personagens teatrais
  • Uso de materiais recicláveis na criação de figurinos e adereços
  • Dinâmicas de grupo para promover a colaboração e a criatividade
  • Práticas de expressão corporal e oral no teatro
  • Reflexão sobre a importância dos elementos visuais na narrativa teatral

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade é fundamentada na aprendizagem baseada em projetos, favorecendo a interação prática e criativa com o conteúdo estudado. As etapas compreendem a seleção da história ou trecho de peça, análise de personagens, brainstorming para design de figurino, construção dos adereços e figurinos com materiais reciclados, ensaios do ato teatral e a apresentação final, seguida de uma discussão reflexiva sobre o processo e os resultados.

  • Seleção e análise de histórias ou trechos de peças
  • Brainstorming e planejamento de figurinos/adereços
  • Construção de figurinos e adereços com materiais recicláveis
  • Ensaios do ato teatral e ajustes finais
  • Apresentação final e discussão reflexiva

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira sessão, os alunos farão a seleção da história, análise de personagens e planejamento dos figurinos. A segunda sessão será dedicada à construção dos adereços e dos figurinos, ensaios e preparação para a apresentação final.

  • Aula 1: Seleção da história, análise de personagens e planejamento de figurinos/adereços.
  • Aula 2: Construção de adereços/figurinos, ensaios e apresentação final.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e contínua, considerando a participação ativa dos alunos em todas as etapas, a originalidade e criatividade na concepção dos figurinos e adereços, a expressão artística na apresentação final e a capacidade de reflexão e articulação das ideias durante a discussão. Será dada ênfase à colaboração em equipe, ao esforço individual dentro do contexto do grupo e à habilidade em comunicar o processo criativo e as escolhas feitas durante o desenvolvimento do projeto.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem uma variedade de materiais recicláveis (papel, plástico, tecidos, entre outros), tesouras, cola, fita adesiva, tintas e pincéis. Também será útil ter acesso a um espaço adequado para as apresentações teatrais, seja uma sala de aula ampla ou um auditório, além de um projetor para exibir textos ou imagens que possam servir de inspiração inicial para os alunos.

  • Materiais recicláveis
  • Tesouras, cola, fita adesiva
  • Tintas e pincéis
  • Espaço para apresentações
  • Projetor ou equipamento similar

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo